1.1.08

ANTI-TABACO

A partir de hoje, começa a vigorar a Lei do Tabaco em mais 3 países da União Europeia: Portugal, França e Alemanha.
A mim não me vai afectar e quando me apetecer fumar, se me voltar a apetecer mesmo, fá-lo-ei em casa, à janela, como nos bons velhos tempos. Mas tenho amigos que neste momento equacionam em que restaurante é que começarão a ir almoçar ou jantar para poderem acabar a refeição com a tradicional cigarrada. Outros terão que interromper as jogadas para vir cá fora, à rua, dar umas passas.
Pelas minhas contas, o ar vai começar a ficar mais poluído e os passeios mais sujos: serão milhares e milhares a fumarem nas ruas, nas varandas dos escritórios, às portas dos restaurantes e cafés. Isto é, vai haver uma maior concentração de fumadores e de fumo em todos os (poucos) locais em que tal seja permitido. Muitos estabelecimentos irão certamente tentar copiar os Ingleses.

E enquanto "o pau vai e vem" convém ler a entrevista que o Presidente da ASAE deu ao Correio da Manhã, da qual destaco :
- Se um cliente fumar num local para não fumadores quem é que actua? A ASAE ou a polícia?
- A fiscalização pelo cumprimento da lei do tabaco é das autoridades administrativas e da ASAE. Nesse caso é evidente que chama a polícia. A polícia é a entidade que está mais próxima para fazer o levantamento do auto de notícia.

Sem comentários: