12.7.08

OS ABUTRES

Todos temos conhecimento dos cocktails explosivos que abundam em todos os bairros sociais, não só na área metropolitana de Lisboa (Amadora, Loures, Cascais, Oeiras, Seixal, Barreiro, etc...) mas por todo o país. Basta haver 2 comunidades da mesma raça ou etnia para estarem criadas as condições do conflito: quantas vezes já houve rixas entre ciganos? E entre negros? E entre brancos? Basta haver 2 para haver hipótese de conflito.
Agora amplie-se à escala o que são confrontos entre raças ou etnias diferentes, como aconteceu nas 2 últimas noites na Apelação-Loures, onde negros e ciganos desta vez tentaram resolver as questões a tiro, quase em directo nas TVs, com a maior das calmas e descontrações.
E sejamos claros: não há Governo ou Polícia que possa prevenir ou erradicar estes problemas. Eles estão latentes e podem explodir a qualquer momento, mesmo com um sistema policial preventivo eficaz. Até em França isso se verificou.
Todos conseguem entender isto menos o Sr. Paulo Portas que, esquecendo-se que quando foi Governo (e uma sua colega de Partido foi nomeada Governadora Civil de Lisboa, a tal que tinha competência para o cargo porque...o avô era militar) nada fez -ou promoveu que fosse feito- para que anos mais tarde não se viesse a sentir este tipo de problemas étnico-sociais.
Com que propriedade vem criticar o Governo, como se fosse o culpado da situação? Só mostra que para aparecer na televisão, que para fazer o seu show-off mediático, tem que esperar que haja alguma desgraça para poder dizer....que ainda mexe.
Se há um fogo-posto na Baixa...é o António Costa e o PS, que só lá estão há 1 ano, que têm a culpa. Se há tiros entre comunidades num qualquer bairro, a culpa é do Sócrates que devia ter sempre 1 batalhão de polícias em cada bairro a descascar na malta, tipo Zimbawé. Se os prevaricadores não ficam presos, a culpa é dos juízes que não sabem interpretar as leis. Mas se ficam presos, a culpa é do Governo que não cria situações de estabilidade e obriga a enverdar pelo caminho da violência, aumentando a população prisional.

São assim os abutres da política, que pairam por aí e aguardam (e até promovem) a fraqueza de alguém, para se poderem alimentar e viver. Cuidado com eles.

2 comentários:

Paulo Gomes disse...

Ao ler este post. sou obrigado a reconhecer que é verdade o que lá está escrito.

Mas, se invertessemos os personagens, da esquerda para a direita e vice-versa, seria sempre verdade.

Portanto, quem tem razão sou eu: SÃO TODOS IGUAIS!

Mas o meu amigo Luis, vai-me dizer que alguns são mais "iguais" que outros....

Abraço,

PG

LRC disse...

Pois claro, amigo Paulo, como em tudo na vida, há uns mais iguias do que outros.
Mas para todos os efeitos, somos todos iguais.

Por exemplo, o Portas e o Louçã são (ou parecem) iguais na sua luta anti-PS e também são iguais na percentagem de votantes que obtêm.

Por exemplo, o Sócrates e a Ferreira Leite são iguais (dizem) na maneira como entendem que deverá ser a governação do país.

Podia dar-lhe mais exemplos de igualdades, mas fico-me por aqui.

Um abraço igualitário.

LC