16.1.07

O RETRATO

Ainda a propósito dos "Grandes Portugueses" liga-me um amigo a dar conta da sua preplexidade por alguns nomes que estão incluídos na listagem final dos 100 mais votados.
Pior que isso, dizia ele, eram os que não estavam e que deviam constar.

"Manipulação, bradava ele. Anunciem-se os votos que cada um obteve e também os dos que foram excluídos."
Bastante indignado com a exclusão do Camilo (estejam descansados porque não se referia ao Oliveira) e de 2 nomes que recentemente mostraram que tinham milhares e milhares de admiradores.
Mencionava ele o Poeta e político Manuel Alegre que angariou mais de um milhão de votos nas presidenciais e do pintor Amadeu Souza-Cardoso que arrastou mais de cem mil visitantes para ver a sua exposição.
Onde estavam os votos dessas pessoas? Em quem terão votado esses admiradores de tão distintos Portugueses? Em João Ferreira Annes de Almeida ou no Padre António Andrade?
É o retrato do País que temos. E algo surrealista - rematou o meu amigo.

3 comentários:

Unknown disse...

De facto, há coisas muito estranhas nesta "votação". Porque raio não fizeram o que deviam ter feito? Seleccionavam umas dezenas ou centenas de especialistas da mais variadas áreas e era esse juri que decidia. Tudo era mais claro e menos boatos de manipulação surgiriam. Que raio, até um gajo dos morangos com açúcar aparece, e nem é dos mais conhecidos???

LRC disse...

Concordo plenamente consigo, caro Luciano. Seria muito mais lógico darem-nos um leque de figuras com prestígio e o processo seria muito mais transparente. Além disso, porquê esconder o número de votos atríbuidos pela "votação" popular a cada um deles?

Marta Brito disse...

A base deste programa está podre, além de todas as questões (bem colocadas!) que raio de ideia é esta do "melhor portugues". Como pode haver um unico melhor portugues em tantos anos de história?

A questão que colocou dos resultados viciados é muito pertinente... colocar Salazar ao lado de Cunhal é bom para gerar audiências, Odete Santos a defender cunhal ainda é melhor...

um pouco mais de senso na escolha das grelhas por favor´