12.4.07

O CÓDIGO

De acordo com a notícia da Lusa, os autores de «blogs» devem aplicar um «código de conduta» para alertar os leitores para, por exemplo, uma eventual utilização de linguagem imprópria, conforme sugere o autor do «Código de Conduta para Bloggers», um guia que está online a partir desta semana.
Tim O`Reilly, editor de vários livros de programação informática e defensor do software livre e código aberto, aconselha os autores dos «blogs» a apagar os comentários ofensivos bem como a bloquear a possibilidade de deixar comentários anónimos.
Contudo, para os «blogs» em que se pode deixar qualquer tipo de comentário, O`Reilly considera que se deve criar um aviso tipo «vale tudo» para que os leitores fiquem a saber que poderão deparar-se com comentários ofensivos ou com linguagem menos correcta.
«Não nos responsabilizamos pelos comentários de nenhum blogger, e quando as discussões aquecem avisamos que podem aqui ser encontrados comentários ofensivos e linguagem imprópria. Participe neste blog por sua própria conta e risco», é o texto que deve constar deste tipo de blogs, defende O`Reilly, que colocou o código à disposição dos bloggers de todo o mundo
aqui onde se pode sugerir correcções, avaliar e comentar o código.

Sem comentários: