20.1.07

O FILME

Num amanhecer de Agosto de 1978, o realizador de cinema francês Claude Lelouch montou uma câmara de filmar giroscópica no pára-choques da frente de um Ferrari 275 GTB e com a colaboração de um amigo e Piloto profissional de F1 o carro foi conduzido a um ritmo alucinante "de qualificação" pelas artérias de Paris .
O Filme foi limitado, por razões técnicas, a apenas 10 minutos de duração e o percurso inicia-se na Porte Dauphine, passa pelo Louvre, e acaba na Basílica de Sacre Coeur. Nenhuma rua foi encerrada nem especialmente preparada e Claude Lelouch fez o filme sem autorização.
O Piloto, cujo nome nunca foi revelado, completou o percurso em cerca de 9 minutos, atingindo velocidades de 250 Km/h nalguns pontos do percurso. O filme mostra também algumas passagens de sinais vermelhos, tangentes a peões e condução em contra-mão em artérias de sentido único.
Na sequência da projecção pública do filme a que foi dado o nome C'etait un rendezvous o realizador Claude Lelouch foi preso mas nunca revelou a identidade do condutor e o filme passou à clandestinidade até ter sido editado em DVD há uns anos atrás.
Mais perigoso que Nurburbring, um espanto para quem gosta de Automóveis, uma pérola para os Ferraristas e um achado para os Cinéfilos, este filme tem som, demora quase 9 minutos e basta clicar aqui para vê-lo.

Boa viagem e...apertem o cinto.

2 comentários:

G.R. disse...

Este filme é bestial. Depois de o ver, estive a pesquisar na Internet e encontrei outro onde Claude Lelouch afirma que o percurso foi realizado com ele ao volante de um Mercedes. Porém, mais tarde, voltou a realizar a proeza, desta vez com um Ferrari, só para gravar o som.
Não me parece, mas…
Abraço!

LRC disse...

Caro G.R., também encontrei essa informação e até a fotografia do mercedes com a câmara de filmar presa na grelha da frente.
Abraço.