25.1.09

EXAGEROS

Depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar em 2008, Cristiano Ronaldo tornou-se ainda mais "ídolo" do que já era, ao ponto do líder político madeirense vir a público dizer que ele era o exemplo da política desportiva implementada na Madeira. É preciso ter lata!
Isto é pura demagogia, pois toda a gente sabe a história do miúdo (bem documentada no vídeo do BES que o Expresso ofereceu este fim de semana), das condições em que vivia e com que idade veio para a escola do Sporting. Fruto da política desportiva do Governo da Madeira? Só se for em sonhos.
De igual modo que a fundamentação apresentada pelos Deputados do PSD/Madeira,na Assembleia da República, para o louvor nacional que foi aprovado, contém algo que é mesmo de franzir o sobrolho.
Essa de dizer que ele é um exemplo para a juventude não soa lá muito bem. Então acham que pode servir de exemplo quem troca de "namoradas" como quem troca de camisa (algumas delas de curriculum mais-do-que-duvidoso) ou quem gasta rios de dinheiro em festas em bares e boites? Ou quem passa a vida a discutir com colegas, adversários e árbitros? Convenhamos que não é lá muito bom exemplo para ninguém, muito menos para a juventude.

O artigo que o director de O Sol escreveu na página 64 da revista Tabu é bastante explícito sobre Cristiano Ronaldo e o momento que vive e do provável embaciamento da estrela.
Do princípio até ao fim, sempre precoce.

22.1.09

TAÇA DA LIGA

Já não chegava termos sido gamados na Luz, com um golo mal invalidado por essa sumidade do apito que dá pelo nome de Bruno Paixão, como sermos agora sumáriamente banidos das meias-finais, com uma nomeação administrativa mais-do-que-duvidosa do Vitória de Guimarães.
A lei é clara e a interpretação é matemática, sem margem de erro: em caso de empate, passe a equipa com melhor goal-average. Goal average é o quociente dos golos marcados pelos sofridos. Qualquer miúdo da escola primária sabe isto. Se o regulamento está mal feito ou errado, é problema de quem o fez e não de quem o aplica.
O Belenenses tem 2 golos marcados e 1 golo sofrido, pelo que o quociente dá 2.
O Guimarães tem 3 marcados e 2 sofridos, pelo que o quociente dá 1,5.
Qualquer analfabeto não teria dúvidas: Belenenses 2, Guimarães 1,5 = passa o Belenenses.
Digo eu, indignado, porque sou do Belém (e que não teria dificuldade em assumir o contrário, caso se aplicasse) e diz este entendido, que, de vez em quando, até acerta.

12.1.09

FRIO, MAS BOM

Há muito que já não ia à Lousã.
E que me lembre, nunca lá tinha estado no Inverno.
Formidável, desde a gastronomia (aquele Restaurante, O Burgo, é mesmo bom) até à paisagem, tão igual mas tão diferente da época estival.
Fim de semana maravilhoso, foi o que foi. Frio, mas bom.
Como diz um amigo meu: espectacular !

1.1.09

2009

Que 2009 seja mesmo feliz, apesar das dificuldades acrescidas que aí vêm.
Um 2009 em que as dificuldades económico-financeiras se agravarão cada vez mais. É a crise para ficar e durar.
Um 2009 em que a taxa de desemprego vai subir por todo o Mundo. Vai mesmo doer, a sério.
Um 2009 com 3 actos eleitorais cá no burgo em que, natural e obviamente, vou torcer pela vitória do meu PS.
Um 2009 em que os U.S.A. vão ter pela primeira vez um Presidente negro.
Um 2009 em que o meu Belém se vai ver aflito para ficar na 1ª Liga.
Um 2009 em que, com jeito, o PS poderá fazer aprovar a lei do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
Um 2009...em grande, como se espera.