5.6.08

DIFERENÇAS

Bastas vezes se ouve dizer que Espanha está muito mais avançada e que são enormes as diferenças entre nós e os Espanhóis, seja no nível salarial, no custo de vida ou no preço dos combustíveis.
Concordo em absoluto com essas comparações e tenho cá para mim que tudo se deve a uma diferença gritante de comportamentos e mentalidades entre estes 2 povos ibéricos, que ao longo dos anos marcaram a diferença nos campos cultural, social, desportivo, económico, em todos e mais alguns. Não me ocorre nenhum em que lhes sejamos superiores.

Hoje fiquei ainda mais certo disso ao ler esta notícia. Em Espanha tal nunca aconteceria, lá onde as touradas são mesmo a sério e dão em directo na TV estatal, fazendo parte integrante não da programação do canal televisivo mas da cultura daquele povo. Olé!!!

P.S.- Será que o Sr. Dr. Juíz vai aplicar a mesma medida com a mesma fundamentação aos telejornais e a muitos outros programas que passam na TV? Os "coronéis" estão de volta? Ou é a falsa moralidade que está a vir ao de cima? Tratem-se, por favor.

2 comentários:

Paulo Gomes disse...

Eu, se fosse juiz, não proíbia a emissão das touradas na televisão. Proíbia sim, era as touradas todas, fossem elas de que espécia fossem.

E para aqueles, que as defendem e que vão começar a atacar-me com os vários argumentos que defendem a existência das mesmas e que me vão perguntar se eu não como bife, eu digo o seguinte:

OK, vamos deixar acontecer as touradas, mas quando o touro acertar no toureiro, deixamos o animal objecto da "arte" terminar o serviço e depois mandamos algumas "vacas" ir buscá-lo a arrastar pelo chão.

Para mim, só desta maneira acho tolerável uma tourada. Não é a cortar os cornos do animal umas horas antes de ele entrar na arena; não é a encurralá-lo e tirar-lhe o descernimento momentos antes de ele entrar em palco, não é a vada vez que ele acerta no toureiro, entrarem 20 para ir salvar o artista.....

Pode ser assim?....

Abraços taurinos (faço anos a 2 de Maio e sou touro)

PG

LRC disse...

Caro Paulo,
Cada um defende e aceita o que pode, e combate aquilo que quer. Neste caso, o das touradas, a sua opinião é respeitável, como a de muitos milhares de Portugueses.
Como o é também a opinião contrária, dos apoiantes da festa brava, que são também uns valentes milhsres. É isto a cultura democrática de um povo.
Já a decisão do Dr. Juíz, em meu entender, não está de acordo com as Liberdades, Direitos e Garantias a que todos temos direito, dentro de certos parâmetros, claro está.
Respeito por isso a sua veia anti-taurina, da mesma maneira que entendo que o Futebol (esse cancro da sociedade), a Religião (o ópio do povo), a Política (essa malfadada arte de enganar os outros), o Sexo (essa prática que desvirtua a sociedade, principalmente o homo), a Toxicodependência (essa chaga social) ou o Fado (esse baluarte português) possam também ter amigos e/ou inimigos.
É a Liberdade democrática e o direito de podermos gostar e optar. E que temos todos que respeitar.
Daí eu ter escrito que em Espanha, tal "censura" ou "veto" nunca aconteceria, pois lá todos têm direito a ter.
Quem não gostar, não é obrigado a ver. Simplesmente não vê...muda de canal, ou desliga.
Não pode é proibir os outros de ver. A isso chama-se ditadura e prepotência.

Abraços taurinos (embolados).
LC