28.4.06

PENSAMENTOS

Não vou comentar o discurso que S.E.S.P.R. (sua excelência o senhor presidente da república) fez no 25 de Abril nem tão pouco os comentários que foram feitos por S.E.S.P.G.R.M. (sua excelência o senhor presidente do governo regional da madeira). Isso é matéria para entendidos que conseguem decifrar nas entrelinhas. Adiante...
Fiquei foi muito preocupado com o caso de S.E.S.M. (sua excelência o senhor major) que após o arquivamento do processo "Apito Dourado-Metro do Porto" diz que vai exigir ao Estado Português uma
indemnização pelo mal que lhe fizeram, nomeadamente "assassinato político e desportivo". Como se sabe, o Estado é uma pessoa de bem e generosa, pelo que tudo indica que a dita cuja está garantida.
E se foco este assunto é simplesmente por, ao pagar hoje o I.M.I., ter olhado para o talão do multibanco e de me ter perguntado : qual é a percentagem "disto" que vai para a indemnização de S.E.S.M.?
Sim, porque o Estado somos nós, cidadãos contribuintes. Não estou a ver os Fundos Comunitários, por exemplo, a subsidiarem isto.
E veio-me logo à lembrança S.E.M.J. (sua excelência o ministro da justiça) e as suas declarações sobre a P.J. Ele era investigações inconclusivas e consequentes processos arquivados; gastam dinheiro nisto e naquilo e resultados nada; aquilo depois foram todos a cair em cima de S.E.M.J. , que não tinha razão nenhuma, que estava a inventar, eu sei lá.


Olhem, não sei porque me lembrei de associar estes pensamentos todos.


Bom fim de semana prolongado, que segunda-feira é Dia do Trabalhador (acredito que na Madeira também. Ou vão dizer ao pessoal que isso já acabou, são manias dos "do Contenente que não produzem nada e só querem é vir para cá passear"...)

25.4.06

ONDE ESTAVA NO 25 DE ABRIL ?

Ficou célebre esta pergunta do Baptista Bastos para tentar saber o grau de participação daqueles que se apregoavam a favor da Revolução que recuperou os valores da Liberdade e da Democracia em Portugal. A resposta "políticamente correcta" podia não corresponder à realidade, mas todos nós ainda sabemos de cor onde é que estivemos nesse dia.
No entanto, hoje faço a pergunta a mim mesmo e reporto-me à actualidade: onde é que vais estar este ano no 25/4 ? Como de costume, a desfilar na Avenida da Liberdade ?
Não, este ano não vai ser assim. Farto de comemorar o 25 de Abril da mesma maneira, decidi fazer um intervalo e ir comemorá-lo à Ilha da Madeira. Exactamente, na parte de Portugal onde foi decidido democrátricamente -em votação na Assembleia Regional- que ele não seria comemorado. Isto é, este ano vou comemorá-lo "na clandestinidade", no Machico, bastião das esquerdas madeirenses que se juntarão numa celebração conjunta e digna, tal como se anuncia na edição do "Tribuna da Madeira" :
"O programa de festejos é vasto e engloba, para além das manifestações desportivas e culturais, uma exposição fotográfica e a música dos 'cantautores' da década de setenta, numa difusão do património musical do 25 de Abril. Isto sem contar com as declarações políticas, que podem incluir algumas surpresas".
Hoje, na terra das flores, o protagonismo será para o cravo vermelho? Espero bem que sim! Um bom 25 de Abril para todos.

21.4.06

A COBRANÇA

O Ministro António Costa revelou ontem, em conferência de imprensa, um facto altamente importante.
Já estão a adivinhar : foi o aluguer à Rússia dum
super-avião aerotanque de combate a incêndios. Claro que é importante, mas não foi o mais importante.
O facto mais importante e que desconhecíamos (ou só poucos o sabiam) é que a Rússia nos devia dinheiro e que este negócio, que envolve milhões é para DESCONTAR na dívida daquele País.
A Rússia ? A super-potência ? A que faz parte do G-8 e do Conselho de Segurança da ONU ? A Rússia deve-nos dinheiro e ainda ninguém tinha lá ido cobrar ?
Andamos aqui há não sei quantos anos a apertar o cinto, a discutir o défice, a decifrar os relatórios do Banco de Portugal e a as previsões económicas, a recear o preço do petróleo...e tínhamos ali uma dívida para cobrar e ninguém se mexeu ?!

Valha-nos agora o Ministro António Costa : não pagam em cash...pagam em géneros !!!

E já agora : devem-nos dinheiro porquê ? E de quê ? Sapatos e conservas ?

18.4.06

PALMADITAS

Na semana passada, deu brado o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça sobre uma educadora que deu umas palmadas no rabo de uns alunos deficientes e de os ter fechado num quarto escuro. Este douto acórdão já foi veementemente contestado, inclusivé pela Unicef. Até mesmo considerado um problema de justiça.

Mas o que sobressai aqui é que se a doutrina, assim vista nua e crua, faz jurisprudência, então vamos ter muitas absolvições, pois o que não falta por aí é meninos e meninas fechados em quartos escuros e a levar palmadas no rabito.

16.4.06

FORÇA BELÉM

Boas amêndoas estas que o meu clube deu aos sócios : vitória indiscutível sobre o Vitórria e com hat-trick do Meyong. Certo que dois foram de penalty, mas os penalties não são pêra-doce e o grau de dificuldade na sua execução é grande. Perguntem ao Figo, ao Simão Sabrosa e ao João Moutinho.
Voltando aos meus pastéis, agora com 37 pontos, estão a 3 de garantir a manutenção, partindo do princípio que ainda não é este ano que com 40 pontos se desce de divisão. Os matemáticos assim o dizem.
Faltam 3 jornadas. 9 pontos em disputa. Basta uma vitória ou então que não se perca nenhum jogo. Força Belém.

14.4.06

O PECADO DIGITAL

A época que agora decorre, para os Católicos, é de recolhimento e de penitência. De perdão e expiação de pecados. Que, pelos vistos, já não os há em quantidade que baste.
Chega-nos agora do Vaticano um upgrade à lista proibida, no sub-capítulo informação e novas-tecnologias : se estiver a ver televisão, ler jornais ou navegar na Internet, está a pecar e deverá confessá-lo. E, pior ainda, se um desses actos tiver sido feito em vez de ter estado a meditar e a ler a Bíblia, então prepare-se para uma penitência severa.
Esta boa-nova foi apregoada ao Mundo pelo cardeal norte-americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano. Só podia ser um americano. Eu tenho pena dos americanos, são sempre escolhidos a dedo para os papéis mais ingratos. E depois acabam por ficar sempre com as culpas.
A ser posto em prática, formar-se-ão longas filas de pecadores à porta das Igrejas e não vai haver confessionários nem Padres que cheguem para escutar os milhões e milhões de pecados que terão que ser confessados.
E as penitências a cumprir ? Serão em função dos downloads efectuados, das notícias lidas e das telenovelas vistas? Ou aplicar-se-á a lei salomónica “ajoelhou-rezou” ?
Se isto se aplicasse cá em casa, os pecados seriam tantos e as penitências tão grandes que, pelas nossas contas, na primeira semana, ficávamos até sem tempo livre para voltar a pecar. Só nos sobrava tempo para comer e descançar.

Cá no burgo, insurgiu-se já o Bispo das Forças Armadas : lê bastantes jornais, vê televisão e até tem um site na Internet. Alguém acredita que este senhor Bispo será um pecador a partir de agora ?

A Santa-Sé continua a surpreender o Mundo. O que virá a seguir ?

13.4.06

PÁSCOA - I

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Perguntou-me há vários dias o meu amigo Luís Tito: "Tu que és coelho bem podias explicar porque é que os coelhos põem ovos na Páscoa".
Confesso que tenho andado a matutar na resposta...e não sai. É daquelas perguntas que parece que são fáceis e que constatamos serem difíceis. Aliás, as respostas é que são dificeis. Como nos testes escolares : as perguntas estão sempre certas, as respostas é que regra geral saem erradas.
Puxo pelo cérebro (o que resta dele) e não encontro qualquer resposta. Pelo contrário, só me vem à memória perguntas do mesmo gabarito :
1) Porque é que a Gillette Portuguesa, conceituada marca de produtos tidos como exclusivamente para homens, é gerida por uma mulher? Sim, por uma mulher, que não faz a barba para poder sentir o gel, a lâmina e o after-shave. Que não consegue testar aquilo que vende.
2) Como é que o melhor comentador de Futebol da nossa praça, ainda no activo, consegue perceber daquilo a potes sem nunca ter praticado esse desporto? Explica o fenómeno sem nunca ter calçado as chuteiras e experimentado a sensação do passe que rasga a defesa ou do remate com o pé que está mais á mão. Ou de ter marcado aquele penalty ao poste mais distante.
3) Porque é que quem mais fala sobre o Casamento, os Filhos e a concepção são os membros da Igreja? Exactamente, esses a quem a prática de tais actos está interdita são os que mais opinam sobre eles. Sem experiência própria ou qualquer tipo de vivência, apresentam-se como verdadeiros experts na matéria.
4) E, last but not the least, porque é que quem mais comenta, escreve e fala sobre as mulheres (até prova em contrário, do melhor que o Criador pôs cá na Terra) são sempre tipos que se assumem como não praticantes da causa? Como é que eles sabem se aquilo é bom se não lhe tomam o gosto?

Pois é, são perguntas como estas que nos fazem pensar: será que os coelhos põem mesmo os ovos da Páscoa?

Desejo-vos uma Páscoa Feliz.