28.2.07

A COERÊNCIA

Pois no PS/Lisboa está tudo de acordo: tem que haver eleições antecipadas na Câmara de Lisboa para que a cidade possa sair da crise em que mergulhou. Miguel Coelho, o líder da concelhia disse-o aqui, o vereador Dias Baptista escreveu aqui e o vereador Rui Paulo Figueiredo escreveu aqui .
Mas, há sempre um mas, é preciso que Carmona Rodrigues e companhia se demitam.
Podiam seguir o exemplo do Alberto João Jardim, que o fez tendo também uma maioria e até teve o apoio e concordância de Marques Mendes e de todo o PSD.
Quem não deve, não teme. Ou será que para Lisboa eles aplicam outro peso e outra medida?

27.2.07

O NOVO RADAR

Aqui está em primeira mão a fotografia de um dos novos radares que a Câmara de Lisboa está a equacionar vir a ter ao seu serviço.
A futura ex-presidente e actual nº 2 da CML e Vereadora do Multibanco, desculpem, da Mobilidade ainda está a ponderar a taxa de rentabilidade do seu uso. Baptizado de Lixó-Zé, a este novo tipo de radar não vai escapar nada.
Cuidem-se, rapaziada.

OS ASSESSORES

Este post, retirei-o do Jumento :

QUANTOS ASSESSORES TEM O LIPARI
"Contactado pelo CM, o vereador comunista da Câmara de Lisboa, Ruben de Carvalho, afirmou não ter conhecimento do número de assessores que trabalham para Sérgio Lipari Pinto, no entanto, não descartou a hipótese de serem 32, como foi denunciado por Maria José Nogueira Pinto. “Não tenho conhecimento dessa situação, mas admito que possa ter todos esses vereadores”, disse Ruben de Carvalho, para quem, a ser verdade, o número é “francamente excessivo”." [Correio da Manhã
Link]

Parecer:
Das duas uma, ou o vereador do PSD tem mesmo muito trabalho e presisa de tantos assessores ou não sabe fazer nada e contrata assessores para lhe fazerem o trabalho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Lipari, homem da confiança de António Preto, quantos dos assessores são recrutas do exército particular do ex-presidente da distrital do PSD de Lisboa.»

26.2.07

A MEDIDA

Claro que hoje não andei de régua na mão como sugeriu o LNT, mas vontade não me faltou. Confesso que fui daqueles que leu isto e meditou sobre o que leu.
Por um lado, fiquei chateado porque sou coelho. Por outro, fiquei chateadíssimo porque pertenço à classe dos baixos a atirar para os lados, principalmente depois de ter deixado de fumar há mais de 5 anos.
Mas, meus amigos, julgava que a diferença para os blackman era mais acentuada e agora já acredito nos efeitos especiais que usam naqueles filmes com bola ao canto em que entram os blackman. Só podia ser.
Hoje vou dormir mais descansado. É que acho que nem preciso de recorrer a apoio médico nem à medicina cirúrgica. Penso eu de que!

A MALDADE

Nem tudo na vida nos pode correr bem. Que o diga o Luciano do Blog do Belenenses que viu alguém de "desconfiança" deitar-lhe o blog abaixo. Desde sábado que não havia blog e chegou-se a temer o pior. Mas com esforço e algum trabalho conseguiu-se repôr a normalidade. Cotinuem em frente, Luciano.

25.2.07

A LIMPEZA

Leio no Expresso que Carmona Rodrigues vai fazer uma limpeza coerciva em Lisboa.
Oh pá, até que enfim: o homem caiu nele e pôs a aquela malta toda a andar, colocando fim a esta palhaçada toda.
Mas não, nada disso. É só mais outro show-off. Ele e o Prôa vão arrancar os cartazes afixados ilegalmente nalgumas das principais artérias da cidade.
Se bem que alguns cartazes possam incomodar Lisboa, não incomodam assim tanto como a situação que Lisboa tem estado a viver por causa daqueles irresponsáveis.
Resta-nos continuar a aguardar pela limpeza. Pela outra.

A ILUSÃO (3)


24.2.07

O REGRESSO

Não é só o do meu Belém às vitórias e novamente fora de casa.
Alegro-me também com o regresso do Zé Pedro, o verdadeiro "carregador de piano" daquela equipa, após 3 ausências forçadas (e injustas, diga-se).

A ILUSÃO (2)





22.2.07

AS BRONCAS

Dia a dia, aparecem cada vez mais notícias desprestigiantes para a Câmara de Lisboa, seja por factos directos ou referentes às Empresas Municipais.
Veio agora à tona a
GEBALIS, empresa municipal presidida e gerida, desde 2001, por elementos de confiança do executivo camarário da Direita. O actual vereador que a tutela já foi seu Director-Geral, pelo que sabe (e bem) o que a casa gasta.
O que não se percebe é como é que a gestão de uma empresa directamente dependente da Câmara e que gere 24.000 habitações sociais e um orçamento gigantesco, consegue passar despercebida durante tanto tempo ao Presidente da Câmara, aos Vereadores, aos assessores.
Não há relatórios de contas e de gestão anuais? Não há reuniões da Administração? Não há auditorias?
Depois da EPUL, aparece agora a GEBALIS, duas das muitas Empresas Municipais.
Pelo andar da carruagem, não se fica por aqui. Talvez a próxima seja a EMEL, agora na baila por causa desta questão da legalidade e competência para autuar a torto e a direito.

20.2.07

O CARMONGA

Não resisto a publicitar outro recém-chegado à Blogosfera.
Através de email, fiquei a conhecer o
Oh Carmonga que brinda o Presidente da CML e os "seus" vereadores com tiradas com alguma piada. Outras revelam mau gosto, como a do Amaral Lopes. Mas como é Carnaval, talvez não se leve a mal. Por exemplo:
Carmona e o PSD são como um par de testículos. Ficam sempre juntos, aconteça o que acontecer. E balançam, balançam... mas não caem.
A Super Cola 3, que colava cientistas ao tecto. Parece que o Carmonga está colado à Câmara pela Super Cola Cruz. Até quando?
À primeira vista pode-se concluir que se trata de um Blog da malta da oposição.
E uma leitura atenta confirma isso mesmo, que é mesmo da oposição...mas interna, de alguém(s) da côr que está descontente com a situação.
Mesmo com poucos escritos, vale a pena dar uma espreitadela.

A ENTREVISTA

Através da Carminda, recuperei esta brilhante entrevista do Ricardo Araújo Pereira.

19.2.07

O CARNAVAL

Realmente já não há pachorra para aturar este homem.
Aproveitando a época carnavalesca, o AJJ brindou-nos com mais um grande momento de baixa política, que se pode resumir assim: "tenho maioria absoluta e um governo estável, mas como não vou ter mais dinheiro à conta dos pacóvios do continente, demito-me....e recandidato-me, obrigando-os a gastar uma pipa de massa com umas eleições que não vão servir para nada, pois vou ganhar e vou continuar sem dinheiro".
Do PSD já veio a concordância, não vá o AJJ também querer a independência do PSD/Madeira.

Do PS, já lhe chamámos os nomes todos, mas ainda guardámos alguns para a altura da campanha eleitoral.
Aguardemos a reacção do Presidente da República, o tal Sr. Silva....

18.2.07

O BLOG

Deu à luz o "Lisboa desgovernada, mas não abandonada" da responsabilidade dos Vereadores do PS na Câmara de Lisboa.
NUma altura em que a situação autárquica em Lisboa está a quase a ferver e que se adivinham eleições intercalares, faço votos para que aquele espaço seja mesmo para debate sério.
E, já agora, para começar a mobilizar as tropas, pois desta vez temos que apostar pelo Seguro.

17.2.07

O AUTISTA

Apesar da suspensão dos mandatos dos seus dois "braços direitos" por terem sido constituídos arguidos, Carmona Rodrigues continua a assobiar para o lado e a fazer de conta que isto não é nada consigo. Não vê, ou continua a não querer ver, razões para resignar ao cargo de Presidente da Câmara.
Quando ele apregoa, de 5 em 5 minutos, a confiança que o estado-maior do PSD lhe mantém, faz-me lembrar Salazar quando estava moribundo e todos lhe diziam que ainda era o presidente do conselho.
Lisboa já não aguenta muito mais tempo ser notícia pelos motivos que nos últimos dias têm vindo nas capas dos jornais.
Lisboa precisa de mudança. Lisboa precisa de um novo executivo camarário.
Vamos a isso?

15.2.07

O E-MAIL

Desde ontem que as contas de e-mail do Google estão disponíveis gratuitamente e abertas a todos. Já não é preciso ser-se convidado por algum utilizador já registado, como acontecia até aqui.
Com uma capacidade de 2,8 GB e uma espectacular funcionalidade de pesquisa, a conta do Gmail pode ser aberta aqui
. Do que é que está à espera?

13.2.07

O JUÍZ

O entendimento e a aplicação da(s) Lei(s) é cada vez mais subjectivo e todos sabemos que uma mesma situação pode ter sentenças e penas diferentes, dependendo de cada Juíz. Já é antigo o ditado "cada cabeça, cada sentença".
Ainda ontem se ouviu nos "Prós e Contras" um Juíz (talvez a querer dar uma grande ajuda ao Ministro das Finanças) dizer qual o seu entendimento sobre o pagamento das despesas judiciais do pedido de "habeas corpus" do militar Luís Gomes: os 480 euros seriam a multiplicar por cada um dos mais de 10.000 requerentes, o que, para todos cá em casa e para os amigos com quem comentámos o assunto, era uma grande falta de senso e de lógica. Bom, mas como é Juíz e ainda por cima conselheiro, talvez possa ter mesmo razão e o melhor é ter-se cuidado, para a próxima vez, onde se põe a assinatura.
Mas hoje já foi feito o
esclarecimento, que se pode considerar racional e lógico, pelo porta-voz do S.T.J.: afinal, 480 euros é o total do pagamento. A pagar por um ou a dividir por todos, como se queira. Mas sómente o total de 480 euros.
Vá lá, desta vez safámo-nos. Ele há cada Juíz...

11.2.07

A VOTAÇÃO

Hoje tive que me levantar ainda mais de madrugada do que quando vou trabalhar. Era dia de eleições e, como já é hábito, estou de serviço numa das secções de voto aqui na Lapa, função simpática e de elevado contacto público, que é considerada tão cívica que até o ex-PR Jorge Sampaio aceitou executar na freguesia dele.
Mais uma vez, cantei o número e o nome deste parceiro de café aos fins-de-semana e também pude observar bem de perto o nosso actual PR, a esposa, os guarda-costas e uma multidão de jornalistas. Para além dos amigos e conhecidos que sempre se revê nestas ocasiões.
O resultado final deste referendo foi aquele que eu esperava. Mesmo até na minha freguesia onde regra geral os conservadores vencem folgadamente, o que dá para ver até que ponto a justeza do "SIM" foi bem assimilada pelos vários estratos da população.
Fiquei tão contente, mas também tão cansado, que nem fui celebrar para o Altis. Jantei já tarde com a família e amigos no Amoreiras, observando o que dava na TVI e gostei do que ia vendo e ouvindo. Há sempre uns deslizes verbais, mas o cômputo geral foi bom.
Agora, senhores Deputados, vamos a arregaçar as mangas que chegou a altura do vosso trabalho. Nós já fizemos a nossa parte.

O FURACÃO

Apesar do mau tempo não ter sido previsto ou anunciado, o certo é que lá para o norte do País a situação foi complicada devido à passagem do furacão Mendonça e houve um barco de razoável porte que não se aguentou e que foi ao fundo. A tripulação está a salvo e o comandante, apesar de encharcado, continua pronto para continuar ao leme. Aventuram-se no mar, é o que é...

10.2.07

O BIG-BROTHER

Através da Raposa Velha, tomamos conhecimento que a Câmara de Lisboa possibilita ao comum dos mortais a maneira de espiar quem visita, por exemplo, o Castelo de São Jorge, numa clara violação da privacidade e dos direitos e liberdades de cada um.
Realmente quem engendrou
isto não se lembrou que para além dos ladrões e prevaricadores (será que foi por causa deles que isto foi instalado?) também há simples cidadãos que não querem ser identificados ou controlados, que não gostam que se saiba onde-quando-como-com quem. Muito menos por qualquer um de nós.
Ó Carmona, vamos lá a restringir o uso das câmara e das imagens, ok?

8.2.07

O REGRESSO

Tudo indica que o Sr. Silva vai regressar à cena política.
Como já era esperado, o Presidente da República promulgou a Lei das Finanças Regionais. Quer dizer, era esperado mas só cá no continente e nos Açores, porque na Madeira ainda se pensava que o AJJ é que manda nos cubanos e que iria mover a sua influência partidária e acenar com o resultado eleitoral obtido na ilha para conseguir o impensável.
Claro que estes assuntos não são como as negociatas da bola e
aguarda-se a todo o momento que estale o verniz e que, a partir de hoje, se acabe o Senhor Presidente e regresse em força o Sr. Silva.
O populismo também vai estar de volta no seu melhor.

O OBJECTIVO: legal, raro e seguro

7.2.07

A FESTA

Acabei de chegar da festa do 3º aniversário do Blog do Belenenses, no D&D (antigo Drogaria Ideal) aqui na Lapa, simpático Bar que estava decorado a preceito com balões azuis, camisolas e cachecóis do Belém e um videowall que passava imagens antigas e actuais da vida deste Blog azul.
Com oferta dos tradicionais Pastéis de Belém (quantos pastéis queres comer hoje? - lia-se nas t-shirts) e drinks por conta de cada um, encontravam-se lá bastantes amigos do Blog a confraternizar com o Luciano Rodrigues e sua equipa: desde o Presidente do Clube a meros associados como eu, passando por um jovem Deputado e pelos famosos da Fúria Azul, claque oficial do clube que, na ocasião, recebeu uma simpática lembrança da equipa do Blog.
Eles ainda lá ficaram a curtir azul e, quando rebati o cartão, a conta apresentada pela minha despesa foi bastante simpática.
Ao Luciano e restantes consócios da equipa do Blog do Belenenses, votos de continuação, por muitos anos, da excelente qualidade informativa com que nos têm brindado.
Foi bonita a festa, pá...

O GALO

Não é que eu me delicie com a desgraça dos outros, mas fiquei contente qundo li que o Fiúza tinha adicionado mais um desaire à sua já longa colecção, fruto do célebre Caso Mateus.
Agora foi a Comissão Disciplinar da Liga que deliberou punir o Gil Vicente com a perca de 9 pontos por não ter comparecido aos 3 primeiros jogos da Liga de Honra, bem como a pagarem € 6.000 de multa, as despesas de arbitragem, os custos de organização do jogo que teriam que ter efectuado no campo do Estoril e ainda o valor da provável receita desse jogo.
Este Fiúza, o homem dos advogados e dos recursos, ainda vai ter uma estátua lá em Barcelos.

6.2.07

A ESTREIA

O amigo e camarada Rui Paulo Figueiredo iniciou hoje o Blog "Lisboa, quem te viu e quem te vê" , um espaço que se pretende que seja um meio de fomentar o debate sobre Lisboa e a actualidade e que esteja aberto à participação de autarcas e dirigentes socialistas.
Ao recém empossado Vereador da Câmara de Lisboa envio um abraço e faço votos de bons escritos que tragam novas ideias e que contribuam para uma outra visão alternativa para Lisboa.

A RAZÃO

Entrámos nos últimos dias de campanha eleitoral para o Referendo. Pouco mais há para argumentar, mas ainda se pode fazer algo mais pelo "SIM". Principalmente junto dos indecisos e daqueles que estão agora a meditar na recente mensagem deixada pelos líderes da direita: "votamos não, mas discordamos dos julgamentos e condenações das mulheres. Terá que se pensar como mudar a lei".
Uma grande treta, é o que isto é. Como frisou Maria de Belém Roseira, isso é como ser a favor da Inquisição mas não querer as fogueiras.
É outra incongruência de quem já não tem mais para dar (do pouco que tinha) e que, em desepero de causa, se agarra a argumentos falaciosos para tentar virar o sentido de voto de muita gente que habitualmente vota na direita e que, no referendo, vai votar no "SIM".
José Sócrates já deu públicamente a resposta, deixando muito claro que, se o não ganhar, a lei fica como está e a IVG continuará a ser crime. Isto é, escusam de equacionar outros cenários, porque o que a direita diz não se escreve.
Se o não ganhar, continuará o negócio dos abortos clandestinos. E continuará a "ida às compras" a Espanha e a Inglaterra de quem $$$ pode evitar os riscos.
Para acabar com esta situação só nos resta explicar, a quem ainda não entendeu, que no próximo Domingo só há uma via: votar "SIM", independentemente de credos, religiões, políticas ou clubites.

5.2.07

O CARTAZ

Eu quero lá saber se o cartaz da Comissão Nacional de Eleições a anunciar o referendo do próximo Domingo tem um boneco parecido com o do Bloco de Esquerda.
Eu quero é que o afixem de norte a sul do País para que o Povo se sensibilize para a importância de se ter que ir votar neste referendo.
A abstenção prejudica o "SIM", pelo que cabe-nos também a nós, apoiantes e defensores da Despenalização da IVG, publicitar a importância de se ir votar.
Domigo, dia 11....todos a Votos.
E, por uma questão de justiça, que a maioria vote no "SIM". Eu voto!!!

4.2.07

A CALDEIRADA

Bem apurada e com as mais diversas espécies de peixe. Era o que deveria ter sido o almoço com o meu amigo vitorriano Carlos Castro se tivéssemos ido à cidade do Sado ver o jogo entre as equipas dos nossos clubes, em mais uma salutar jornada de convívio e camaradagem.
Teve que ficar para a próxima, pois já havia um almoço préviamente agendado e que não podia ser desmarcado. E de seguida, a presença obrigatória na sessão pelo "
SIM" no CCB.
Gostei do resultado final. Tanto o do
jogo, como o da sessão.

A JANELA

Nicolau Santos contou-nos recentemente no "Expresso on-line" uma história que ouviu algures:
Um cidadão português, que sempre desejou ter uma casa com vista para o Tejo, descobriu finalmente umas águas-furtadas algures numa das colinas de Lisboa que cumpria essa condição. No entanto, uma das assoalhadas não tinha janela.
Falou então com um arquitecto amigo para que ele fizesse o projecto e o entregasse à câmara de Lisboa, para obter a respectiva autorização para a obra. O amigo dissuadiu-o logo: que demoraria bastantes meses ou mesmo anos a obter uma resposta e que, no final, ela seria negativa. No entanto, acrescentou, ele resolveria o problema. Assim, numa sexta-feira ao fim da tarde, uma equipa de pedreiros entrou na referida casa, abriu a janela, colocou os vidros e pintou a fachada. O arquitecto tirou então fotos do exterior, onde se via a nova janela e endereçou um pedido à CML, solicitando que fosse permitido ao proprietário fechar a dita cuja janela. Passado alguns meses, a resposta chegou e era avassaladora: invocando um extenso número de artigos dos mais diversos códigos, os serviços da câmara davam um rotundo não à pretensão do proprietário de fechar a dita cuja janela.
E assim, o dono da casa não só ganhou uma janela nova, como ficou com toda a argumentação jurídica para rebater alguém que, algum dia, se atreva a vir dizer-lhe que tem de fechar a janela!

A PESQUISA

3.2.07

A DECLARAÇÃO

Têm sido muito comentadas e criticadas as declarações do Ministro da Economia aos chineses sobre os salários em Portugal. Quem está cá não entendeu, ou não quer entender, o que foi (e porque foi) dito lá.
Na minha óptica, é a diferença entre "pouco" e "menos" que está no centro da questão.
O que Manuel Pinho disse é que cá ganha-se menos que na média dos países europeus. O que não é mentira nenhuma, para nossa infelicidade. Todos sabemos que se ganha muito abaixo deles.
Não é preciso comparar salários de gestores, de quadros de empresas ou técnicos qualificados, basta simplesmente comparar o salário mínimo de Portugal com o de Espanha ou França. Dá logo para verificar que cá se ganha menos do que lá.
Refira-se também a emigração, que ainda hoje leva muitos Portugueses a trabalhar na estranja. Será por estarem fartos disto? Claro que não, mas simplesmente porque cá se ganha menos do que lá.
Mas se se entende que ganhar menos é sinónimo de ganhar pouco, então resta-nos criticar o Ministro e mostrarmo-nos agradecidos aos milhares de imigrantes brasileiros, ucranianos, romenos e africanos que vêm para cá trabalhar, na ilusão de que cá se ganha muito bem.
E esperar que os chineses se interessem ainda mais por isto.

2.2.07

A PRODUÇÃO

Já está disponível nas lojas de todo o Mundo o Windows Vista, o novo sistema operativo da Microsoft, cujo preço legal varia consoante o País.
Na China, por exemplo, o preço do Vista anda à volta de 2.000 wan (cerca de 200 euros ou 264 dolares) mas em cidades como Xangai, o coração financeiro da China, os vendedores oferecem nas ruas cópias ilegais por 1 euro, admitiu o jornal oficial Shanghai Daily.
Ó sr. Ministro, isto é que é produzir a baixo custo...e sem a ASAE a chatear.

A SONDAGEM

Quando se noticía que o povo lisboeta quer eleições intercalares para a edilidade e que escolhe João Soares e Santana Lopes como os melhores candidatos às mesmas, pergunto-me a mim mesmo se essa gente não tem memória.
Claro que têm, pelo que me dá a sensação que esta sondagem foi encomendada a preceito.
Compreendo perfeitamente que isto anda tudo muito morno, pois a governação de Sócrates já pouca luta dá, a campanha para o referendo da IVG não sai do mesmo entre as 2 partes em confronto e sómente as notícias relacionadas com a Câmara de Lisboa poderão agitar as águas.
Mas...avançar com estes 2 nomes, só se fôr para animar a malta. Tipo Rádio Nostalgia. Só pode ser isso.

1.2.07

A AUSÊNCIA

Não, não fui na comitiva do nosso Primeiro à China. Nem sequer estive doente. Nem estou a preparar a minha candidatura à Câmara de Lisboa, caso haja eleições intercalares. Nada disso.
Estes dias de ausência blogueira deveram-se a um acréscimo da actividade profissional e à participação diária em actividades da campanha pelo "SIM".
Aos que me mandaram SMS e aos que tiveram mesmo o descaramento de me ligar, fica aqui um abraço. Para os que ficaram indiferentes (muitos, imensos, uma multidão) fica outro.