27.12.07

SHREK

Pouca gente sabe, mas o personagem Shrek, do filme que passou na TV este Natal, foi inspirado numa pessoa de verdade, mais concretamente em Maurice Tillet, um francês nascido em 1930, homem inteligente, óptimo actor e poeta.
Na juventude, ele começou a desenvolver uma doença rara chamada acromegalia. Em pouco tempo a doença causou um crescimento exagerado e incontrolável de algumas partes do seu corpo, desfigurando-o de maneira muito peculiar.
Essa transformação brutal mexeu com os aspectos psicológicos da personalidade de Tillet que, apesar da aparência digamos, não muito agradável, continuava sendo um homem fino e educado. Devido à sua nova forma grotesca, ele chegou a ser expulso de lugares que antes frequentava e onde customava ser bem recebido.
Ao concluir que não havia como lutar contra a doença, Tillet, que era realmente um homem inteligente, resolveu tirar proveito dela. Como já era actor antes do ocorrido, emigrou para os EUA e tornou-se um profissional de luta livre, adotando o nome artístico de “O Assustador Ogro dos Ringues”.
Porém, com o desenvolver da doença, Tillet foi desaparecendo da circulação e acabou por morrer, do coração, em 1951.
Antes da sua morte, Tillet permitiu que o amigo Bobby Maganain, um antigo campeão de luta livre fizesse um “lifecast” seu (lifecast é um tipo de máscara mortuária que foi prática relativamente comum até ao século XIX, sendo hoje usada mais no campo dos efeitos especiais). Foram feitas três cópias da cabeça de Tillet, em gesso.
Mais tarde, cópias das cópias também foram feitas. Uma foi para o Hall of Fame do York Barbell Building, outra para o Museu Internacional de Luta Livre no Iowa, outra para o Museu Internacional da Ciência Cirúrgica em Chicago.
Uma dessas máscara acabou por chegar aos produtores do filme "Shrek" que dela tiraram a ideia e a forma para o personagem principal, o ogro que não se transforma em príncipe no final. Bem ao estilo dos contos de fadas modernos.

Sem comentários: