
31.7.06
30.7.06
A SEDUÇÃO

Claro que é preocupante, meus senhores. E sedutível.
Soa bem, qual discurso de vendedor de banha-da-cobra: Tens familiares desempregados? Já foste assaltado no caminho para a escola? Quantos pretos vivem na tua zona? E brasileiros e ucranianos? Não queres um Portugal melhor?
Aqui, é mesmo com vinagre que se apanham moscas. É preciso combater eficazmente este populismo extremista. A falta dum contraste visível, que dantes era feito (e bem) pelas juventudes partidárias de esquerda, leva a que muitos jovens enveredem por alternativas simplistas e que lhes parecem justas mas que, na prática, são totalmente incompatíveis com a sociedade democrática, solidária e europeísta em que vivemos. Alguém tem que dizer isto aos jovens dessas escolas e de todas as outras de Portugal.
Dizem que estão identificados 70 angariadores e 17 escolas. E o que não está identificado?
Para aferir o grau de eficácia da sedução (e da angariação) que tal o Senhor Cavaco Silva e o Senhor Rui Pereira irem visitar algumas dessas 17 escolas e falarem com os alunos?
29.7.06
27.7.06
A DISCRIMINAÇÃO

Então a malta do Norte fica assim, discriminada e deprimida?
Oh homens, assumam-se e lutem, carago!
Apoiem a paridade e a igualdade de género, que não faz mal a ninguém, mas lutem de igual para igual com elas na busca de oportunidades. E quem vai à guerra...dá e leva.
Mas levar (se calhar sem lutar) e vir queixar-se, tipo "a culpa é delas", essa não.
Então, mas o inquérito feito pela "Espaço T" é só no Porto?
Faça-se também um cá em Lisboa, por exemplo...no Clube T.
Resultados surpeendentes, de certeza.
25.7.06
24.7.06
A DIVA

Mas fiquei contente por se terem lembrado. Quando ela ainda não tinha partido, os amigos nesse dia vinham fazer-lhe uma curta serenata à porta de casa.
Quase todos os dias a ouço. Breves minutos, a duração de uma faixa. Ora com Vinicius, ora no Luso, ora onde e como calha.
Foi dela o primeiro vinil que o meu pai me ofereceu (Vou dar de beber à dôr) e a partir daí foi como nos romances. Confesso que fui dos que cantei emocionado durante o percurso do seu funeral.
Ainda moro a 50 metros da casa que foi dela e apesar das romarias diárias que observo, nunca lá entrei. Talvez um dia, quem sabe.
Que estranha forma de vida...
23.7.06
OS DESFILES

Milhares e milhares como eu, de máquina em punho, a olhar para o Tejo e a vê-los passar. Cerca de 80 dos grandes e muitas dezenas de pequenos.
A abrir, a nossa Sagres. Deslumbrante.
Como é bonito o Tejo, assim, cheio de barcos. E vista deles, como Lisboa é esplendorosa.
Mais logo e mais lá para baixo, outro desfile, que já é da praxe, mas que a mim nunca me arrastou. Nem mesmo com T-shirts molhadas.
Mas onde eu teria ido ontem teria sido ao Porto, não para ver desfilar isto -cada um vê o que gosta- mas para me deliciar com o desfile de 30 destes cavalinhos (e respectivas amazonas) na Foz do Douro.
Enfim, desfiles de fim-de-semana...e para todos os gostos.
22.7.06
A FESTA
21.7.06
20.7.06
19.7.06
18.7.06
O TRAJE

As respostas, nos comentários, são bem curtas e díspares, tanto no feitio como nas cores. Algumas, bastante completas. Completíssimas, mesmo.
Atrevo-me aqui a dar a minha: hoje tive que abandonar o traje casual que já vinha sendo hábito (dando a sensação que é sempre fim de semana) para recorrer ao trivial encadernanço do escritório, composto pelo célebre blaser azul e calça cinzenta, desta vez com camisa azul clara e gravata verde clara com risca azul. Tal e qual o manequim da montra da Casa Africana. Contudo, hoje, com mais um acessório: o chapéu de chuva.
Após dias e dias de torreira calorente, eis que ela aparece, tímida nalguns sítios, vincada noutros, qual intrusa numa festa-coquitel da high.
Por certo uma boa ajuda no combate aos incêndios que já lavram pela Lusitânia mas mau número para o pavimento automobilístico.
Ora então gostámos muito de a ver, dona Chuva.....e votos de boa viagem.
17.7.06
16.7.06
O DESFILE
Mas convocar idosos para desfilar às 14.30hrs de mais um dia de grande calor, quando todos devemos estar alerta para os perigos das temperaturas elevadas (principalmente para crianças e idosos) e para os malefícios dos níveis de radiação ultravioleta que se fazem sentir com incidência durante a tarde, isso não é fazer combate político, nem defender direitos conquistados, nem lutar por melhores condições de vida. Isso é maltratar os idosos e não ter qualquer consideração pelo ser humano. Isso é usar os idosos para tentar fazer outro tipo de política.
Claro que já se previa que não iriam aparecer muitos idosos. Pelos vistos, ainda há quem se saiba resguardar.
15.7.06
A DIFERENÇA

Enquanto em Portugal se demora (e eterniza) para que os vários organismos que ditam a Justiça no Futebol tomem uma decisão (e em que, por vezes, há duas decisões contraditórias tomadas por entidades diferentes) lá pela Itália, cuja selecção até foi campeã mundial e o clima de festa poderia originar um perdão às três pancadas, os processos demoram pouco tempo a serem analisados e as decisões tomam-se e anunciam-se a tempo, doa a quem doer.
Juventus, Fiorentina e Lazio de Roma descem de divisão, sem apelo nem agravo, e o AC Milan fica impedido de participar na Liga dos Campeões, por se ter provado a culpa destes 4 clubes nos resultados combinados no campeonato, o chamado "CalcioCaos".
Por cá, o processo de suspeita de doping movido há cerca de meio ano a Nuno Assis, do Benfica, foi hoje mandado arquivar, com prejuízo para o jogador que, suspenso preventivamente, não jogou este tempo todo e para o clube que não usufruiu do seu contributo. Também hoje se realizou o sorteio das 2 Ligas sem estar ainda decidido se o Gil Vicente desce ou não de divisão (por ter infringido os regulamentos ao recorrer aos tribunais civis) o que manteria o Belenenses no escalão maior.
Por cá é assim. A interpretação das Leis é muito complicada. E há Juízes...e Juízes.
Grande diferença, não é?
14.7.06
A TOMADA

Lembro-me perfeitamente da cena, pré-estudada no intervalo que precedeu a aula de História: a professora lá ia debitando a "estória" e eu interrompi a aula levantando o braço, informando que me doía a cabeça, pelo que solicitava uma aspirina. Solícita, a Professora chamou a "contina" que providenciou o pedido no gabinete do médico escolar e regressou à sala de aula com um copo de água e a respectiva medicação.
E é aqui que, perante a professora e os trinta e tal colegas de turma, o distinto declama: a tomada da Pastilha.
Fim da cena com ordem de saída da aula e apresentação no gabinete do director de turma.
13.7.06
12.7.06
BXL

Visitar a grandiosidade do Parlamento Europeu foi uma experiência inolvidável. E os companheiros de viagam eram excelentes, mesmo com espírito de grupo.
Aproveitar para conhecer Bruxelas e arredores, incluíndo a casa-museu de Magrite, ainda que superficialmente, sabe sempre bem, nem que seja para se dizer que...sabe a férias. Mesmo sendo só 3 dias, é uma fuga à rotina, uma paragem no casa-trabalho-casa, um merecido descanso ainda que mais atarefado.
E é disso mesmo que estamos a precisar: da fuga à rotina, de descanso, de uns dias de férias. Para mim ainda falta cerca de 1 mês. Outros, mais sortudos, já lá estão. Até lá, resta-me continuar neste looping e aguardar pela minha vez. Já faltou mais.
11.7.06
O PRÉMIO

Quando o combate à violência no desporto é incrementado dia-a-dia através de pesadas sansões desportivas aos prevaricadores, não se compreende como é que a FIFA atribuiu o galardão de melhor jogador do Mundial 2006 ao francês Zinedine Zidane, expulso por agressão directa a um adversário no último jogo do Campeonato do Mundo e que foi também, ao que se anunciou, o seu último jogo pela selecção francesa.
Se a atitude foi reprovável -e foi mesmo, não houve ninguém, nem mesmo entre os franceses, que a desculpasse- então a FIFA só teria uma atitude: esquecer Zidane como interveniente no Mundial 2006 e aguardar para melhor oportunidade a atribuição do "Prémio Carreira" como bom praticante que o foi durante muitos anos.
Mas assim não. Leva-nos a pensar que se tivesse sido no jogo da meia-final, teria havido perdão na sansão a aplicar, para permitir que pudesse jogar a final. Como foi no último jogo, passa incólume e ainda leva um título gratificante.
Como podemos nós explicar aos mais novos, no seio familiar ou na escola, que atitudes como aquela não têm prémio? Que devem ser veementemente condenadas e dadas como exemplo do que mais repugnante há no desporto e fora dele.
Como, senhores da FIFA?
9.7.06
A TAÇA

Vem isto a propósito dos Gauleses terem querido ser campeões do mundo. Quantos não estavam a fazer força pelos Franceses, imaginando já a taça nas mãos, convictos de que eles eram a equipe-maravilha deste Mundial. Mas o produto não era tão bom como o papel que o embrulhava ou como a publicidade que o promovia. Basta recuar umas semanas e lembrar os fracos jogos e os resultados milagrosos que obtiveram neste campeonato.
Mais valia terem saído de cabeça erguida nas meias-finais contra Portugal.
E por falar nisso, não era preciso usar tanto a cabeça para ganhar o jogo. Bastava jogar q.b. e aguardar calmamente que a sorte batesse à porta.
Não interessa se os Italianos fizeram muito ou pouco para merecer a taça, símbolo do poder. E bem bonita que ela é, desenhada que foi, qual premonição, por um Italiano. Honra aos vencidos e glória aos vencedores. Daqui a 4 anos há mais.
8.7.06
ACABOU-SE

Depois, esperar por 3ª ou 4ª feira para sabermos o que Scolari disse ao Madaíl (ou vice-versa). E então, umas merecidas férias para todos. Para alguns, serão mesmo prolongadas.
Para a Final de amanhã, voto nos Transalpinos. Aguardemos pelas 9 da noite para vermos o que se irá passar nos Campos Elísios.
6.7.06
O SONHO...

Temos motivos para estar orgulhosos, mas também tristes. É que soube-nos a pouco. Mereciamos mais, pelo que vinhamos fazendo e também por aquilo que os outros não conseguiam fazer.
Mas convém lembrar que futebol não é só futebol. Há outros interesses em jogo, como soi dizer-se. O "negócio" vinham a decrescer com a saída das equipas mais tradicionias e cujo €uro vale mais que o nosso. Nós somos poucos e hoje havia clareiras num estádio novinho em folha que recebia uma meia-final. E na final, como seria? Agora já sabemos: vai ser casa cheia e um êxito financeiro, a todos os níveis, principalmente a montante e a juzante do espectáculo desportivo.
Todos estamos de parabéns e não vale a pena armar em treinador de bancada e tentar refazer a equipa, mudar a táctica ou alterar as substituições. Scolari, para o bem e para o mal, foi o treinador-ganhador e não há nada a apontar. Treinadores de bancada nunca perdem jogos. E este, como se viu, era mesmo para perder.
5.7.06
É HOJE

É hoje também que vamos ver se o estado de graça vai continuar.
Apesar de ser adepto convicto da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, desta vez penso mesmo que não há hipótese de acordarmos. O sonho de uma final mundial está pertíssimo. Os Italianos já esperam por nós.
4.7.06
A SENTENÇA

Quando a li ainda fiquei pior.
Sei que vivemos num estado de direito e que as leis são para cumprir e fazer cumprir, embora todos reconheçamos que existem infinitas excepções.
É doloroso, para os visados, passarem agora por esta situação, 2 anos depois de terem ouvido uma outra sentença.
Mas o que custa mesmo é ouvir as reacções daqueles que, legítimamente, são contra a IVG.
É que há uma grande diferença entre estado de direito e estado de direita.
E este, recuso-me a aceitá-lo. E ainda bem que não sou só eu.
2.7.06
O HINO
Herói Maniche, Pobre Deco, Nação do Figo imortal,
Levantai hoje de novo o Scolari de Portugal,
Entre o Costinha da memória
O Pauleta espera por nós
Que há-de chegar-te a vitória.
às armas, às armas,
pelo Ronaldo lutar,
às armas, às armas,
contra os adversários
lutar, lutar,
e o Mundial ganhar...ganhaaaar!
(acabadinho de ser recebido por sms)
Levantai hoje de novo o Scolari de Portugal,
Entre o Costinha da memória
O Pauleta espera por nós
Que há-de chegar-te a vitória.
às armas, às armas,
pelo Ronaldo lutar,
às armas, às armas,
contra os adversários
lutar, lutar,
e o Mundial ganhar...ganhaaaar!
(acabadinho de ser recebido por sms)
É AGORA

Mas agora, o guião, o cenário, o realizador e os actores são outros. E são diferentes.
Como diz o povo, não há duas sem três.
E à terceira....é de vez.
Subscrever:
Mensagens (Atom)