3.2.07

A DECLARAÇÃO

Têm sido muito comentadas e criticadas as declarações do Ministro da Economia aos chineses sobre os salários em Portugal. Quem está cá não entendeu, ou não quer entender, o que foi (e porque foi) dito lá.
Na minha óptica, é a diferença entre "pouco" e "menos" que está no centro da questão.
O que Manuel Pinho disse é que cá ganha-se menos que na média dos países europeus. O que não é mentira nenhuma, para nossa infelicidade. Todos sabemos que se ganha muito abaixo deles.
Não é preciso comparar salários de gestores, de quadros de empresas ou técnicos qualificados, basta simplesmente comparar o salário mínimo de Portugal com o de Espanha ou França. Dá logo para verificar que cá se ganha menos do que lá.
Refira-se também a emigração, que ainda hoje leva muitos Portugueses a trabalhar na estranja. Será por estarem fartos disto? Claro que não, mas simplesmente porque cá se ganha menos do que lá.
Mas se se entende que ganhar menos é sinónimo de ganhar pouco, então resta-nos criticar o Ministro e mostrarmo-nos agradecidos aos milhares de imigrantes brasileiros, ucranianos, romenos e africanos que vêm para cá trabalhar, na ilusão de que cá se ganha muito bem.
E esperar que os chineses se interessem ainda mais por isto.

Sem comentários: