29.6.08

DIA DE FINAIS

Hoje assisti a 2 finais na TV: á do Euro2008 na TVI (motivo do post anterior) e à de FUTSAL, que deu na SIC, entre o meu Belém e o Benfica.
Confesso que me entusiasmei com o desenrolar do jogo (e do prolongamento) e ainda chequei a acreditar que "a fé move montanhas".
Mas...(há sempre um mas) quem falha tantos golos, não pode ser campeão. Está escrito, não pode mesmo.
Os meus parabéns ao Luís Silva e restante grupo directivo do Futsal Azul por nos terem proporcionado esta excelente equipa, que tão boa conta deu de si durante toda a época. Só falhou mesmo no fim. Naquele pormenor que faz toda a diferença.

OLÉ !!!

Acho que ninguém, mesmo até um alemão, poderá pôr em causa a justiça da vitória da Selecção Espanhola no Euro2008. Jogo após jogo, golo após golo, mostraram a atitude própria de uma equipa que sabe o que procura: ganhar.
Na fase de grupos fez o pleno, depois despachou o ex-campeão europeu e de seguida o campeão do mundo, para nas meias-finais golear pela 2ª vez a equipa-sensação deste campeonato.
Hoje, na final, aguentaram a investida inicial dos boches e depois foi a força da técnica contra a técnica da força.
Parabéns a nuestros hermanos porque bem merecem. Durante 2 anos, ninguém os cala. Olé!!!

28.6.08

ASSIM OU ASSADO

Hoje de manhã ligaram-me a convidar para ir ao desfile comemorativo do 28/6 que se realizaria à tarde, seguido de um arraial na Praça do Comércio.
Argumentavam que "ir ao desfile não era vinculativo à causa" e que até era políticamente correcto. Ficaria muito bem a mim, defensor de causas, de minorias e anti-xenófebo.
OK, entendo que cada um pode pensar como quiser, gostar do que quiser e ninguém tem nada com isso; mas outros afazeres, já previamente na agenda, não me permitiram aceitar o repto. E a vontade também não era muita. E com o calor que estava...
Contudo, fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade para com quem se sente bem "assim".
No entanto eu confirmo que, enquanto puder e gostar, sinto-me bem "assado".

27.6.08

CANAL-DVD

Hoje vai uma estreia. Vou recordar uma das séries que eu gostava (muito) de ver na TV.
A relação de amor-ódio mais bem conseguida dos policiais.
E a sempre irónica instrusão USA no UK.
Pelo menos, 4 episódios...até dar o sono.

26.6.08

A JUSTIÇA

A justiça tem estado em foco nestes últimos 2 dias.
Em Londres, Vale e Azevedo parece que conseguiu dar uma "tareia" na Justiça Portuguesa e faz vida de autêntico Lord (parece que à conta de alguém) e ainda dá baile na entrevista que deu à SIC.
Por cá, houve mesmo tareia a sério no Tribunal de Santa Maria da Feira por parte dos réus que não concordaram com a pena. Quer dizer, não foi bem tareia, foram uns pontapés e uns encontrões à mistura com uns insultos. Como diria o célebre comentador portista Pôncio Monteiro "a infracção não teve tanta intensidade para provocar aquele aparato na queda". Mas que foi falta, lá isso foi.

AFINAL...A FINAL É MESMO ESSA

Eu perderia as apostas que tivesse feito, pois "jogava" no imprévisível Turquia-Rússia para o jogo da Final do Euro2008.
Ainda bem que não apostei e coitados dos que acertaram (devem ter sido mais do que milhões no planeta Terra) não devem ganhar nada de jeito tal era a previsibilidade do Alemanha-Espanha.
Dá direito a um lugar no sofá, Domingo ao fim da tarde, para torcer pelos Zapateros. Ou será pelos Merkels?
Bom, eu vou estar solidário com a "causa" do Cristiano Ronaldo (estou a referir-me ao Real Madrid, não é o que estão já a pensar).
Adelante, hermanos...pelos menos que o título fique cá na jangada.

25.6.08

QUE CALOR !

1) Instituto de Meteorologia (IM) informou que os termómetros no Alentejo estiveram esta quarta-feira muito próximos dos 40 graus centígrados, tendo sido considerado o dia mais quente do ano.
2) Foi levantada esta quarta-feira a interdição a banhos na praia do Inatel, em Albufeira, depois de análises terem confirmado a qualidade da água, o que permitiu voltar a içar a bandeira verde.

24.6.08

ALMIRANTE REIS

Foi no Domingo passado....começa assim o célebre "Casa da Mariquinhas" cantado pela Amália.
Pois também foi no Domingo passado que o Tiago Bastos, secretário-coordenador da Secção de Almirante Reis, me convidou para um Almoço onde reuniu mais de 50 camaradas e que também contou com a presença da Ana Sara Brito (Vereadora na CML), da Carla Madeira (PS/Lisboa) e da Luísa Vicente Mendes (Deputada Municipal).
E no fim dos discursos da política, a assistência foi "brindada" com uma sessão de Fados e Guitarradas que até meteu uma surpresa. Daquelas que ninguém estava à espera.
Óh Tiago, agora é que é caso para dizer: Ah Fadista!!!

21.6.08

PROBABILIDADE

3 selecções que praticaram futebol-espectáculo (e que por isso eram favoritas) não conseguiram passar dos quartos-de-final. Depois de Portugal (frente à Alemanha) e da Croácia (que perdeu nos penalties com a Turquia), hoje foi a vez da Holanda, que baqueou (e bem) perante os Russsos. A equipa soviética até tinha começado mal com uma goleada infringida pela Espanha mas depois venceu os 3 jogos seguintes, permitindo-me realçar que tanto contra a Suécia como contra a Holanda tiveram momentos brilhantes. Amanhã sai outra equipa favorita, a Espanha ou a Itália. Que final espera este Euro2008?
Em aberto está a possibilidade Turquia-Rússia. Era giro!

OUTRO QUE CHEGA

A partir de hoje, tenho outro amigo e camarada na Blogos, o Zé Carlos, que ali da Zona Oriental da cidade nos envia o ERGELA. Mais uma espreitadela que tenho que fazer diáriamente. No entanto, não posso deixar de lhe lembrar o que escreveu o JPG :

Rapaziada, vós que agora estais a fim de começar a publicar umas coisas “nisto dos blogs“, olhai, moços e moças do meu país digital, parai um pouco e reflecti, atentai nesta verdade insofismável, se bem que um bocadinho chata: em verdade vos digo, esta merda já deu o que tinha a dar.

SOLSTÍCIO

Hoje começa o Verão.
Calma...o Verão científico, porque isso das estações do ano já era.
Está um calor de derreter, os raios solares estão carregados de UV, mas pode ser sol de pouca dura. Estamos cá para ver.

19.6.08

ACABOU, PÁ!

Acabou hoje com mais um desaire (para a história, o segundo consecutivo, caro Paulo) a participação da nossa Selecção no Euro2008, onde conseguimos a proeza de ficarmos entre as 8 melhores equipas, isto é, na metade de cima da tabela (eram 16 a competir) e que significa a pior classificação obtida na últimas fases finais em que entrámos.
O Sr. Scolari saiu conforme entrou: campeão do Mundo com a equipa sensação do Brasil e não conseguiu ganhar nada para Portugal, mesmo disputando o Euro2004 em casa (o tal que tanto na abertura como no fecho perdeu com a Grécia) e de lhe terem proporcionado condições que em Portugal nunca foram postas à disposição de qualquer outro seleccionador nacional.
Mas conseguiu formar o Clube Portugal, pedindo a todos que fossem ainda mais fãs e que comprassem bandeiras para pôr nas janelas. Nada mais do que isso. Ah, conseguiu também sair mais rico.
E prontos, agora vamos todos acalmar e acompanhar os restantes jogos pela TV. Eu prevejo que a sensação vai continuar a ser o tipo de futebol exibido pela Croácia, pelo que para mim não será surpresa nenhuma se eles chegarem à final e até vencerem o Euro2008.
Eu aposto na Croácia, que acho que só perderia com Portugal...digo eu.

18.6.08

IDEIA LUMINOSA

Eu nem queria acreditar quando ouvi na Rádio o que a ERSE/EDP nos quer fazer.
Então querem que eu pague pelos caloteiros? Querem instituir a modalidade tipo "gastem à vontade e não paguem, que depois divide-se pelos que já estão habituados a pagar"?
Isso é que era bom !
O que vale é que esta ideia luminosa teve logo reacções adversas a combater essa tentativa de golpada (mais uma) da ERSE/EDP contra os clientes cumpridores.
Se a moda pega, qualquer dia a PT, a ZON, os restaurantes, os hipermercados, todos mas todos querem que o risco do negócio (calote, dano ou roubo) seja suportado não pelas seguradoras mas pelos verdadeiros clientes que cumprem o seu contrato (têm direito a um bem ou a um serviço e pagam por ele). Não podem é pagar 10 euros pelo deles e mais 2 euros de rateio dos outros que não pagaram.
Ah Sócrates, tu dás emprego a cada crâneo...depois admira-te de levares pancada.

17.6.08

INCH-ALA

aqui tinha apresentado o Pedro da Silva. Hoje volta a ser notícia porque aderiu à Blogos com o seu Inch-ala onde promove uma viagem TT a Marrocos e nos brinda com fotos das suas experiências passadas. É um sortudo, o Pedro. E um artista com a câmara.
A seguir de perto nos próximos tempos. Pelo menos até Setembro, altura da partida (se o Grupo da Guarda não fôr, de certeza que há quem queira ir).

15.6.08

A (des)ILUSÃO

Foi uma grande desilusão e lá por não gramar o Scolari, não pensem que fiquei contente com este desaire da nossa Selecção. Muito pelo contrário.
No entanto e em minha opinião, uma coisa ficou mais uma vez provada: Scolari, sem jogadores de altíssimo gabarito e elevada craveira na sua equipa, torna-se num "bitaites" normalíssimo que consegue perder jogos que até são de ganhar.
Há 2 mitos que mais tarde ou mais cedo vão acabar: Scolari ser bom pedagogo e Scolari ser bom treinador. O tempo irá demonstrar isso. E o Chelsea também.
Penso que Jesualdo Ferreira ou Jorge Jesus, que não ganhariam 150 mil euros por mês por aquele part-time, se tivessem estado hoje no banco do Portugal-Suiça, teriam "lido" logo aos 15 minutos de jogo que Meira, Veloso e Meireles não poderiam jogar naqueles lugares e daquela maneira. E teriam por certo evitado aquela humilhação, alterando a tempo o meio-campo.
Da mesma maneira que se mostrariam bons líderes de grupo e teriam colocado a jogar os guarda-redes suplentes, um na 1ª parte e outro na 2ª parte. É que não se compreende, Sr. Scolari, que quem mexe em 8 ou 9 jogadores na equipa, também poderia ter mexido no guarda-redes. Para além de ser inteiramente justificado, resguardava mais um pouco o "démodé" Ricardo.
E para finalizar, faço minhas as palvras do João Pedro Graça no Apdeites:
Uma palavrinha de despedida para este dito ex-seleccionador nacional. Ou, melhor, duas: boa viagem.

A FEIRA

Para cumprir a tradição, fui à Feira do Livro no seu último dia. E gostei imenso da inovação que o Grupo Leya fez no seu espaço, com a configuração dos stands, abertos e com os livros em estantes, e a ilha central como caixa de pagamento. Penso que deverá ser um modelo a ser considerado pela organização e um exemplo a seguir principalmente pelas grandes editoras.
Contudo, como cliente da FNAC, regra geral encontro lá (e também faço umas leituras gratuitas) quase todos os títulos do mercado, pelo que na Feira do LIvro só adquiro uma ou outra obra autografada (como a de José Manuel Anes) ou então livros que estão fora do circuito comercial. Este ano consegui arranjar 2 de nuestro hermano Alvarez Rabo, um autor de BD que em finais de 2004 causou um grande reboliço em Viseu. Para ler ao serão.

14.6.08

DO MEU TEMPO DO LICEU


Hoje trago aqui o "Gato Esteves", grande compositor e intérprete que alimentou muitos dos meus serões de viola no jardim de Paço de Arcos. Dono dos seus ideais, eremitou-se e reapareceu muitos anos depois como Yusuf Islam. Oh baby, baby, it´s a wild world...

PORRA, PÁ !

IN MEMORIUM

Já se passaram 3 anos. Foi no dia cujo número dizias que era o teu talismã e com que jogavas na lotaria e no totoloto. Fizeste a última viagem no mesmo dia daquele que políticamente detestavas. Se calhar encontraram-se "lá". Seja onde fôr, que continues em Paz.

13.6.08

A MÁQUINA

Despacho
Considerando que, no início do seu mandato, a actual vereação determinou aos serviços camarários que procedessem ao levantamento dos problemas e das situações de perigo existentes a nível de sinalização e das infra-estruturas junto aos estabelecimentos escolares da cidade de Lisboa;
Considerando o documento anexo relativo à “Acção para a Escola em Segurança 2007/2008”;
Considerando as deliberações da Câmara e as orientações do executivo municipal aos serviços no sentido de resolverem a situação de perigo existente junto à Escola 2,3 D. José I, sita na Av. Carlos Paredes;
Considerando o trágico acidente ocorrido no passado dia 4 de Junho, que vitimou uma aluna dessa mesmas escola;
Determino, com vista ao apuramento de eventuais responsabilidades, a abertura imediata de um processo de inquérito, nomeando, para o efeito, como inquiridor do mesmo o Dr. José Adelino Mourato Testas;
Mais determino que o processo de inquérito seja concluído com a máxima urgência.
Paços do Concelho de Lisboa, em 5 de Junho de 2008
O Vereador
Marcos Perestrello
2008-06-05


Os serviços de tráfego seguem uma doutrina contrária à deste executivo. No conflito entre tráfego e peões tem que ser decidido a favor dos peões. E [os serviços] estão aqui, eles têm que perceber isso”, disse o autarca socialista.
in O SOL

...não vai um ano depois, constatam-se, com abundante frequência e um pouco por toda a cidade factos que voltaram a testemunhar o regresso à inércia dos serviços autárquicos, o que vem demonstrar não só um regredir a comportamentos do passado como, ainda, que o actual executivo pouco conseguiu fazer para alterar a forma de trabalho dos serviços e a responsabilização dos respectivos responsáveis...
in PS Lumiar

Claro que quando o PS ganhou as eleições intercalares para a CML e António Costa afirmou que teria confiança nos quadros municipais pelo que não haveria mudanças nos serviços (os cifrões falaram mais alto do que a estratégia), esqueceu-se de contar com o facto da "malta da direita" que lá foi colocada por Santana Lopes e por Carmona Rodrigues não estar nada interessada em colaborar com os objectivos determinados pela nova Vereação.

E os resultados dessa não-colaboração já andam por aí. Nos serviços da Câmara, está instalada a "ditadura do parecer" em que nada se faz sem levar um parecer...e os processos amontoam-se. Não há interesse em que as coisas andem. Sem ter procedido a alterações e colocado gente de confiança em determinados lugares, que permitissem pôr a máquina a funcionar, não há António Costa, Marcos Perestrello ou Ana Sara Brito que resistam a este desgaste diário.

O que é pena, pois o tempo está a passar...mas a mensagem não. E 2009 é já amanhã.

NOITE DE SANTO ANTÓNIO



Hoje é sexta-feira 13 e é feriado em Lisboa. É dia do nosso santo padroeiro, o António de Pádua. Os festejos começaram de véspera, com os casamentos à tarde e, após o jantar, o desfile das Marchas representativas dos Bairros de Lisboa. Depois, pela noite fora até ao romper da aurora, tudo para Alfama, a comer e beber, andar para cima e para baixo aos encontrões naquelas ruelas estreitas e a dançar nos largos típicos, a meter-se com uns e com outros. As bebadeiras e as más-disposições. O trivial.

Este ano não fui porque equacionei como haveria de gastar 1 euro e meio: uma sardinha ou 1 litro de gasolina? Uma cerveja ou outro litro de gasolina? Um pires de arroz doce ou mais um litro de gasolina? Bom feriado, é o que eu desejo a mim próprio. Aliás, bom fim-de-semana XL. À espera de mais um jogo da nossa Selecção.

12.6.08

QUALIFICADO

Foi mais difícil do que se esperava, mas não nos podíamos esquecer que estávamos a defrontar o vencedor do seu grupo de qualificação, que inclusivé ganhou 3-0 na Alemanha e que conta com um dos melhores guarda-redes do mundo. Portanto, os Checos não têm nada de toscos, como aliás se viu. Para além do resultado e da exibição, fica a garantia da qualificação para os Quartos de Final, em que jogaremos contra uma das equipas do Grupo B.
Mas o que me fez grande confusão foi ter ouvido na rádio o Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, dizer que se dependesse dele, Scolari já tinha renovado o contrato com a Federação. Palavra que fiquei a matutar naquilo, a que propósito é que surgiam essas declarações.
Mas no Jornal das 9 da SIC-N lá estava a justificação em primeiríssima mão: Scolari qualificado para ir treinar o Chelsea! Horas antes, era o Laurentino Dias (já sabedor do facto) a puxar as orelhas ao Gilberto Madaíl. Mas ainda bem que o reinado Scolarístico acaba aqui e agora.

Continuação de boa sorte para todos é o que eu desejo. Para a equipa de todos nós e principalmente para o Scolari que nem sabe naquilo que se vai meter. É a mesma coisa que trocar as férias no Brasil....pela Costa da Caparica. Podia ter escolhido melhor. Para ele, claro.
Claro que não vou lamentar a saída de Scolari. Para além dos resultados que estamos a ter no Euro2008, é mais outra alegria que tenho.

11.6.08

A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA

De fato, este meu ato refere-se à não aceitação deste pato com vista a assassinar a Língua Portuguesa.

Por isso ... por não aceitar este pato ... também não vou aceitar ir a esse almoço para comer um arroz de pato...

A esta ora está úmido lá fora ... por isso , de fato lá terei hoje de vestir um fato ...

Concordas com o modo de escrever acima exemplificado? Se não concordares, clica na imagem que se segue e assina:

10.6.08

A RAÇA

Qual leão, Cavaco mostrou a sua raça. Ao tentar dizer pouco (sobre o lock out dos empresários dos transportes) acabou por dizer muito (sobre o que lhe vai na alma).
Ainda se vai ver se é Cavaco Silva ou se é Fernando Rosas do BE que vão fazer vingar os argumentos, mas uma coisa é certa: Mário Soares nunca diria semelhante coisa. E Manuel Alegre também não. E Jorge Sampaio muito menos. Estes são de outra raça. É esta diferença que convém lembrar quando não se está em campanha eleitoral.
E para vir falar do lock out nos transportes de mercadorias, quem também veio mostrar a sua raça foi o Carvalho da Silva da Intersindical que, desta vez, conseguiu não dizer as palavras Sócrates ou Governo. Mas conseguiu dizer que esta imposição de paragem dos patrões dos transportes não tem nada a ver com qualquer luta dos trabalhadores camionistas.

8.6.08

BOA EXIBIÇÃO

Não foi nada má, a nossa estreia no Euro2008. A continuar com aquele ritmo, vai ser difícil perdermos um jogo. No entanto, não embandeiremos em arco e façamos como de costume: um jogo de cada vez e muita fé na coisa.
No outro jogo do nosso grupo (o da abertura) os anfitriões não conseguiram chegar ao empate e os Checos nem sabem como é que ganharam aquilo. Acontece.

7.6.08

COMEÇA HOJE

Já está tudo em ânsias para se colocar de cachecol e bandeira em frente ao plasma (mesmo em tempos de crise, vendem-se como pão quente) a aguardar que comece um dos maiores e mais aguardados espectáculos: o Euro 2008 de futebol.
E hoje vai começar bem, com a nossa Selecção (nossa e do BES e da Cerveja Sagres) a entrar em campo pelas 19.45hrs contra a Turquia, terra que Camões bem poderia ter descrito como "onde a Europa acaba e a Ásia começa". Ou vice-versa.
Contudo, não vai ser tarefa fácil para a equipa de Scolari que, pelo que consta, anda cheio de incertezas quanto ao onze nacional. É que isto de convocarem a miudagem para fazer número tem os seus riscos, e agora aparecem 14 ou 15 titulares para 11 posições.
Aguardemos então por este primeiro jogo e pelo desenrolar desta fase, mas cheira-me que vamos ter que andar agarrados à máquina de calcular até dia 15.
Como já era esperado, a grande expectativa está centrada no Cristiano Ronaldo, esse prodígio que tem deliciado o Mundo inteiro com a sua magnifica arte de engatar "jogadas" espectaculares.
Para prevenir qualquer coisinha má que lhes possa vir a acontecer (cruzes canhoto), a Mãe já tratou de avisar que isso de milagres não é com ele. Fica registado.
Mas, digam o que disserem, presentemente e nos 4 cantos do Mundo, ele é o melhor. Como se pode ler
aqui.

5.6.08

QUEM PAGA?

Promovida pelo PCP através da Intersindical, hoje houve uma manifestação anti-governo por causa do código laboral do Bagão Félix que ainda está em vigor. Desculpem, por causa do código laboral que o PS quer fazer aprovar por estar mais de acordo com a realidade nacional e internacional.
Dizem eles que vieram manifestar-se por isso, mas eu acho que há 2 razões que levam sempre o PCP a manifestar-se contra qualquer governo: por tudo e por nada.

Mas o que interessa agora é verificar que os tais "ditos 200 mil" manifestantes não vieram para Lisboa de transporte público, Metro, Carris ou CP.
Pela 24 de Julho abaixo lá estavam estacionadas as camionetas, a grande maioria ostentando o nome de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia. Em tempos de crise, de contenção financeira e com o preço a que estão os combustíveis, a viagem para a manif não fica muito barata e é mais um rombo no orçamento, seja ele qual for e de quem for.

Já estão à espera da pergunta, não é? Pois eu dou a resposta: pagamos nós, contribuintes, através do dinheiro que o Estado dá às autarquias e através das taxas que pagamos pelos serviços (regra geral maus) camarários.
Eles, os manifestantes, é que não pagam nada. Alguns até devem receber para ali estar.

DIFERENÇAS

Bastas vezes se ouve dizer que Espanha está muito mais avançada e que são enormes as diferenças entre nós e os Espanhóis, seja no nível salarial, no custo de vida ou no preço dos combustíveis.
Concordo em absoluto com essas comparações e tenho cá para mim que tudo se deve a uma diferença gritante de comportamentos e mentalidades entre estes 2 povos ibéricos, que ao longo dos anos marcaram a diferença nos campos cultural, social, desportivo, económico, em todos e mais alguns. Não me ocorre nenhum em que lhes sejamos superiores.

Hoje fiquei ainda mais certo disso ao ler esta notícia. Em Espanha tal nunca aconteceria, lá onde as touradas são mesmo a sério e dão em directo na TV estatal, fazendo parte integrante não da programação do canal televisivo mas da cultura daquele povo. Olé!!!

P.S.- Será que o Sr. Dr. Juíz vai aplicar a mesma medida com a mesma fundamentação aos telejornais e a muitos outros programas que passam na TV? Os "coronéis" estão de volta? Ou é a falsa moralidade que está a vir ao de cima? Tratem-se, por favor.

4.6.08

DO MEU TEMPO DO LICEU

Muitas moedas de 1 escudo (actuais 5 cêntimos) coloquei na máquina de discos do "Motel de Oeiras" para ouvir o Reason to Believe ou o Maggie May, esse fantástico single que marcou uma época. Também tive a felicidade de o ver actuar há muitos anos no Estádio do Restelo, pela módica quantia de 5 euros (1.000 escudos era dinheiro, na altura). Hoje, já grisalho, constato que o Rod continua com a mesma cor de cabelo e que, fresco que nem uma alface, marcou (e bem) presença na edição deste ano do Rock in Rio. Só que, quem o quis ver e ouvir agora, pagou 10 vezes mais.

3.6.08

JÁ RODA OUTRA VEZ

Claro que as promessas são para cumprir e após 3 dias de jejum, estamos de volta à Blogos.

É que "isto" trabalha a gasóleo!