31.12.07

REVEILLON

Chegados ao último dia de 2007, sabe bem continuar a ler as retrospectivas que todos fazem sobre o que de mais relevante se passou neste rectângulo, incluíndo as "personagens do ano" em todas as mais variadas categorias.
Nos que já li, Joe Berardo e Cristiano Ronaldo reunem a unanimidade, talvez porque foram os mais mediáticos.
Mas, apesar de tudo e de todos, o meu voto para o lugar cimeiro no pódium vai para José Sócrates, não só pelas reformas levadas a cabo, como pelo brilhante êxito na presidência europeia. Digam o que disserem, o homem segue o rumo traçado e não engana ninguém.

Resta-me esperar mais umas horas pela chegada do novo ano, que terá 366 dias (e muitas pontes) e que espero me corra melhor do que este que agora termina. Em todos os aspectos.
Para todos os que me lêm, os meus sinceros votos de ÓPTIMO 2008 (e não se esqueçam de se lembrar dos sítios onde se pode fumar).

30.12.07

ACHADOS

No próximo 31 de Janeiro, a cadeia ABC vai estrear a 4ª e última (espera-se) temporada da série LOST. Para quem quiser antecipar o epílogo, é só clicar no preview abaixo.

29.12.07

INACREDITÁVEL

O responsável máximo da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes, afirma hoje, em entrevista ao Sol, que metade dos restaurantes e cafés portugueses «estão condenados a fechar» devido ao incumprimento de regulamentos comunitários.

PAVIMENTAÇÃO

Pinturas nos pavimentos, um tipo de arte urbana tridimensional muito em voga lá fora mas que ainda não chegou a Lisboa.

Ainda não perdi a esperança de ver estas pinturas em plena Rua Augusta ou no Terreiro do Paço (que ao Domingo continua a ser das pessoas).

Tanto quanto me recorde, o único exemplo é o das telas com publicidade nos jogos da Liga de Futebol, junto às balizas.

Julian Beever
é um desses pintores artistas e vale a pena dar uma olhadela no sítio dele.

28.12.07

FANATISMO DOENTIO

Benazir Bhutto, ex-primeira-ministra e líder do Partido Popular do Paquistão (na oposição), morreu num ataque à bomba que vitimou outras 22 pessoas, à saída de um comício político na cidade de Rawalpindi, junto a Islamabad.
A Al-Qaeda e os talibãs foram já responsabilizadas pelo Governo Paquistanês como os autores deste infame atentado, cometido a cerca de 2 semanas das eleições.
Os ideais democráticos naquela região ficaram mais pobres com este assassinato cobarde de uma mulher que lutou por uma causa em que sempre acreditou e que lhe custou a vida.

27.12.07

CONDUÇÃO DEFENSIVA

Para acalmar os ímpetos e continuar a combater eficazmente a sinistralidade rodoviária, o Governo vai legislar no sentido dos condutores passarem a serem penalizados por pontos, a descontar na sua carta de condução. Uma boa medida que talvez obrigue a pensar 2 vezes antes de agir.

E já agora, um teste ao seu "pensar antes de agir" :

Na situação da imagem, à sua frente a bicicleta roda a 20 KM/hora e a faixa de rodagem tem um traço descontínuo.

Que entende fazer?

A) Continua atrás da bicicleta.

B) Arrisca a ultrapassagem.

SHREK

Pouca gente sabe, mas o personagem Shrek, do filme que passou na TV este Natal, foi inspirado numa pessoa de verdade, mais concretamente em Maurice Tillet, um francês nascido em 1930, homem inteligente, óptimo actor e poeta.
Na juventude, ele começou a desenvolver uma doença rara chamada acromegalia. Em pouco tempo a doença causou um crescimento exagerado e incontrolável de algumas partes do seu corpo, desfigurando-o de maneira muito peculiar.
Essa transformação brutal mexeu com os aspectos psicológicos da personalidade de Tillet que, apesar da aparência digamos, não muito agradável, continuava sendo um homem fino e educado. Devido à sua nova forma grotesca, ele chegou a ser expulso de lugares que antes frequentava e onde customava ser bem recebido.
Ao concluir que não havia como lutar contra a doença, Tillet, que era realmente um homem inteligente, resolveu tirar proveito dela. Como já era actor antes do ocorrido, emigrou para os EUA e tornou-se um profissional de luta livre, adotando o nome artístico de “O Assustador Ogro dos Ringues”.
Porém, com o desenvolver da doença, Tillet foi desaparecendo da circulação e acabou por morrer, do coração, em 1951.
Antes da sua morte, Tillet permitiu que o amigo Bobby Maganain, um antigo campeão de luta livre fizesse um “lifecast” seu (lifecast é um tipo de máscara mortuária que foi prática relativamente comum até ao século XIX, sendo hoje usada mais no campo dos efeitos especiais). Foram feitas três cópias da cabeça de Tillet, em gesso.
Mais tarde, cópias das cópias também foram feitas. Uma foi para o Hall of Fame do York Barbell Building, outra para o Museu Internacional de Luta Livre no Iowa, outra para o Museu Internacional da Ciência Cirúrgica em Chicago.
Uma dessas máscara acabou por chegar aos produtores do filme "Shrek" que dela tiraram a ideia e a forma para o personagem principal, o ogro que não se transforma em príncipe no final. Bem ao estilo dos contos de fadas modernos.

26.12.07

BIG BROTHER

Claro que só nos States é que isto poderia estar a ser congeminado.
Depois de há muitos anos se ter provado que o Echelon era mesmo verídico, eis que, primeiramente para consumo interno, o Big Brother vai ser uma realidade na terra do Tio Sam.
58 anos depois de um director do FBI (já nessa altura) ter querido engavetar 12.000 compatriotas por deslealdade para com a Pátria, preparem-se pois tudo indica que vai acabar a privacidade de cada um. Recomeço da caça às bruxas? Ou simplesmente paranóia?
ADITAMENTO: Na União Europeia, a identificação biométrica também será uma realidade, contudo num contexto diferente do dos americanos.

25.12.07

OS BÚZIOS

O DIA

Como de costume e após uma retemperante noite de sono, o dia foi passado com a família, a comer e a saborear os presentes trocados.
Também como de costume, gostei de tudo com que fui presenteado (incluíndo o tradicional par de peúgos) mas tenho que confessar que durante os próximos 8 dias (no mínimo) já tenho companhia nocturna.
À espreita está um grande amor
Mas guarda segredo
Vazio, tens o teu coração
Na porta do medo
Vê como os búzios caíram
Virados p'ra Norte
Pois eu vou mexer no destino
Vou mudar-te a sorte

Ana Moura, "Para além da Saudade", edição CD+DVD

24.12.07

FELIZ NATAL

Tudo a postos para as festividades que, regra geral, começam pelas 20.00hrs. Ainda me doem as mãos de agarrar no alguidar onde se amassaram o que hão-de ser as filhós. Cá em casa ainda é assim.

As prendas (melhor dizendo, lembranças) é que deverão chegar um pouco atrasadas, devido ao contratempo que o Pai Natal teve, conforme podem constatar.

Para todos os que me estão a ler, sejam amigos ou não, os meus votos de um Feliz Natal, cheio de saúde (importantíssimo) e de coisas doces (cuidado com o castrol).

BOLO REI CERTIFICADO

A ASAE informou em comunicado que não há problema com o bolo rei, por conter um brinde. Pode-se comer à vontade, mesmo se a massa tiver sido mexida com uma colher de pau e se for comercializado embrulhado numa folha de papel. Fico assim mais descansado pelo aval a este produto tradicional, cuja estória tentei investigar. O Bolo Rei é mais um costume natalício. O seu formato lembra uma coroa e as frutas cristalizadas, amêndoas, nozes e figos são as jóias que a enfeitam.
Este doce simboliza as prendas que os Reis Magos ofereceram a Jesus recém-nascido. A sua côdea (parte externa) representava o ouro, enquanto as frutas secas simbolizavam a mirra e o seu aroma, o incenso.
Conta a lenda que, quando os reis magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si o direito de entregar os presentes que levavam. Para acabar com a briga, um padeiro teve a ideia de fazer um bolo para os três e esconder um brinde e uma fava dentro da massa. Não se sabe se foi Gaspar, Merchior ou Baltazar o feliz comtemplado, mas sabe-se que a receita do Bolo Rei correu o mundo e ganhou fama de proporcionar prosperidade a quem tirar a fatia premiada. Quanto à fava, quem a receber compromete-se a oferecer o bolo no Natal seguinte.
Em Portugal, o bolo tem lugar de honra nas vitrines das pastelarias e confeitarias (também nas grandes superfícies comerciais) desde Novembro até Janeiro, comercializando-se também uma variante só com frutos secos, a que se chama Bolo Raínha.
Mas é a 6 de Janeiro, o Dia de Reis, que por tradição se come o bolo e que muitas famílias, mantendo uma tradição antiga, distribuem os presentes, tal como se faz em Espanha.

23.12.07

BOAS FESTAS (4)

Recebi 2 emails (cheira-me a complôt) protestando pelo facto de neste blog só serem editadas fotografias de representantes do sexo feminino, para gáudio dos leitores.

Mais se invocava que tem sido uma prática editorial manifestamente descriminatória, pois há leitoras do blog que também podem sentir o desejo (e o gosto) de arregalar a pestana.

Muito bem, aceito a crítica e, com votos de Boas Festas, aqui fica então um exemplar da nossa espécie.

FILME

Depois do sucesso no "Crime do Padre Amaro", Soraia Chaves vai voltar a surpreender-nos com os seus dotes de actriz neste "Call Girl".
Já dei um luke éte a traila e, pelas cenas que vi, certamente que
este também não vou perder.
A nova vaga do cinema português deslumbra-me e, por vezes, surpreende-me.
Acho que o título e algumas das cenas deste filme seriam mais condizentes com o livro da outra. Opiniões.

22.12.07

AS PRENDAS

Quando li a notícia que 2 Vereadores da Câmara de Lisboa devolveram uma lembrança de Natal, por eles mesmo reconhecida como de valor simbólico, a pretexto de que uma empresa-municipal em dificuldades financeiras, neste caso a EMEL, não deveria gastar dinheiro "nessas coisas", invadiu-me um sentimento de tristeza pela atitude demagógica e populista que aquela atitude revela. Por outras palavras, um autêntico disparate.
Nem a poupança do dinheiro gasto com essas lembranças de Natal contribuiria para endireitar a EMEL nem a manifesta falta de educação demonstrada por esses 2 Vereadores tem qualquer significado moral ou político.
E, se não queriam as prendas, nada melhor do que reencaminhá-las para uma qualquer IPSS que as aceitaria de bom agrado para aconchegar a consoada, seguido de um cartão de visita à administração da EMEL e do correspondente protesto na reunião da Câmara. Seria mais lógico e apropriado a quem apregoa aos 7 ventos que defende a cidadania.
E pergunto eu: devolveram só as da EMEL, de valor simbólico, ou também todas as outras prendas, a coberto da titularidade de um cargo público? É que oferecer uma prenda a um Vereador pode ser consideardo, no limite, como aliciamento ou...outras coisas.

Por analogia, esses 2 Vereadores serão apologistas que a mais do que endividada Câmara de Lisboa não deveria pagar as iluminações de Natal nas ruas da cidade nem oferecer o tradicional almoço natalício aos seus trabalhadores. Quem não tem dinheiro...
Mais senso e melhor sorte tiveram os membros do Governo (alguns deles bem precisam de orientação). Pelos vistos, mesmo com o valor do déficit sempre presente e com o Tribunal de Contas a zurzir, ainda há quem sinta o espírito do Natal, mesmo não sendo dado a essas simbologias.

BOAS FESTAS (3)

Não param de chegar postais de Boas Festas. A todos agradeço e retribuo.

CANAL-DVD

Com fim-de-semana XXL e enquanto não começam os preparativos culinários para as festividades (cá em casa temos todos que alinhar) vou rever o Jack Bauer.
Claro que não pode ser tudo de seguida.
Se não for em 24, vai em 48 ou 72.

ANÚNCIO

Meus caros, digo-vos isto com tristeza... este ano não vai haver Presépio :

- a vaca está louca e não se segura nas patas,
- o burro está a treinar o Sporting,
- os reis Magos não podem vir porque os camelos estão no governo,
- a Nª Senhora e o São José meteram os papéis para o rendimento mínimo,
- o Tribunal de Menores ordenou a entrega do menino ao pai biológico,
- a ASAE fechou o estábulo por falta de condições.

Olhem, este ano foi tudo a ajudar.
(texto recebido hoje por sms)

21.12.07

BOAS FESTAS (2)

E já chegou outro postal, desta vez enviado pelo amigo Mário.
Em tempos de igualdades de géneros, nada melhor do que tentar ver a coisa por outro ângulo: começar a acreditar na Mãe Natal.
Para o próximo ano, o meu email (sim, porque já não se escrevem cartas) vai mudar de destinatário.


Agradeço e retribuo, caríssimo.

MUDANÇA (6)












Anna Karina

20.12.07

ESTÓRIA A METRO

Ao fim de 10 anos de obras, foi ontem inaugurado mais um troço do Metro, que liga a estação de Cais do Sodré à de Santa Apolónia, via Baixa-Chiado, passando sob o Terreiro do Paço.
Quem visita, trabalha ou vive em Lisboa tem agora a vida ainda mais facilitada e consegue ganhar algum tempo para aproveitar noutras actividades.
Contudo, a sorte de uns é o azar de outros e não resisto a contar aquela estória de um amigo meu que era caixeiro numa loja na Rua do Arsenal e cuja esposa trabalhava perto do Rossio. Lamentava-se ele que saiam ambos do combóio no Cais do Sodré e que a pobre da esposa tinha que perder algum tempo precioso na fila do autocarro ou então ir a pé aquelas largas centenas de metros até ao Rossio.
"Nunca mais fazem aqui a linha do Metro para facilitar a vida das pessoas" - lamentava-se ele diáriamente perante a esposa e os clientes.
Anos mais tarde, para alegria de todos (e da esposa), a linha verde era inaugurada e ligava o Cais do Sodré à Baixa-Chiado e ao Rossio. A partir dessa altura era vê-los a sair dos combóios e dos cacilheiros e a entrarem no subterrâneo, para um transporte mais rápido e cómodo do que o antigo trajecto de superfície.
Muitos meses depois, o estabelecimento desse meu amigo foi obrigado a fechar por baixa drástica de facturação devido à perca de clientes que diáriamente ali passavam, paravam, viam e compravam.
Mas a esposa lá vai continuando a usar o Metro. E ele continua desempregado.

19.12.07

AS LIGAÇÕES

Mas as notícias acerca dos homicídios no Porto dão indicações suficientes para se perceber que há demasiadas conexões entre dois mundos supostamente paralelos, conexões com o futebol, com os políticos locais e mesmo com políticos. Os criminosos fazem parte de claques, partilham da intimidade de políticos, prestam segurança a líderes partidários. Onde terminam estas ligações?

Mais um excelente post do Jumento, desta vez numa reflexão sobre a "teoria dos seis graus de ligação" aplicada à onda de criminalidade na cidade do Porto.

CONCURSO (RESULTADO)


A decisão do Júri da Barbearia já foi conhecida.

Concordo plenamente e...que venha o prémio.

JOHN LENNON


Imagine there´s no heaven
It´s easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today...
Imagine there´s no countries
It isn´t hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace...

You may say I´m a dreamer
But I´m not the only one
I hope someday you´ll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I´m a dreamer
But I´m not the only one
I hope someday you´ll join us
And the world will live as one

John Lennon (1971)

18.12.07

MUDANÇA (5)











Sofia Loren

DE PEQUENINO É QUE.....

Os alunos dos 3.º e 4.º anos da EB1 de Vila Nova de Veiga, juntamente com a professora, criaram um blog para divulgarem toda a dinâmica desta escola.

Para quem acha que isto da Blogos "é só política e gajas, anúncios e maldicência", então que dizer deste projecto?
E como este, que descobri num dos meus tours, deve haver muitos mais.
Vá lá, clique e dê uma espreitadela porque os miúdos merecem. E deixe um comentário incentivador.

17.12.07

CONCURSO (FINAL)

Depois de muita investigação lá consegui, quase a terminar o prazo, arranjar um exemplar para concorrer a esse repto do Luís Novaes Tito.
De linhagem nórdica e origem comunitária, adivinha-se pelas feições que deverá
ser boa produtora de leite, de carne tenra e que ficará bem em qualquer presépio.
Bem tentei chamá-la cá para fora, para a foto de corpo inteiro, mas ela não foi nisso. Devia ser do frio. É vaca e basta!

LINKAGEM

Para passar o tempo, enquanto o frio não vai e a chuva não vem, que tal dar uma espreitadela aqui e aqui e tentar perceber o que lá está? Para variar, tentem depois este.

16.12.07

JORDAN MATTER

Jordan Matter é um fotógrafo nova-yorquino que já veio para as ruas pedir a elas para se deixarem fotografar em top-less. Sem maldade, por prazer e pura arte fotográfica. Vale a pena dar uma espreitadela no site.

CONCURSO (III)

Este fim de semana dei mais umas voltas à procura de inspiração para o concurso que o meu amigo Barbeiro está a levar a cabo. Vi muita coisa, mas nada de especial. Ainda tenho mais um dia.

CULTURA MUSICAL

Hoje, em vez de me ir encafuar numa grande superfície a fazer as compras de Natal, fui até ao CCB assistir a um grande espectáculo : "Diabolus in Musica" pelos Italianos Banda Osiris acompanhados pela nossa Orquestra Académica Metropolitana (uma agradabilíssima surpresa coreográfica nas 4 estações de Vivaldi) dirigida pelo Maestro Jean-Marc Buffin. Ah, estava-me a esquecer da fabulosa soprano (não é isso que estão a pensar) Francine Romain (arriscada interpretação horizontal de Summertime da Ella Fitzgerald).
Foi hora e meia daquilo que eu gosto: coisas sérias feitas a brincar e que cativaram o auditorio principal quase lotado, com quadros hilariantes a lembrar os Monty Python ou Mr. Bean, ao som de alguns clássicos de Strauss, Vivaldi, Bizet, Bach, Mozart, Rossini e....Santana e Led Zeppelin. Quem diria!
Foi pena a audiência não ter puxado o possivel e programado 3º encore (ninguém lê o programa que dão à entrada) pois teria sido engraçado sair de lá ao som dum arranjo latino do Stand by Me de Ben E. King. Fica para a próxima.
Ainda estará em cena amanhã à noite. São 10 euros bem empregues.
Se calhar...

BOAS FESTAS

Normalmente é por esta altura que começam a chegar os postais, regra geral por e-mail, que isso do serviço dos Correios está a cair tanto em desuso que até já se dedicam a vender livros, CD´s e Phon'ix.
E o primeiro postal a chegar foi este, do meu amigo Pedro da Silva, profissional da fotografia. Agradeço e retribuo, caro Pedro.

MUDANÇA (4)

15.12.07

FRIALDAGEM

Não sei se é por já estarmos na época, mas o Jesus hoje safou-se. Soube montar a estratégia para o Belém levar de vencida os lampeões. Coitados, com o frio que estava, ficaram depenados. E aquele golão, é digno de ser revisto.
À saída, ouvi um deles dizer: g'anda vaca!
Ainda olhei para o lado, para a rua das embaixadas, mas não se via ninguém por ali e continuei sem perceber o porquê da exclamação.
E os milhões que tiveram a sorte de ver esse grande jogo dos azuis, já foram obsequiados com um aperitivo disto. Se quiserem mais, têm que esperar umas horas. Ao frio, que é para aquecer, como no Restelo.

COMO DISSE?

Esta custa-me a entender. Palavra que custa.
Para quem afirma e reafirma que tem que cortar na despesa e angariar receitas, António Costa perdeu uma boa oportunidade de o fazer. E, acima de tudo, de mostrar como se deve fazer.
Subsidiar dessa maneira este evento privado? Por alma de quem?

CANAL-DVD

No fim-de-semana passa este.

Um nome bastante sugestivo

para os tempos que correm.

14.12.07

MUDANÇA (3)










Françoise Hardy

AMOR



Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

CONCURSO (II)

Caro Barbeiro:

Ainda não foi desta.
Prometo que concorro.
Faltam 3 dias.
Continuo a tentar.



13.12.07

JÁ COMEÇOU

Já se esperava que, mal acabasse de ser assinado, a oposição iria questionar o Governo sobre qual a maneira de ratificação que iria ser escolhida pelo nosso País.
Mas o que é surpreendente é que, hoje mesmo, tenha havido 2 opiniões da área socialista, uma contrária à outra, a prever mais um amplo debate no seio do PS.

É HOJE

O Tratado de Lisboa sobre o futuro funcionamento da UE, que é assinado hoje no Mosteiro dos Jerónimos, só ficará na história depois de ratificado em todos os 27 Estados-membros, sem excepção , condição prévia para poder vigorar.

Apesar de considerarem que tenho jeito para fazer resumos, aconselho no entanto a leitura directa deste artigo feito a partir do despacho oficial emanado pela Lusa.

12.12.07

ESPREMIDAS

Depois de primeiramente terem dito que "não, não e não", logo seguido de um "talvez se" em que bateram o recorde de apresentarem 2 propostas diferentes e contrárias em poucas horas, que culminou com a abstenção na votação da proposta de que eram proponentes (sui generis, proponho mas não voto naquilo que proponho), finalmente lá acabaram por anuir, em segundas núpcias, qual noivo que está diante do altar com a noiva grávida e a pistola encostada às costas.
António Costa e Miguel Coelho, nestas 2 últimas semanas, mostraram como se faz política. Em prol da cidade. Que agradece, comovida e aliviada.

CONCURSO (I)

Tenho poucos dias para ainda poder participar neste concurso.
Por mais voltas que dê à cabeça (e por Lisboa) não consigo arranjar inspiração.
Tenho que me esforçar mais.
Já só faltam 5 dias.

11.12.07

RESTAURANTE SUBMERSO


Foi inuaugurado em Abril o primeiro restaurante submerso do mundo, no Hilton Maldives Resort & Sea. Os lugares estão colocados cinco metros abaixo do nível das ondas do Oceano Índico, rodeados por bancos de corais e cobertos por uma estrutura acrílica que oferece a possibildade única de ter refeições com vista panorâmica subaquática de 270 graus.
Tubarões, raias e peixes coloridos de todas as espécies são assim uma interessante companhia (do lado de fora, claro).
Já marquei bilhetes.

MUDANÇA (2)










Claudia Cardinale

10.12.07

EXERCITE A SUA IMAGINAÇÃO


TECNOLOGIA

Num dos meus tours pela Blogos, descobri este "enjoy it" :

Você sabe o que é um marido CD?
É o marido que só Come e Dorme.

E um marido CD+R?

É aquele que Come, Dorme e Ronca.

E um marido DVD?
É aquele que se Deita, Vira e Dorme.

E um marido DVD+R?

É aquele que se Deita, Vira, Dorme e Ronca.

Nada como os antigos VHS !!!!!!!!!!!!..
Várias Horas de Sexo...

Pronto, se elas o dizem...então está bem.

MUDANÇA (1)


Brigitte Bardot