30.11.07

VINGANÇA

Muitos autarcas da Oposição não gostaram da Lei das Finanças Locais gisada por António Costa enquanto Ministro da Administração Interna. Ainda hoje não entendem que a gestão da coisa pública tem mesmo que ser rigorosa e disciplinada.

Daí me parecer que este bota-abaixo orquestrado, sem pés nem cabeça, pelo PPD/PSD tem também e acima de tudo, um sabor vingativo, pois os principais intervenientes são autarcas de topo:

Carlos Carreiras, Líder da Distrital de Lisboa, é Vice-Presidente da Câmara de Cascais,

Ribau Esteves, Secretário-Geral Nacional, é Presidente da Câmara de Ílhavo,

Luís Filipe Menezes é Presidente da Câmara de Gaia, a autarquia mais endividada do País e cujo modelo de gestão, pelos vistos, Menezes quer ver aplicado em Lisboa.

Coincidências...

EMPATAS

Se o tempo estivesse convidativo, teria ido com o meu amigo CMC até Setúbal para vermos os nossos clubes em acção, ao que se seguiria um delicioso choco frito.
Ficámos por cá, recolhidos, e o resultado final contentou ambas as partes (presumo eu) conforme se pode ver aqui.
Ai, Belém, Belém, e vão cinco empates consecutivos. Talvez agora com o Natal...

ANÁLISES

Analisando a actual situação na Câmara Municipal de Lisboa, provocada pelo PPD e pelo PSD, muito tenho lido na Blogosfera, mas destaco dois escritos pela sua lucidez :

este, no Jumento (...Isto não é fazer política autárquica, é praticar terrorismo eleitoralista, ainda por cima usando abusivamente uma maioria mantida de forma manhosa...)

e este, no Palavra Aberta (...O PPD não pode assobiar para o lado, como se não tivesse nenhuma responsabilidade no estado deplorável em que se encontram os cofres da autarquia e o estado da cidade...)

Por outro lado, este do Barbeiro deixou-me um pouco confuso (...Em que gaveta estará guardado o plano B, necessariamente elaborado sabendo-se à partida com o que se contava, que permita avançar soluções para o impasse?)

Uma coisa é certa: estamos todos a assistir ao PPD/PSD ao seu mais baixo nível. Pelo menos em Lisboa.

29.11.07

SOCIALITE CLANDESTINA

Ora aí está uma notícia. Depois de, anos a fio, me andarem a mostrar "impostoras" do auto-denominado jet-set, que usam roupa emprestada pelas marcas ou que não faltam a nenhuma vernisage para poderem poupar nas refeições, eis que, numa altura em que se volta a falar de crises, apertos, pobrezas, falências e eu sei lá que mais, nos deram a conhecer a mulher mais rica de Portugal.
E não foi através de nenhuma daquelas revistas cor-de-rosa em que (diz-se) tem que se pagar para ter direito à publicação de uma foto e respectiva legenda.
Esta sim, a Senhora Dona Maria do Carmo tem pinta . E, pelos vistos e lidos, tem gostos caros e requintados e, condição sine qua non, dinheiro para os ter.
Qualquer coincidência com Lilis, Babás, Cinhas & companhia é pura semelhança.

28.11.07

VAI AQUECER

"Não podemos excluir qualquer cenário", disse hoje António Costa, em conferência de imprensa, quando questionado sobre se pondera demitir-se de Presidente da CML, caso o empréstimo de 500 milhões de euros aprovado hoje em reunião de Câmara (com os votos contra do PSD/PPD) não seja viabilizado pela Assembleia Municipal na próxima 3ª feira.

ADVOGADOS

Pedro Biscaia, amigo e camarada de outras lides, é o candidato da Lista D ao Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, cujas eleições se realizam 6ª feira, em simultâneo com a escolha do futuro Bastonário.
Confiante na vitória, conforme se pode ler nesta
entrevista, Pedro Biscaia está decidido a alterar muita coisa. Conhecendo-o como conheço, não demorará muito a pôr em prática as promessas eleitorais, ele e a equipa que o acompanha nesta caminhada, que espero seja bem sucedida.

27.11.07

IRRESPONSABILIDADE

A Assembleia Municipal de Lisboa, de maioria PSD, chumbou hoje a proposta da Câmara para aumentar em 0,1% a taxa do IMI a aplicar em 2008.
São 9 milhões de euros que não poderão ser investidos na cidade, pela simples razão de que não entram nos cofres.
E quem não tem...não pode gastar. Ou por outra, pode. Como o fizeram os 2 anteriores Presidentes, Santana Lopes e Carmona Rodrigues, ambos PSD: gasta-se e não se paga e quem vier a seguir que se aguente.
Tão simples e tão irresponsável.

LIGAÇÕES

A teoria dos Seis Graus de Separação afirma algo muito simples: qualquer pessoa do planeta está ligada com qualquer outra através de uma cadeia de conhecidos, com não mais de cinco pontos de união.
Isto é, bastam seis passos, seis graus, para ligar 2 pessoas.

26.11.07

PREMONITÓRIO

A saúde é um estado transitório


que não augura nada de bom.


Eduardo Barroso

ENJOO

Não sei o que se passa lá para as bandas do meu Belém, mas 4 empates consecutivos já começam a enjoar e não animam muito as hostes, pese embora um deles tenha sido em casa dos Dragões.
Ontem foi o que se
viu e eu só não estranhei muito o espectáculo que me estavam a proporcionar porque a selecção nacional jogou 2 vezes na última semana e era como se fosse um "deja vu": para o lado, para trás, parado, devagar...para fora.
Olha que raio de comparação...!

COMEÇOU MESMO


25.11.07

ENTREVISTA

[Sócrates] é mesmo o anti-Guterres no sentido de que ele é um homem de extrema determinação e que sabe o que quer. Tem coragem para dizer as coisas e fazer frente às dificuldades. Nestes dois anos, parece que isto é uma coisa que toda a gente pode reconhecer de boa-fé, ele teve uma herança terrível. O País estava numa situação caótica e ele conseguiu endireitar as contas públicas, reduzir o défice.

Mário Soares, em entrevista ao DN. De leitura obrigatória.

SORTEIO (1)

Com contrato válido até Julho de 2008, Scolari não sabe se irá comandar a Selecção portuguesa na qualificação para o Mundial-2010, cujos jogos só começam em Setembro de 2008. No entanto, não deixou de se mostrar optimista sobre o grupo de Portugal. Pudera, já lhe cheira a continuação do party-time.

A DÚVIDA


Ainda hoje, décadas passadas, àquele meu amigo custa a acreditar que eles estiveram lá.
Crê ele que os estúdios cinematográficos americanos engendraram aquilo tudo, da mesma maneira que nos impigiram a Guerra das Estrelas ou outra super-produção qualquer.
Não lhe dou nem lhe tiro a razão. Mas é uma teoria que, passados estes anos todos, me dá que pensar.

CANAL-DVD

Hoje escolhi este clássico.

Pela enésima vez.

Vai passar à hora que me apetecer.

A INVEJA

Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos.

24.11.07

O PEANUT




Cachorrito de 4 meses, eis o meu primeiro "neto", Labrador de gema.

Parabéns à Célia e ao Hugo.

Mais uma prenda que eu tenho que comprar no Natal...

GENTE

E posto que viver me é excelente


cada vez gosto mais de menos gente.


(post dedicado à São)

23.11.07

LIVRO

Foi com muita pena que não pude aceder ao convite que a minha camarada Marta Rebelo me endereçou para estar presente no lançamento do seu último livro "Descentralização e Justa Repartição de Recursos entre o Estado e as Autarquias Locais", editado pela Almedina e em que esta brilhante fiscalista nos dá a conhecer a sua tese de mestrado.
Fica prometido que no próximo não falto.

DITADURAS

Através do barbeiro fiquei a saber do excelente trabalho que o Pedro Correia está a fazer sobre os Ditadores de África (já mencionou 8) que vêm a Lisboa participar na Cimeira de Dezembro próximo.
O único que quase diáriamente ouvimos mencionar é Robert Mugabe do Zimbabué, porque os britânicos, apesar de terem toda a razão, conseguiram agitar as águas e levar a corrente para esse lado.
Contudo, não nos podemos esquecer dos outros e, em especial, do Darfur, essa terra do Sudão, que é massacrado por aquele que por muitos é considerado o maior tirano ainda vivo: Omar al-Bashir.
Que a memória não seja curta, nem a visão distorcida.

22.11.07

NO SÍTIO

"Usarei dos instrumentos legítimos – como cidadã, militante do PS e autarca – ao meu alcance para romper a impunidade, prepotência e desrespeito da REN e fazer cumprir as regras básicas de funcionamento de um Estado de Direito.
Saberei questionar quem de direito sobre a tutela e respectiva responsabilidade política deste caso."

Maria de Fátima Campos
Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão (Sintra)

Vale a pena ler este texto da autarca que, na sua luta contra a Rede Eléctrica Nacional e em defesa dos direitos e da saúde dos seus fregueses, vai conquistando a admiração de muitos e muitos Portugueses.

A não perder as próximas audiências no Tribunal. Até ao desfecho (mais que esperado) final.

21.11.07

AI, PORTUGAL

Acabou o jogo e safámo-nos mesmo à justa. Se a derrota também servisse, acho que tinhamos mesmo perdido o jogo. A festa, pelo que se via na TV, era feita "com cara de quem tinha mesmo que a fazer".
Desliguei o som e coloquei a rodar o Jorge Palma:


Ai, Portugal, Portugal
De que é que tu estás à espera?

Era o que me ia na cabeça. Isso e o "deixa-me rir..."

20.11.07

SEIS CHAPÉUS

O método dos seis chapéus criado por Edward de Bono é um modelo de raciocínio utilizado para explorar diferentes perspectivas para delinear uma estratégia numa situação complexa. Utiliza-se em situações de discussões em grupo :

uma pessoa apresenta os factos do caso (chapéu branco, visão neutra),

outra gera ideias sobre o modo como o caso pode ser tratado (chapéu verde, pensamento criativo),

enquanto a seguir uma outra lista as vantagens (chapéu amarelo, optimista)

e uma outra lista as desvantagens (chapéu preto, o advogado do diabo).

Depois deste processo, há um elemento que sumariza as tendência de opinião sobre as várias alternativas em análise (chapeu vermelho, conciliação)

e finalmente, o último membro sistematiza a discussão e encerra a reunião (chapéu azul, consenso).
Técnica especialmente aconselhada para sessões de criatividade. Uma vez que todos os membros têm um papel definido, a discussão pode ser franca e aberta, anulando-se a tendência para a personalização das críticas.
Quem pretender aprofundar este tema pode consultar:
http://www.edwdebono.com/

Post retirado, com a devida vénia, do Blog de Marisa Jamaica

19.11.07

OBRIGATÓRIO

Andou escondida dois anos e só agora, em cima da hora, é que foi publicitada esta lei.
Tenho mesmo que ir tratar deste assunto nos próximos dias.
De certeza que, à boa maneira portuguesa, com lei nova a ser tratada em organismo novo, vai ser uma confusão...e filas enormes. Ou se calhar não.

A CLASSIFICAÇÃO























001 - Whitney Houston - I Will Always Love You
002 - Elvis Presley - Love Me Tender
003 - Celine Dion - My Heart Will Go On
004 - Journey - Open Arms
005 - Paul McCartney - Maybe I’m Amazed
006 - Righteous Brothers - Unchained Melody
007 - Lionel Richie (With Diana Ross) - Endless Love
008 - Elton John - Your Song
009 - Jackson Five - I’ll Be There
010 - Aerosmith - I Don’t Want To Miss A Thing
011 - Etta James - At Last
012 - Bee Gees - How Deep Is Your Love
013 - Sinead O’connor - Nothing Compares 2 U
014 - Olivia Newton John - I Honestly Love You
015 - Billy Joel - She’s Got A Way
016 - Frank Sinatra - Fly Me To The Moon
017 - Faith Hill - Breathe
018 - Peter Gabriel - In Your Eyes
019 - Chicago - If You Leave Me Now
020 - Sonny & Cher - I Got You Babe

021 - Olivia Newton - John (With John Travolta) - You’re The One That I Want
022 - Neil Diamond (With Barbra Streisand) - You Don’t Bring Me Flowers
023 - Natalie Cole & Nat King Cole - Unforgettable
024 - Eric Clapton - Wonderful Tonight
025 - Joe ~censored~ - You Are So Beautiful
026 - Styx - Babe
027 - Rod Stewart - You’re In My Heart (The Final Acclaim)
028 - Marvin Gaye - Let’s Get It On
029 - Willie Nelson - Always On My Mind
030 - Celine Dion - Because You Loved Me
031 - Stevie Wonder - You Are The Sunshine Of My Life
032 - John Lennon - Woman
033 - Bryan Adams - Everything I Do (I Do It For You)
034 - Reo Speedwagon - Keep On Loving You
035 - Carpenters - Superstar
036 - Barry White - You’re The First, The Last, My Everything
037 - No Doubt - Don’t Speak
038 - Madonna - Crazy For You
039 - Bon Jovi - I’ll Be There For You
040 - Shania Twain - You’re Still The One

041 - Kiss - Beth
042 - Meat Loaf - I’d Do Anything For Love
043 - Extreme - More Than Words
044 - Bill Medley & Jennifer Warnes - Time Of My Life (I’ve Had)
045 - Toni Braxton - Un - Break My Heart
046 - Al Green - Let’s Stay Together
047 - Prince - I Would Die 4 U
048 - Sade - By Your Side
049 - Bonnie Raitt - Make You Love Me
050 - Atlantic Starr - Always
051 - Janet Jackson - That’s The Way Love Goes
052 - Def Leppard - Love Bites
053 - Barry Manilow - MAndy
054 - Alicia Keys - Fallin’
055 - Pretenders - I’ll Stand By You
056 - Roberta Flack - First Time Ever I Saw Your Face
057 - Foreigner - I Want To Know What Love Is
058 - The Emotions - Best Of My Love
059 - Journey - FaithfullyB
060 - Commodores - Three Times A Lady
061 - Heart - Alone
062 - Mr. Big - To Be With You
063 - Leann Rimes - How Do I Live
064 - Modern English - Melt With You
065 - Luther Vandross - Here & Now
066 - Goo Goo Dolls - Iris
067 - Bangles - Eternal Flame
068 - Boston - More Than A Feeling
069 - Inxs - Never Tear Us Apart
070 - David Cassidy - I Think I Love You
071 - Led Zepplin - Whole Lotta Love
072 - Captain & Tennille - Love Will Keep Us Together
073 - Vanessa Williams - Save The Best For Last
074 - Chaka Khan - I Feel For You
075 - Peter Frampton - Baby, I Love Your Way
076 - Donna Summer - Love To Love You Baby
077 - Lisa Lisa & Cult Jam (Feat Full Force) - All Cried Out
078 - Edwin McCain - I’ll Be
079 - Guns N’ Roses - Sweet Child O’ Mine
080 - Dolly Parton & Kenny Rogers - Islands In The Stream
081 - Bonnie Tyler - Total Eclipse Of The Heart
082 - Chris Isaak - Wicked Game
083 - Boyz II Men - I’ll Make Love To You
084 - Cyndi Lauper - Time After Time
085 - George Michael, Wham! - Careless Whisper
086 - Bruce Springsteen - Secret Garden
087 - Whitesnake - Is This Love
088 - Dido - Thank You
089 - Cheap Trick - I Want You To Want Me
090 - Brian McKnight - Back At One
091 - Elvis Costello - Alison
092 - Air Supply - All Out Of Love
093 - Pat Benatar - We Belong
094 - Nsync - This I Promise You
095 - Roxette - It Must Have Been Love
096 - Andy Gibb & The Bee Gees - I Just Want To Be Your Everything
097 - Ricky Martin - Nobody Wants To Be Lonely
098 - Ll Cool J - I Need Love
099 - Enrique Iglesias - Hero
100 - Poison - Every Rose Has It’s Thorn

18.11.07

A UNIDADE

Desde a primeira vez que lá fui que a Bélgica me fascinou.
Bruxelas, Bruges, Gent, tudo me encantou. Foram eles mesmo quem me contaram as rivalidades entre os súbditos, Valões para um lado, Flamengos para outro e Bruxelenses no meio.
Fico cada dia mais espectante no que é que
isto pode vir a dar. Há quem fale em desagregação.
Em tempos de unidade europeia, com um novo Tratado, será talvez tempo para solucionar também o problema belga. A bem da Europa.

NATAL

Ao fim de 3 anos, a famosa Árvore patrocinada pelo BCP saiu da Capital e plantou-se na Invicta.
Contentes, não estão?
Então esperem para ver o transtorno provocado pelas intermináveis filas de carros e pelas excurções organizadas que chegam de tudo o que é sítio.
Então, Boas Festas.

TRANSMONTANOS

17.11.07

MUITO FRIO

Foi de aflitos e sem qualquer classe. Diria mesmo que foi confrangedor.
A jogar daquela maneira, foram justas as assobiadelas que os nossos jogadores levaram dos espectadores que pagaram para suportar o frio no Estádio de Leiria.
Mas, se eles jogam razoavelmente bem nos clubes onde actuam, porquê tamanha diferença de performance, quando estão na selecção?
Acho que os assobios não eram só para eles. Nota-se que a selecção é mesmo um part-time. Melhor, um party-time.

4ª feira é o último jogo e vai ser decisivo. Tenhamos fé.

SOIRÉE

Hoje, no "meu" canal-dvd vai dar este.

Sem hora marcada.

Quando apetecer.

Em reprise.

LEITURAS

Este fim de semana vou folhear o livro de Roy Stuart, editado pela Taschen.

O que se pode fazer com uma máquina nas mãos.
E com talento.

Outros olhares...

16.11.07

CONTABILIDADE

O passivo, acumulado e deixado a 31 de Julho por 6 anos de gestão laranja na Câmara Municipal de Lisboa, ultrapassa os 1.400 Milhões de Euros.
Não soa a um número grande, mas é um grande número. Como já exempleficou o Presidente António Costa, se cada chinês contribuísse com 1 euro, mesmo assim não chegava para pagar.
Só com a gestão normal e corrente da CML, 95% da receita gerada fica logo "cativa" para assumir compromissos, sobrando assim sómente 5% para o investimento da autarquia.
Imaginação e gestão rigorosa terão mesmo que ser o apanágio deste executivo camarário.
Fazem muito bem em aumentar o IMI, de 0,7% para 0,8%. Não se vai sentir (são menos umas bicas e uns cigarros) e garante-se a entrada de 9 milhões, que bem falta fazem.
Incide sobre os Lisboetas? Claro que sim, então o município é onde? Mas uma coisa é certa, só paga quem é proprietário, como sempre aconteceu.
Taxa máxima? Pois é, mas basta olhar para os restantes concelhos da Área Metropolitana e constata-se que já quase todos a aplicam, com especial relevo para as câmaras geridas pela CDU que em Lisboa, pasme-se, até se opõe, vá-se lá saber porquê.
E espera-se que a Assembleia Municipal aprove a proposta para a duplicação do valor do IMI para os fogos devolutos. Quem é proprietário e não aluga, é porque tem posses e não precisa de rendimento. Que pague por isso!

15.11.07

O BRINQUEDO

Graças ao Sr. Carrapatoso (que na sua luta diária contra o filho do Sr. Belmiro e contra o Sr. Brava tem que usar todos os meios para atingir os seus fins) consegui baixar o tarifário e ter um novo telemóvel.
Aliás, deixei de ter um telemóvel que até tirava fotografias e passei a ter um PPC (vulgo PDA) que é um aparelho que até tem um telemóvel para a gente poder fazer chamadas.
Espectacular : com Windows e GPS/Tom-Tom. O palito é que atrapalha um pouco...mas a gente habitua-se.
Até parece que voltei aos meus tempos de miúdo, com um brinquedo novo para me entreter.
O manual de instruções parece um curso académico, mas tem que ser. Como se eu não tivesse mais nada para fazer. Uff!!!

14.11.07

BOTICÁRIO

Uma das coisas com que eu mais embirro é quando recebo na caixa de e-mail os famosos "spams".
E entre eles, os inúmeros "enlarge your penis" ou então os "be a viril man".
E como se isso já não bastasse, agora aparece a venda tipo catálogo, com as imagens dos artigos.
Habituemo-nos então a conviver com estas farmácias on-line, sem fronteiras, sem receitas, sem controle médico ou farmacêutico.
A evitar a todo o custo.

12.11.07

ANGELINA JOLIE

"A beleza oferece à nossa imaginação a oportunidade de uma satisfação inteiramente desinteressada."

Kant

11.11.07

OS PEÕES

Quando li esta notícia, veio-me à memória as situações que vejo diáriamente por toda a cidade. São verdadeiros actos irreflectidos e que, quando por azar dão para o torto, aqui d'el-rei que os automobilistas são umas bestas.
Então, e que tal uma vigilância mais apertada aos peões, a exemplo da que se faz, e bem, aos automobilistas? E um incremento das multas aos peões, à vista de todos, para servir de exemplo e disciplinar atitudes? E que tal começar a tocar a todos?

SÃO MARTINHO

Hoje vou até ao Terreiro do Paço (que ao Domingo é das pessoas) ver o maior assador de castanhas do mundo (a caminho do Guinness) vindo expressamente de Vinhais, acompanhado de milhares de kilos de castanhas.
Para lá da muita e esperada animação, também haverá prova de 100 marcas de vinho.
Vou fazer o trajecto no amarelo da carris acompanhado da minha Cybershot, sempre pronta a disparar.
Vai ser de arromba.

KING SIZE

De Espanha, por vezes, vem bom vento.
Como se viu aqui.

10.11.07

A PERGUNTA

"O líder do CDS/PP mandou digitalizar uma montanha de documentos que estavam no seu gabinete de ministro da Defesa, apenas uma semana antes das eleições gerais que o afastaram do poder, em 2005".

QUEM PAGOU ?

A NOTÍCIA


AS SÉRIES

Chegou o fim-de-semana.
Deitar tarde e tarde erguer é coisa que se pode fazer.
Altura para poder ver (e rever) até fartar as séries que mais gosto. Sem recorrer à TV Cabo ou estar preso a horários. Viva o DVD !