25.5.08

NÃO À GALPADA

Concordo com este escrito do João Pedro Graça e como é sabido também estou solidário com o movimento de boicote à Galp.
Por muito que me custe, começo a concordar com essa história do Sócrates e do Governo, com o seu silêncio ruídoso, apoiarem tudo isto porque também lucram com os impostos arrecadados em cada litro de combustível.
Quando a Galp fizer a revisão da sua atitude, que eu considero especulativa e abusiva e que serve de "referência" a todas as outras gasolineiras que operam cá, talvez me decida a voltar a usar os postos da Galp.
Até isso acontecer, não vou mais em Galpadas e escolho a concorrência, de preferência uma outra marca que se limite meramente a seguir o procedimento indicativo do mercado.
Como se pode verificar aqui, lá vou ter que ir ao Jumbo...
Actualização: O Barbeiro lá vai continuando a liderar este movimento. Já passa dos 30 Blogs aderentes.

1 comentário:

pvnam disse...

Projecto de Interesse Nacional

---» Toda a gente sabe que existe muito 'boa gente' que se infiltra nos governos... com o objectivo de realizar negociatas para amigos.
---» Os infiltrados são difíceis de controlar... no entanto... a sociedade civil pode (e deve) controlar as negociatas!

---» De facto, o conceito «Projecto de Interesse Nacional» não pode servir apenas para que amigos... tenham acesso a áreas protegidas (vulgo reservas naturais)!
---» Isto é, COMBATER A ROUBALHEIRA deve ser considerado um Projecto de Interesse Nacional!




UM EXEMPLO: o preço da gasolina

Em 2002 um barril de petróleo custava 70 dólares , o que equivalia, grosso modo, a 77 Euros; hoje ele custa (cerca de) 120 dólares - o que equivale, sensivelmente, a 77 Euros!
No entanto, se compararmos o preço da gasolina em 2002... com o preço da gasolina de hoje...

---» O combate contra os especuladores deve ser feito, não através de acções conjunturais (um exemplo: a manifestação corporativa dos pescadores...), mas sim, através de acções estruturais; um exemplo: a sociedade civil não pode permitir que os bens de primeira necessidade fiquem à mercê de especuladores... consequentemente... as refinarias devem ser NACIONALIZADAS!
---» De facto, em oposição aos lucros escandalosos dos especuladores, com uma gestão pública adequada, será possível que as refinarias dêem LUCRO (sim lucro!)... mesmo que... exista uma redução substancial no preço da gasolina!


P.S.
Eu já disse isto 'n' vezes: os montes de idiotas úteis que andam por aí, que abram os olhos duma vez por todas: o CAOS... proporciona oportunidades que os Capitalistas Selvagens adoram aproveitar...