24.12.07

BOLO REI CERTIFICADO

A ASAE informou em comunicado que não há problema com o bolo rei, por conter um brinde. Pode-se comer à vontade, mesmo se a massa tiver sido mexida com uma colher de pau e se for comercializado embrulhado numa folha de papel. Fico assim mais descansado pelo aval a este produto tradicional, cuja estória tentei investigar. O Bolo Rei é mais um costume natalício. O seu formato lembra uma coroa e as frutas cristalizadas, amêndoas, nozes e figos são as jóias que a enfeitam.
Este doce simboliza as prendas que os Reis Magos ofereceram a Jesus recém-nascido. A sua côdea (parte externa) representava o ouro, enquanto as frutas secas simbolizavam a mirra e o seu aroma, o incenso.
Conta a lenda que, quando os reis magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si o direito de entregar os presentes que levavam. Para acabar com a briga, um padeiro teve a ideia de fazer um bolo para os três e esconder um brinde e uma fava dentro da massa. Não se sabe se foi Gaspar, Merchior ou Baltazar o feliz comtemplado, mas sabe-se que a receita do Bolo Rei correu o mundo e ganhou fama de proporcionar prosperidade a quem tirar a fatia premiada. Quanto à fava, quem a receber compromete-se a oferecer o bolo no Natal seguinte.
Em Portugal, o bolo tem lugar de honra nas vitrines das pastelarias e confeitarias (também nas grandes superfícies comerciais) desde Novembro até Janeiro, comercializando-se também uma variante só com frutos secos, a que se chama Bolo Raínha.
Mas é a 6 de Janeiro, o Dia de Reis, que por tradição se come o bolo e que muitas famílias, mantendo uma tradição antiga, distribuem os presentes, tal como se faz em Espanha.

Sem comentários: