4.5.08

A MÃE

Comemora-se hoje o dia dedicado à Mãe. À nossa e à de todos os outros.
Lembro-me que já foi a 13 de Maio (Nª Srª de Fátima) e a 8 de Dezembro (Nª Srª da Conceição) mas não sei porque mudaram para o 1º domingo de Maio ou para 4 de Maio.
Mas o que me interessa é que hoje se homenageia aquela que nos procriou e nos assistiu (não confundir com procriação assistida) e que, para quem ainda a tem, nos pode sempre servir de porto de abrigo em todas e quaisquer situações. Daí o tal "vais para casa da mãezinha, não é?".
Foram aquelas três letrinhas que inspiraram Gorky para a sua célebre obra literária e que também serviram de mote à quadra fadista "quem tem uma mãe tem tudo...". Para não falar do célebre "filho da mãe" com que adjectivamos quem não gostamos em determinada altura.
Por fim, mas não por último, hoje é o dia para também homenagearmos as nossas esposas, quais "mães" que muitos de nós arranjámos (e que muitas vezes são motivo de arrufos e ciúmes da mãe verdadeira), daí o por vezes ouvirmos "ó filho, chega-te para lá" ou então "ó filho, passa-me o comando da TV e cala-te".
A todas, um feliz dia da Mãe. E que gostem das lembranças da praxe.

Sem comentários: