20.7.08

UM DIA DE SORTE

Tinha combinado com alguns amigos ir passar o dia de hoje à Quinta da Regaleira, para descontrair e apanhar o ar dessa espectacular Serra de Sintra.
Quis o destino e a sorte que, à chegada, integrássemos um grupo da Galeria Matos Ferreira que iria ter uma visita guiada especializada, a efectuar pelo Prof. José Manuel Anes, uma das sumidades que mais sabe e percebe de esoterismo em Portugal. Oportunidades destas são raras e de aproveitar.
Foi uma manhã fantástica, não só para mim como certamente para as dezenas de atentos que integravam aquele grupo. Não se tratava da normal visita-guiada que se pode adquirir com o ingresso. Foi mais do que isso, foi uma verdadeira aula, repleta de sábias explicações, em todos os lugares por onde íamos sendo conduzidos, com especial relevo para o Poço Iniciático.
E a Quinta da Regaleira não é só um mero conjunto de estátuas, flora e arquitectura artística adquiridas por um ricaço do Sec. XIX. Não resisto a transcrever uma bela passagem do folheto que dão à entrada: "o jardim, representação do microcosmo, é revelado pela sucessão de lugares imbuídos de magia e mistério. O paraíso é materializado em coexistência com um inferius - um dantesco mundo subterrâneo - ao qual o neófito seria conduzido pelo fio de Ariadne da iniciação".
Para quem, num Domingo que se antevia calorento, ia meramente rever a Quinta e tirar umas centenas de fotos, antecedendo um repasto picniqueiro junto a Monserrate, o que aconteceu foi aquilo que se pode chamar "um dia de sorte".
Obrigado, Prof. José Manuel Anes, pelo contributo que hoje deu (mais uma vez) à ampliação dos meus conhecimentos.

Sem comentários: