14.4.06

O PECADO DIGITAL

A época que agora decorre, para os Católicos, é de recolhimento e de penitência. De perdão e expiação de pecados. Que, pelos vistos, já não os há em quantidade que baste.
Chega-nos agora do Vaticano um upgrade à lista proibida, no sub-capítulo informação e novas-tecnologias : se estiver a ver televisão, ler jornais ou navegar na Internet, está a pecar e deverá confessá-lo. E, pior ainda, se um desses actos tiver sido feito em vez de ter estado a meditar e a ler a Bíblia, então prepare-se para uma penitência severa.
Esta boa-nova foi apregoada ao Mundo pelo cardeal norte-americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano. Só podia ser um americano. Eu tenho pena dos americanos, são sempre escolhidos a dedo para os papéis mais ingratos. E depois acabam por ficar sempre com as culpas.
A ser posto em prática, formar-se-ão longas filas de pecadores à porta das Igrejas e não vai haver confessionários nem Padres que cheguem para escutar os milhões e milhões de pecados que terão que ser confessados.
E as penitências a cumprir ? Serão em função dos downloads efectuados, das notícias lidas e das telenovelas vistas? Ou aplicar-se-á a lei salomónica “ajoelhou-rezou” ?
Se isto se aplicasse cá em casa, os pecados seriam tantos e as penitências tão grandes que, pelas nossas contas, na primeira semana, ficávamos até sem tempo livre para voltar a pecar. Só nos sobrava tempo para comer e descançar.

Cá no burgo, insurgiu-se já o Bispo das Forças Armadas : lê bastantes jornais, vê televisão e até tem um site na Internet. Alguém acredita que este senhor Bispo será um pecador a partir de agora ?

A Santa-Sé continua a surpreender o Mundo. O que virá a seguir ?

Sem comentários: