31.10.08

HALLOWEEN

Não é um uso muito europeu e muito menos Português mas todos os anos lá vamos ouvindo falar da noite das bruxas.
Cada um comemora o Halloween como sabe e pode e as ocas melancias servirão para aquilo que cada um melhor souber utilizar.
Lá bem no norte transmontano, em Vilar de Perdizes, o Padre Fontes e correlegionários não perdem o ensejo para mais uma demostração do sobrenatural, sem melancias e com mais rituais.

26.10.08

ELES ANDEM AÍ...

Pois bem, que faz Carlos Queiroz depois de uma semana de críticas, umas justas, outras severas, meia dúzia mal intencionadas? Vai sentar-se ao lado do presidente do F.C. Porto.
Estando a falar de duas pessoas experientes, o gesto não pode ter sido inocente. Aquela imagem transmite uma mensagem: «Aqui és bem-vindo». E é isto que se reveste de extrema delicadeza.

Ler texto de Luís Sobral em Mais Futebol

A HORA

Estou neste momento a olhar para o mostrador do relógio para ver se os ponteiros andam para trás, mas eles teimam em andar para a frente.
Claro que nunca andariam, muito menos por decreto, e vou ter que ser eu a atrasar em 1 hora o relógio. E não me apetece nada fazê-lo, só de saber que quando sair do emprego estará mais escuro.
Mas esta alteração horária de inverno permite-me, contudo, ter duas vivências diferentes entre a 1 e as 2 da manhã: na primeira vez "entre a 1 e as 2" estou na Blogos e na segunda vez "entre a 1 e as 2" vou ver um DVD.

É uma hora de 120 minutos.

25.10.08

ACONTECE

Depois de uma estreia fácil, com 3 secos a um da 3ª divisão para a Taça, Jaime Pacheco não conseguiu vencer na apresentação oficial no Restelo, não indo além dum empate a 1 golo, pese embora o grande Zé Pedro ter bisado. Para mim, o Zé Pedro continua a ser o melhor jogador que lá anda.
Mas há dias que...

24.10.08

ENTÃO COMO É?

Parece que a carroça andou à frente dos bois quando a Assembleia Distrital de Lisboa do PSD aprovou quase por unanimidade o nome de Pedro Santana Lopes para candidato do PPD/PSD à Câmara Municipal de Lisboa.
Esta semana, primeiro Manuela Ferreira Leite e depois Ferando Negrão, afirmaram publicamente que ainda é muito cedo para se falar de candidatos a Lisboa e que há mais nomes pensados para concorrer à edilidade alfacinha.
O que é de estranhar. no meio disto tudo, é o silêncio a que se remeteu o candidato a candidato.
Será que ainda anda por aí?

23.10.08

POESIA E FOTOS

Nas minhas surfagens, parei num Blog onde me demorei bastante tempo, não só pelas poesias como pelas fotos que as acompanham.
Vai valer a pena, de vez em quando, parar
aqui uns minutos.

19.10.08

AVÉ CÉSAR

O secretário-geral do PS considerou que a vitória de Carlos César nas eleições regionais deste domingo nesta Região Autónoma «é a consagração de uma carreira política e de uma governação que orgulha todos os socialistas portugueses».
Numa curta declaração em Lisboa, José Sócrates disse ainda que a renovação da maioria absoluta, prevista na projecção feita para a RTP e Antena 1, significa o abrir «com uma vitória» um ciclo que inclui, em 2009, a realização de eleições europeias, autárquicas e legislativas.
«Estas são as primeiras de uma série de eleições que se vão disputar no país. O PS começa com uma vitória», sublinhou Sócrates, que saudou a «grande e expressiva vitória» do PS nas regionais açorianas.

NA TERRA DO BACALHAU

O Governo da Islândia, um dos países mais afectados pela crise financeira, tem sido alvo de várias manifestações, levadas a cabo pela população que se sente revoltada com a situação vivida país.
Os protestos decorrem quase todos os dias em Reiquiavique, com a população a exigir mudanças de fundo e a prisão para todos os responsáveis pela actual situação económica do país.
A principal dúvida do povo islandês é se o Governo será capaz de pagar os salários da Função Pública no próximo mês de Novembro.
Ontem, cerca de quatro mil pessoas insultaram os governantes e as autoridades financeiras, naquela que foi a maior manifestação de que há memória na Islândia.

In Correio da Manhã

18.10.08

PARIS

Conheço-a superficialmente, como qualquer turista. Das vezes que lá estive adorei tudo e mantenho a vontade de lá regressar qualquer dia, numas mini-férias. A cidade-luz!
Hoje fiquei a conhecer uma outra visão de Paris, dos parisienses e do que gira à sua volta. Bom filme, este que fui ver na matiné das salas do El Corte Inglês, enquanto cá fora chovia a potes e partes de Lisboa ficavam inundadas.
Um tema central incómodo com várias estórias encadeadas. Excelentes interpretações, com destaque para uma Juliette Binoche de encher a tela. A música é agradável e soube bem voltar a ouvir um filme em francês. Valeu o preço do bilhete.

CONDECORAÇÃO

Ontem foi dia de receber um distinção muito honrosa do clube da minha terra, o Paço de Arcos, clube eclético e famoso, principalmente no Hóquei em Patins.
Completei tantos anos de sócio como os que tenho de idade, pois lá em casa mal acabávamos de nascer éramos logo inscritos na C.D.P.A. e de seguida no Belenenses, que era para podermos aprender logo de pequeninos a sofrer e a defender causas e valores minoritários.
Cerimónia solene, repleta de sócios e amigos e de representates do poder local (político, autárquico, religioso, militar, cultural e social) e que serviu também para eu poder ver e rever alguns da minha geração, muitos já grisalhos, uns calvos, outros barrigudos, todos de uma maneira ou outra muito diferentes do que aquilo que já fomos.
O Clube, coitado, também está muito diferente e precisa de ser reanimado, pois já teve melhores dias. Mas pela quantidade de equipas jovens também ontem homenageadas pelos títulos alcançados, penso que está novamente no bom caminho: a massificação e a formação desportiva de jovens em vez da profissionalização de atletas de competição.
Vamos a ver se os actuais dirigentes conseguem resisitir.

UM BOM CONSELHO

17.10.08

POBREZA

Hoje comemora-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.
Cá pelo burgo, alguns vão recolher bens para doar aos mais necessitados. Outros escrevem apelando à solidariedade e mostram a crueza dos números a nível global.
Dos pobres não reza a história, como sói dizer-se. E não é só a falta de dinheiro, bens ou recursos que faz alguém pobre. Quantos e quantos vivem fartos e lautos, contudo são pobres de outras coisas, que não enchem barriga ou se ostentam na sociedade.
Refiro-me à pobreza de valores, mas valores que não são materiais: carácter, espírito, civismo, educação. Há milhares e milhares que vivem nesse estado de pobreza, nalguns casos extrema. Todos conhecemos alguns paupérrimos que connosco convivem diáriamente, mas para esses não há dia mundial nem doadores que lhes valham. Desses não vai falar mesmo a história.
Tenham um bom dia e tentem ser felizes.

15.10.08

COMPORTAMENTOS

Frustrados e descontentes. Foi com estes adjectivos que Carlos Queirós exprimiu na conferência de imprensa, o sentimento que todos tinham no balneário, após o humilhante nulo perante os Albaneses, agravado por termos usufruido de mais de meio-jogo a lutar contra somente 10 adversários.
Dirão uns, condescendendo, que "a bola é redonda" e que "isto é que é a magia do Futebol". Respondem os adeptos com impropérios e acusações.
Vergonhoso, digo eu, quando jogadores profissionais daquele calibre e que recebem quantias astronómicas, falham golos de baliza aberta, comprometendo brilhantes expectativas.
Escandaloso, digo eu, quando quem lidera não consegue ler a situação e dar a volta ao texto para adaptar a equipa à realidade do momento, comprometendo assim os auspícios iniciais.
Mas não é só na Selecção Nacional que, num curto espaço de tempo, se pode passar de bestial a besta.
Também não é só no Futebol que aquilo que era bom e extraordinário se pode transformar, de um dia para o outro, em coisa horrível.
A vida tem destas coisas. Uns podem-lhe chamar ingratidão, outros insensatez e outros demência.
Mas é a realidade pura e dura.

14.10.08

MEDIDAS GLOBAIS

A Europa teve que tomar várias medidas económicas de fundo para tentar salvar as economias nacionais. A Islândia, por exemplo, mergulhou em águas tão profundas que deverá ser difícl arranjar fôlego para vir à tona.
Por cá, para além de um pacote de medidas estimulantes da economia, José Sócrates e Teixeira dos Santos apresentaram no Parlamento um Orçamento de Estado para 2009 onde algum abrandamento fiscal vai ser uma medida de fundo para ajudar a atenuar os efeitos da crise, originada como se sabe nos Estados Unidos com a crise do crédito imobiliário e que, qual efeito dominó, a todos atingiu. E que, mesmo com o Obama na Presidência, irá durar pelo menos até 2010.
Haja fé no futuro e continuemos a ter esperança que o ordenado dure até ao fim do mês. Pelo menos para os que recebem a partir de 23...

Imagem surripiada, com a devida vénia, no Quintal da MCP

13.10.08

A MUDANÇA

Há mudanças que não são nada felizes e em que mais valia estarem quietos. É o caso da nova imagem do Multibanco.
O novo boneco é feioso e as pessoas, com o susto, quase que desistem de utilizar a máquina. Boa técnica para obrigar a poupar.
Não gosto dele e quero o antigo boneco de volta.

11.10.08

QUEIROSISSES

Ao fim de 3 jogos, temos 1 resultado de cada sabor.
Carlos Queirós não pode invocar nada de extraordinário para esta tão má performance da selecção nacional da era pós-Scolari. Tem os ovos, a frigideira, a margarina...s.f.f. faça a omolete sem a queimar.
Apenas falta de sorte? Sómente excesso de confiança? Mera vítima de algumas lesões?
E já agora, porque é que o Danny que joga tão bem na Rússia não é utilizado a tempo inteiro?
O empresário não é da cor? Ou alguma birra tipo-Scolari?

10.10.08

CANAL-DVD


A SIC vai transmitir o Crime do Padre Amaro e eu vou aproveitar o fim-de-semana para ver o resto da trilogia do novo Cinema Português.

(um grande e rasgado elogio à Escola ou ao Conservatório, seja lá o que for, que ensina actrizes como a Soraia Chaves a representar)

9.10.08

PODE SER QUE SIM

Estou aqui com o cachecol porque agora sou do Belenenses e vou provar isso no dia-a-dia. Quero pôr o clube no lugar que merece. O Belenenses é um clube muito grande e por ele vou dar tudo o que posso e tenho".

Jaime Pacheco, futuro ex-treinador do meu Belém

TRÂNSITO NA BAIXA

A Câmara de Lisboa encomendou uma investigação de mercado, que se realizou a 22/09 no Dia sem Carros, aos transeuntes e comerciantes da Baixa.
Como se sabe, este ano a autarquia decidiu fechar ao trânsito somente o Rossio, a Rua do Ouro e a Rua da Prata, isto é, o coração viário da Baixa, o qual é atravessado diáriamente por milhares de veículos, alguns deles, diga-se, desnecessáriamente.
Os resultados desse estudo são reveladores de que algo precisa de mudar:
84% dos transeuntes e 70% dos lojistas concordaram com os moldes em que a iniciativa foi realizada este ano,
65% dos transeuntes e 52% dos lojistas acharam esta iniciativa positiva para o comércio local,
67% dos transeuntes e 52% dos lojistas pensam que o comércio local se desenvolveria se a circulação fosse definitivamente limitada aos transportes públicos.
Presidente António Costa: que espera para fazer do centro histórico lisboeta uma zona pedonal, condicionada e limitada à circulação de moradores e transportes públicos?

7.10.08

DÉJA VU

De acordo com a imprensa, Pedro Santana Lopes já teve o aval de Manuela Ferreira Leite para ser o candidato do PPD/PSD (temos que nos habituar outra vez a esta sigla) que irá disputar a Câmara de Lisboa contra António Costa.
Porque a memória não pode ser curta será imperativo recordar, ao longo dos próximos 12 meses, as trapalhadas que esse senhor arranjou quando presidiu à edilidade alfacinha. Sim, porque é bom recordar a gestão populista e despesista de PSL, para que não se possa dizer que ninguém alertou. E estar atento às ideias que vai agora propor para Lisboa e aos nomes que apresentará para o acompanhar.
Para o fedorento Ricardo Araújo Pereira, certamente que vai voltar a haver matéria-prima com fartura.

ISTO É QUE ERAM ANÚNCIOS

6.10.08

TÓINO, NÃO VÁS AO MAR

Em terra de pescadores, os Lampiões não se safaram na faina e fizeram um rombo na embarcação. Podiam ter saltado para um 1ºlugar-ex aequo que aumentasse a auto-estima, mas acabaram por se manter num deslustroso 5º lugar na classificação.
É a crise...

VELHOS DO RESTELO

Com a 5ª jornada a chegar ao fim, o meu Belém vai desembolsar a cláusula de rescisão (consta que ronda, no contrato, os 100 mil euros) para despedir o treinador Casemiro Mior e restante equipa técnica que só conseguiram amealhar 2 pontos em 15 possíveis.
Como não se pode despedir ou mudar de massa associativa/adeptos e nesta altura do campeonato também não se pode mexer no plantel (onde imperam dúzia e meia de Brasileiros), resta mexer onde é mais fácil mas menos barato: nos responsáveis técnicos.
Isto após a mesma massa associativa/adeptos já ter conseguido despedir a Direcção há cerca de 2 meses, causando uma crise governativa no Clube.
Pelo andar da carruagem, não se augura nada de bom esta época para o meu Belém. Aguardemos para ver quem é o futuro ex-treinador que vão contratar e quanto tempo irá aguentar no Restelo.
Talvez fosse bom a Comissão Directiva que gere transitóriamente o Clube continuar a dar o poder de decisão à massa associativa/adeptos e promover um referendo em que ficasse consensualizada, para o bem e para o mal, a escolha e a contratação do novo Treinador.
Assim como assim....

4.10.08

QUE SIMPÁTICOS QUE ELES SÃO

Louçã do Bloco de Esquerda considerou simpático o convite endereçado pelo Jerónimo do PCP para um entendimento à esquerda.

Santana Lopes vê com muita simpatia o apoio de Manuela Ferreira Leite para que seja ele o candidato do PSD a Lisboa.

CASA DE MAGRITTE



Na última vez que estive em Bruxelas, não perdi a visita à casa-museu onde viveu René Magritte. Acompanhado do amigo e camarada Carlos Castro, tivemos direito a visita VIP e demorámos o tempo que quisémos. Foi realmente excitante respirar o ar, ver o mobiliário e sentir o espaço onde viveu e trabalhou esse génio do surrealismo.
Inolvidável, esse momento. Só faltou a companhia do Luís Tito, para o cenário ficar completo.

3.10.08

OBVIAMENTE...PUBLIQUE-SE

"Num comunicado enviado ao Correio da Manhã, a Comissão Nacional de Protecção de Dados lembra que, de acordo com o artigo 5º da Lei 46/2007, qualquer cidadão tem direito de acesso a documentos administrativos (consulta, reprodução e informação). E nesse sentido, reforça a ideia de que "o exercício do direito de acesso, por qualquer pessoa, a documentos da administração não está dependente da apreciação do pedido feito pela CML".

In Correio da Manhã, 03.10.2008
ACTUALIZAÇÃO: CONSULTE AQUI A LISTAGEM, CONFORME PUBLICADA NO "PÚBLICO"

PAULA REGO

2.10.08

BAIXA POLÍTICA

Conheço a Ana Sara Brito o suficiente para poder dizer que, por muito que queiram fazer crer na opinião pública (e publicada), ela nunca seria capaz de trocar a ética e a verticalidade que é seu apanágio (ler estes brilhantes textos) por uma qualquer casa municipal, ou mesmo por um cargo público. Há valores que não se vendem e se há pessoas que não os vendem mesmo, Ana Sara Brito é uma delas.
Só alguém com muito mau carácter e mestre na baixa política poderia trazer este "suposto caso" (e outros nomes) à tona, depois de Santana Lopes e ex-ajudantes na CML terem sido constituídos arguidos pelas suspeitas nas atribuições de casas socias e, curiosamente, dias após Helena Roseta ter assinado um acordo com António Costa para começar a ter voz activa na CML. A maquinação estava tão bem montada que horas depois das primeiras notícias, o fenómeno já tinha nome: lisboagate.
E agora, que se entenda por bem desenrolar o fio à meada e que se publique a lista com todos os dados (datas, nomes, casas e rendas) relativos às atribuições da habitação dispersa da CML nos últimos 30 anos. Vamos a isso, quem não deve não teme. E quem não se sente, não é filho de boa gente.
Em minha opinião, António Costa está a perder tempo quando consulta a Comissão Nacional de Protecção de Dados para obter autorização de divulgação dessa lista. Aqui, não há nada nem ninguém a proteger.
Será que as Finanças precisaram de autorização para divulgar a lista de caloteiros? Ou que o Governo precisa de autorização para publicar as listas de quem recebe subsídios?

(Sobre as declarações de João Soares, um único comentário: lamentáveis)

NÓS POR CÁ




1.10.08

EMBARALHAR E DAR DE NOVO

Há momentos na vida que nos obrigam a parar para pensar.
Quem já não passou por crises sentimentais, profissionais, amorosas, ou outras?
Quem já não teve que parar para reflectir sobre um acto ou uma decisão a tomar?
Pois foi isso mesmo que me aconteceu, tive que forçar uma abstração para poder equacionar tudo e redesenhar toda uma estratégia que, afinal de contas e ao fim de década e meia, descobri que estava errada e que não deu (nem nunca iria dar) os frutos que a sementeira prometia.
Como se costuma dizer, tive que embaralhar e dar de novo.
Que hoje, 1º de Outubro, seja mesmo "o 1º dia do resto da minha vida".