30.5.07

A CANDIDATA

Transcrição integral do "20minutos.es online":

La joven belga de 24 años, Tania Derveaux, candidata al senado por parte del partido NEE, prometió a principios de semana que realizaría una felación a los primeros 40.000 votantes que se inscribiesen en la lista que habían colgado en su página web.
Esta propuesta innovadora dejó con ganas de más a sus votantes, que le remitieron numerosos correos electrónicos pidiéndole que en lugar de 400.000 jobs (trabajos), les ofreciera 400.000 blowjobs (felaciones).
La candidata accedió a cambiar el programa electoral, restando un cero a la cantidad ofertada inicialmente: "donde dije 400.000 trabajos, digo 40.000 felaciones."
"Después de recibir más de 100.000 registros para cambiar el voto por felación ha declarado públicamente que todo era mentira con el fin de demostrar que todos los partidos pueden prometer e incumplir sus promesas."


29.5.07

O TREZE

Diz-nos o Zé Alfacinha que à dúzia é mais barato, referindo-se ao número de actuais candidatos às eleições para a Câmara de Lisboa. Comentei então que só faltava a Carmelinda Pereira do POUS, e assim seriam 13 à mesa. Não resisto a publicar a resposta :

Epá !!! Treze não que dá azar ...
O melhor era o Carmona ir dentro antes do dia 15...
Ou o Costa ser chamado de emergência ao Governo, para substituir o PM, enquanto o Sócrates tenta terminar a sua licenciatura...
Ou o Sá Fernandes interpôr uma providência cautelar contra a lista apresentada pelos Revulcionários Bolcheviques do Bloco de Esquerda...
Ou o Negrão ser afastado da corrida pelo Marques Mendes, aquando do Congresso do PSD ...
Ou as Assinaturas da Roseta serem falsificadas...
Ou o Rúben ficar bloqueado numa qualquer estação fluvial da margem Sul, vítima de uma Greve Geral nos Cacilheiros ...
Ou o Manel Monteiro ser convidado pelo Paulo Portas para integrar as listas do PP ...
Ou o Garcia Pereira mostrar-se indisponível, por se encontrar a defender judicialmente o Carmona...
Ou o Câmara Pereira ser convidado para compôr o novo Hino do Belenenses...

Enfim.... Qualquer coisa ... Treze é que Não !!!

27.5.07

A DERROTA

Estava escrito, tínhamos que perder a final.
Não foi um bom jogo, mas foi um óptimo dia de festa, em que me vi cercado de lagartos por todos os lados, apesar de estar na bancada azul.
Só num jogo entre clubes e adeptos civilizados é que esta cohabitação seria possível. A bem da verdade, só à minha conta levei 4, nos 6 bilhetes a que tivemos direito cá em casa.
Mas ainda bem que eles ganharam, pois com estas alterações todas que o Correia de Campos andou a fazer, tenho sérias dúvidas se os serviços de urgência de S. José e de Sª Maria estariam aptos a responder a tão grande afluência se o resultado tivesse sido outro.
Assim foi melhor, pois o merchandising continuou a vender-se noite dentro, bem como as bejecas e as sandochas. O que o povo quer é festa. E aqueles já não a tinham há muito tempo.
Para a posteridade ficam algumas tele-fotos das coreografias no estádio e a alegria de ver a Inês e os meus amigos (que ainda são alguns) a saltarem de contentamento. Antes isso que um ataque de nervos.
Até para o ano que vem, no sítio e hora do costume. Seja com quem for.


26.5.07

A DESISTÊNCIA

Abandonei este clube após 3 décadas de militância activa.
Foi a pedido da Inês e acho que não me vou arrepender. É o que dizem cá em casa (fica-te bem, pareces outro). No entanto, a readmissão está sempre garantida. Agora só tenho que me adaptar (eu e os outros) ao new look.
E fi-lo na véspera da Final da Taça e não depois, não fossem as más línguas insinuar que o tinha feito porque o Belém ganhou, tipo cumprir promessa. Ou então pela razão contrária.

Para matar saudades, de vez em quando irei ver este vídeo.

A FESTA


25.5.07

A EMOÇÃO

Fui rebuscar no baú e encontrei. Faz agora 18 anos que vibrei no Jamor, na última fila da central, com a cabeça bem junto aos sapatos do então Presidente Mário Soares. Foi a minha primeira emoção como Pastel. Seguir-se-iam outras, mas não tão saborosas como aquela. E no baú lá encontrei o bilhete do jogo, uma central que custou a módica quantia de 1.800$00 (actuais €9,00). Mais a revista de A Bola e o jornal do Clube, bem como a cassete de vídeo com o resumo do Domingo Desportivo. Memórias de um passado não muito distante e que espero vir a poder repetir este ano. Com um pouco de sorte e de mestria, no Domingo somos capazes de o conseguir, apesar de termos levado 4 secos no jogo-treino. Todos conhecem a técnica do cigano no jogo da vermelhinha: à primeira, o cliente descobre fácilmente em qual dos 3 copos é que está a bolinha. Na segunda vez, quando o cliente aposta forte, pensando que aquilo é fácil...
Para compensar as 4 horas na fila dos bilhetes, acho que o meu Belém me vai fazer emocionar outra vez. O champagne, genuíno francês que veio na bagagem das vacances, já está na geleira.
Allez, allez, estamos no Jamor, estamos no Jamor.

24.5.07

OS AMIGOS

Com amigos destes, mais vale ter inimigos.
Vem isto a propósito dos independentes do Governo que, só nesta semana, pregaram dois murros no estômago de José Sócrates e mancharam a imagem do Governo. O António Costa até parece que adivinhou que a festa ia começar.
Primeiro, o Pinho disse que os desempregados daqui seriam empregados ali e vai-se a ver não há empregos para ninguém.
Depois, o Lino disse, após um farto almoço com companheiros de profissão, que além Tejo é um deserto de tudo e mais alguma coisa. Para ajudar ainda houve quem falasse em pontes e em terrorismo.
Todos percebemos muito bem o contexto em que, em ambos os casos, essas "bojardas" foram atiradas e da bondade que a elas estava associada. No entanto, temos que ter presente que há sempre especialistas em criar factos políticos. E, claro, que os media e a oposição não deixam passar nada. Isto vem nos books, é o abc da política.
Bem podem os ministros "que não têm o cartão" formar o PIFAS - Partido dos Independentes para Fodxx o Amigo Sócrates.
Assim, a partir desse momento, já o Primeiro fica a saber com o que conta. Se é que já não sabe.

23.5.07

A ETIQUETA

Quando for sair com os amigos, não esquecer de levar esta etiqueta, provida de um cordel na extremidade para atar ao pulso, tipo mala de viagem.
Pode dar muito jeito. Nunca se sabe.

20.5.07

A AZIA

Isto hoje não correu lá muito bem.
Custou muito a digerir. 4 secos!
Estou um bocado enfartado.
Tenho uma semana para recuperar.

19.5.07

A SEMANA

Esta semana foi muito complicada para mim. O tempo não chega para tudo...e o blog ficou para trás.
No entanto, mesmo sem ter tido tempo para editar uns escritos, mantive-me a par do que os outros blogaram. Sempre se arranja um bocadinho para manter o vício.
Hoje vou ao CCB apoiar a Lista do António Costa à Câmara de Lisboa e fico ansiosamente à espera de amanhã para, em Alvalade, o meu Belém ir fazer o ensaio-teste para a final da Taça da próxima semana. Dois jogos "fora" mas com a equipa a receber, certamente, o caloroso apoio da massa associativa.
Vamos a eles...que nem leões!

14.5.07

O IDEAL


Já estão marcadas as eleições intercalares para a Câmara de Lisboa.
Será como de costume a um Domingo, 1 de Julho, no primeiro dia da presidência Portuguesa no semestre que nos calha gerir a União Europeia. Não se vai notar nada e, no dia seguinte, tudo entrará na normalidade.
Ainda vamos ter que esperar por amanhã para Sócrates confirmar oficialmente que o candidato do PS é António Costa, para dias depois anunciar quem será o "sucessor" do super-ministro e nº 2 do Governo.
Isto é, se é que ele pode ser substituido. O que eu não acredito, pois António Costa, tanto no PS como no Governo é insubstitível, apesar de todos sabermos que não há insubstituíveis. Vai ceder temporáriamente o seu lugar, tipo "vou ali e já venho"; o cargo será executado por outrém, mas a presença de António Costa far-se-á sempre sentir, directa ou indirectamente, porque ele deixa sempre marca por onde passa.
Pelas provas dadas ao longo dos anos como dirigente do PS, Vereador em Loures, Eurodeputado e Ministro, pela sua personalidade vincada e pela competência que demonstra, acredito que é o candidato ideal, neste momento, para ganhar a Câmara para o PS.
Vamos a isso!
P.S. - Não percebi porque é que a Governadora Civil de Lisboa recebeu hoje, para além dos Partidos, a "candidata a candidata" excluíndo os outros anunciados "candidatos a candidatos". Todos estão em igualdade de circunstâncias : ainda não passaram do anúncio das intenções, as 4.000 assinaturas ainda são uma miragem e das listas só se conhece o líder.
Palavra que não percebi o estatuto de excepção.

13.5.07

A ROTINA

O fim-de-semana é sempre bom. Estar com os amigos, aguardar o sorteio do Euromilhões, arejar a Cybershot, muitas leituras e alguns DVDs. E deitar-me tarde.
E também, como não podia deixar de ser, acompanhar o meu Belém, in loco ou à distância. Ontem foi mesmo ausência, porque houve jantar comemorativo. Mais uma vez (esta época isto tem sido muito repetitivo) amealhou 3 pontos e agora é que já ninguém lhe tira a participação na Taça UEFA. Seria muito mais gratificante se fosse, não pelo suado 4º ou 5º lugar, mas sim pela conquista da Taça. Era ouro sobre azul.
E enquanto aguardo (im)pacientemente pela (im)previsível remodelação misterial e pela (im)provável descoberta da pequena Madeleine, vou continuando a pôr o "descanso" em dia.

Amanhã terei que (in)volutáriamente entrar na outra rotina.
É a vida!

12.5.07

A MAIORIDADE

Hoje sou, mais uma vez, um pai babado.
A Inês atinge a maioridade "legal".
Foi a última a obtê-la mas, tal como os outros, terá que a ir confirmando no dia-a-dia. Responsávelmente.
Ó São, ainda parece que foi ontem...

11.5.07

O CALOR

Vem aí Verão quente e perigoso.
Principalmente em Lisboa, a situação vai ser escaldante, tórrida mesmo.
Prevê-se que a capital atinja um tal grau de aquecimento que é capaz de ficar mesmo a arder.
Aguarda-se que o Ministro da Administração Interna, sempre pronto para prevenir os fogos, se preocupe com Lisboa.
Estamos todos à espera disso. Todos não, quase todos.

9.5.07

O CONTENTAMENTO

Hoje fiquei muito contente com a atitude do PS/Lisboa, que tomou a iniciativa de provocar a queda da Vereação, originando as inevitáveis e muito aguardadas eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa.
E fiquei contente por 2 motivos: o primeiro, porque aquela gestão bicéfala Carmona-M.Mendes tinha que ter um fim, provocado e rápido, pois estava a ser um descalabro dia após dia e que, pelo andar da carruagem, continuaria assim até 2009. Não se vislumbrava, nem pelo lado do PSD nem pelo lado dos Independentes, qualquer vontade em resolver a situação; o segundo, porque o PS/Lisboa liderou o processo e levou a reboque a restante oposição. Para quem dizia que o PS não tomava atitudes consequentes e que estava conivente com o poder instalado, isto foi uma grande bofetada.
Mas a partir de agora é que vai ser o bom e o bonito: comissão de gestão de 5 elementos limitadíssimos nos seus poderes durante 60 dias, que é o prazo para se efectuarem as eleições intercalares.
Eleições que serão disputadíssimas e para as quais se perfilam já no horizonte 6 candidatos: 3 incógnitos pelos Partidos, o independente Sá Fernandes pelo BE e outros 2 independentes que se mostram disponíveis para avançar com eventuais candidaturas cívicas.
Vamos ver no que isto vai dar. Infelizmente para Lisboa e para os lisboetas, coisa boa não deve ser. Mas sempre será melhor do que aquilo que se tinha até hoje.

8.5.07

O ESPANTO

Causou-me uma certa impressão as declarações da imprensa britânica criticando as parcas notícias fornecidas diáriamente pela Polícia Judiciária sobre o andamento das investigações ao rapto da little Madeleine, para não comprometer as investigações.
É certo que no Reino Unido há uma polícia especializadissíma em raptos de crianças, pois todos os anos são registados milhares e milhares de casos. Talvez por isso, e só por isso, se possa perceber o espanto dos súbditos de sua majestade e dos seus media sobre a atitude da PJ portuguesa. Estamos pouco habituados a estes casos.
Mas o que causa mais impressão e espanto, a mim e a muitos Portugueses, é o facto de 1 casal inglês deixar 3 criancinhas sózinhas num apartamento, para poderem ir jantar descansados a um restaurante.
My dear friends: enquanto a Madeleine não é localizada, que tal meditarem sobre isso?

7.5.07

O INCONSEQUENTE

Quando AJJ se demitiu para provocar eleições antecipadas, fê-lo argumentando que, com a aprovação da nova Lei das Finanças Regionais, não tinha condições para executar o programa do Governo regional nem para cumprir as promessas eleitorais que tinha feito.
E agora, que ganhou novamente esmagando a concorrência, como vai cumprir o seu novo programa e as suas novas promessas, que são as mesmas de sempre?
É que, com Sócrates, a palavra (neste caso a lei) não volta atrás.
E nem os apelos do Presidente da República (o tal Sr. Silva) para se passar uma esponja pelo passado, irão demover o Governo da República. Ficou assim demonstrado que era oco e inconsequente o motivo da demissão de AJJ.
E visto os pressupostos se irem manter, só lhe restará um caminho: demitir-se outra vez!
Sempre mostrava que era coerente.

6.5.07

A IMPARCIALIDADE

Do PuxaPalavra transcrevo com a devida vénia o post A "imparcialidade" dos nossos tribunais :

O tribunal europeu dos direitos do homem condenou o Estado Português a pagar 2.104,72€ ao jornalista José Manuel Mestre (JMM) e 687,37€ à SIC, num processo em que este mesmo jornalista tinha sido condenado pelos tribunais portugueses.


Vejamos resumidamente a situação. Em 1996, JMM numa entrevista ao então secretário geral da UEFA, Gerhard Aigner, pergunta-lhe se era admissível que o então presidente da Liga de Clubes também presidente do Futebol clube do Porto, Pinto da Costa, por conseguinte "patrão dos arbitros", pudesse nos jogos estar sentado no banco de suplentes, à frente do árbitro, de quem era patrão "por inerência".
Pinto da Costa ofende-se com a pergunta. Processa JMM e os tribunais portugueses condenam JMM. Este não se encolhe, porque acha e bem que esta condenação era atentatória da liberdade de expressão. E agora vê assim o tribunal europeu dos direitos do homem dar-lhe razão.
Deixo aqui a seguinte questão: porque razão tem de ser o Estado Português a pagar e não os autores materiais da decisão? Os juizes. Eles são pagos para julgar segundo as leis. JMM não tinha ofendido o senhor Pinto da Costa. Tinha usada a sua função de jornalista para interrogar alguém, conhecedor, sobre um caso que podia influenciar a verdade do jogo. Os juizes portugueses, que actuaram neste processo, fizeram má justiça. Os cidadãos portugueses não têm de pagar as asneiras de quem é pago para não asneirar e asneirou.

AS ÁRVORES

5.5.07

A CARICATURA

Salazar por Fernando Pessoa

António de Oliveira Salazar.
Três nomes em sequência regular...
António é António
Oliveira é uma árvore
Salazar é só apelido.
Até aí está bem.
O que não faz sentido
É o sentido que tudo isto tem.
……………………………………

Este senhor Salazar
É feito de sal e azar.
Se um dia chove,
A água dissolve
O sal
E sob o céu
Fica só azar, é natural.

Oh, c'os diabos!
Parece que já choveu...
……………………………………

Coitadinho
Do tiraninho!
Não bebe vinho.
Nem sequer sozinho...

Bebe a verdade
E a liberdade.
E com tal agrado
Que já começam
A escassear no mercado.

Coitadinho
Do tiraninho!
O meu vizinho
Está na Guiné
E o meu padrinho
No Limoeiro
Aqui ao pé.
Mas ninguém sabe porquê.

Mas enfim é
Certo e certeiro
Que isto consola
E nos dá fé.
Que o coitadinho
Do tiraninho
Não bebe vinho
Nem até
Café.

29-03-1935

Edição Crítica de Fernando Pessoa - Volume I, Tomo V.,Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000

4.5.07

A COMÉDIA

Depois de ter sido ouvido no DIAP, o Presidente da Câmara fez saber que falaria ao Povo.
Estava-se à espera de um cenário e saiu outro, tal e qual a final da Taça dos Campeões. Todos apostavam num Chelsea-Man.United e deu Liverpool-Milan.
Como estamos recordados, o líder do PSD anunciou perentóriamente que tinha combinado com Carmona Rodrigues um determinado guião para o show de ontem e afinal saiu dali uma "gaiosada" que deixou todos de boca aberta: fui eleito, votaram em mim, o lugar é meu. Tudo legal. Pode não ser ético, mas também não é patético.
Carmona já tinha avisado há uns dias que tencionava levar o seu mandato até ao fim. Razão teve o líder do PSD em dizer que o considerava sério.
Depois de se auto-elogiar, elencando a obra feita e a transformação que Lisboa sofrera com a sua gestão (até parecia que estava a falar duma outra cidade que não aquela onde vivemos) tratou de afrontar Marques Mendes e de se atirar (salvo seja) à Presidente da estrutura disitrital do PSD, também Presidente da Assembleia Municipal, opinando que, a haver actualização eleitoral, não devia ser só para a Câmara.
Já toda a oposição o tinha dito durante o dia. Agora e depois de Carmona, só falta mesmo o PSD pronunciar-se nesse sentido para se obter o pleno.
E terminou com o ataque à classe política. Pelos vistos, só são responsáveis os independentes.
Aí, a audiência, que devido à circunstância não podia rir, desatou a bater palmas.
Vamos aguardar agora pelo resultado da disciplina partidária do PSD e fazer depois as contas para ver quantos e quais os vereadores que se solidarizam com o capitão da nau. Por outras palavras, quem é que o vai atirar pela borda fora. Quer ele permita, quer não.
Esta última parte vai ser "de ir às lágrimas". Quem quiser poderá bater palmas.

3.5.07

A TRAGÉDIA

Após meses e meses de (des)governo e de casos no Município Lisboeta (para não dizer escândalos) o líder do PSD veio a público como que a retirar a confiança política a Carmona Rodrigues e sugerir eleições intercalares para a Câmara, tentando pôr fim à trágica gestão PSD/Carmona Rodrigues.
Isto é, veio dar razão à oposição, em especial ao PS, quando disse que teria que ser o PSD e o seu líder a resolverem o problema que criaram em Lisboa. Teriam que ser eles a renunciar aos cargos para que foram eleitos, abrindo assim portas a nova consulta popular.
Mas Carmona Rodrigues (como Fontão de Carvalho e Pedro Feist) é um independente eleito nas listas do PSD, pelo que nada o obriga a acatar a sugestão de Marques Mendes. Daí ele estar convicto que "Carmona Rodrigues é uma pessoa séria". Tudo indica que o será.
No entanto, para que esta coerência política de resolver o problema da edilidade seja mesmo verídica e credível, Marques Mendes e o PSD deveriam também sugerir (e provocar) a queda da Assembleia Municipal . Isso sim, isso é que seria combate político a sério nas eleições que se avizinham. Aí se veria se os Lisboetas estão a favor ou contra esta maioria. Porque mantendo a Assembleia Municipal, o PSD tem sempre o jogo controlado, mesmo perdendo a Câmara.
E agora, como vai ser o futuro próximo e imediato? Para já, fica tudo na mesma, com a nº 2 a assumir a Presidência após o esperado pedido de suspensão de mandato do Presidente.
Depois logo se verá quem e quando se demite. Porque só haverá eleições intercalares se eles se demitirem, incluíndo os 2 vereadores que já têm o mandato suspenso.
Uma coisa é certa: esta situação causa uma enorme dor de cabeça a Sócrates, a braços com alguma contestação social e em vésperas de assumir o semestre de Presidência da União Europeia. Não vem nada a calhar este novo cenário na capital.
O PS, o mais bem posicionado para ganhar as eleições intercalares, terá que ir começando a formar uma equipa forte e coesa, apoiada a 100% pela estrutura concelhia, que não se importe de fazer uma gestão "tipo fim-de-mandato" de cerca de 2 anos, com um enorme défice e sem dinheiro para efectuar pagamentos a curto prazo. Uma tragédia.
Sim, porque após as eleições, pode mudar o cenário e os actores...mas a tragédia continuará.

2.5.07

A QUEDA

Sou dos que não morrem muito de amores pelo Zé Mourinho, apesar de lhe reconhecer alguma competência, mas não o considero um super-homem. Penso que usa (de)mais as palavras e as atitudes arrogantes do que o savoir-fair dos grandes vencedores.
Disse e reafirmo que o Mourinho não levaria o meu Belém a campeão. Sem jogadores de craveira excepcional ao seu dispôr, Mourinho torna-se num bom treinador, capaz de fazer umas flores, tipo Jesualdo Ferreira ou Jorge de Jesus.
Mais uma vez isso ficou provado, ontem, em Liverpool. Sem 4 jogadores basilares no onze titular, a equipa tremeu e caiu mais uma vez. No espaço de 5 dias, Mourinho fica arredado da discussão do título Inglês e afastado da final da Liga dos Campeões, os objectivos principais da época.
Resta-lhe a Taça de Inglaterra que poderá juntar, se a vencer, à já conquistada Taça da Liga. É pouco, muito pouco, para o investimento feito. Está a um passo de poder passar de bestial....a besta.
Vai-te começando a habituar à ideia, ó Zé. Quanto maior é o muro....

A INSPIRAÇÃO

Mais uma vez, não resisto a subscrever e a reproduzir na íntegra um post de O JUMENTO :

O brilhante Portas, o futuro da direita portuguesa, o político mais inteligente da nossa praça, o comentador de luxo escolhido por Balsemão para a SIC Notícias, uma das maiores promessas do nosso país foi tão estúpido e ignorante que não arranjou melhor para evocar do dia dos trabalhadores do que ir aos portões dos campos de concentração nazis buscar as palavras: "o trabalho liberta" - "Arbeit Macht Frei" [
Wikipedia Link].

Mas que grande idiota me saiu este Paulo Portas!

«Falando sobre o Dia do Trabalhador, Portas declarou: «para nós CDS/PP trata-se de um festejo que acarinhamos. Nós acreditamos no valor do trabalho. Nós acreditamos que o trabalho liberta».
«Nós acreditamos que o trabalho melhora a condição de vida das pessoas. Nós acreditamos que o trabalho é a forma das pessoas legitimamente subirem na vida», acrescentou.» [
Diário Digital Link]

1.5.07

A TRADIÇÃO

121 anos após os operários de Chicago terem desencadeado a sua luta, milhares e milhares de trabalhadores manifestam-se por esse mundo fora (onde os deixam) para manter viva a chama da tradição.
Por cá, as tradicionais comemorações da UGT na Torre de Belém foram mais uma vez transferidas, este ano para Loures. Que saudades do colorido que aquilo era, tipo feira, com as roloutes dos couratos e das mines.
Qualquer dia o Sr. Silva vem dizer que tem que se arranjar uma nova forma de comemorar a data....bom, o melhor se calhar é nem comemorar, pois já poucos ligam a isto.
Os discursos celebrativos das centrais coincidem, ano após ano, por mais e melhor emprego, mais e melhores políticas sociais, e nas alfinetadas às políticas do governo.
Este ano vai doer a valer, ó Sócrates. É o preço a pagar pela política reformista em vigôr. Mudar significa desagradar e não se pode contentar a todos.
Então, até para o ano.

Publicado também no Forum Campo de Ourique