31.7.09

OS CANDIDATOS


Foram apresentados, ontem à noite em Alfama, os Candidatos das listas UNIRLISBOA para as eleições autárquicas de 11 de Outubro.
O Largo de São Miguel estava a abarrotar de amigos e simpatizantes que não quiseram deixar de assistir a este momento importante para quem quer que Lisboa continue numa gestão séria, de rigor e de competência e que não resvale para a vertente populista e despesista a que já assistimos em tempos.
Para as Escadinhas de São Miguel, e após uns Fados e Guitarradas acompanhados por sardinhas assadas e resectivo tinto, foram chamados os 53 candidatos a Presidente das Juntas de Freguesia, os 54 efectivos à Assembleia Municipal e os 27 nomes da lista à Vereação Municipal, para além dos Mandatários da Candidatura.
António Costa esteve ao seu nível no discurso que proferiu e no final o optimismo reinava nas hostes, apesar dos media terem primado pela ausência.
Esperemos que, após o excelente momento que foi a apesentação oficial da Candidatura no Bairro Alto, este segundo e grandioso momento em Alfama mostre, a quem teima não querer ver, que quem está com António Costa se mantém firme nos seus propósitos: vencer as eleições autárquicas em Lisboa.

19.7.09

COMEÇOU A GIRAR

Acabadas as férias e iniciados os primeiros treinos, eis que começam a aparecer os jogos de apresentação aos sócios e os torneios de verão.
O meu Belém anda a estagiar lá pelos ares da serra e em duas partidas, outros tantos desaires, pela diferença mínima, contra o Covilhã e o União de Leiria.
Os grandes, mesmo enormes, deram já um ar da sua graça: o FCP goleou o Mónaco, o SLB suou para levar de vencida o conceituado Olhanense e o SCP deixou-se ultrapassar pelo Feynoord.
Ainda mal começou e já se lamenta a falta de maturidade.
Para a semana há mais.

18.7.09

FIM-DE-SEMANA

Com o calor a apertar e a ouvir-se falar cada vez mais da "Gripe A", o melhor é não sair de casa e aproveitar para, depois de ler o Expresso, ver uns DVD.
A escolha, para hoje, recai em mais uns episódios da 2ª série de ROMA. Muito bem executada e a mostrar como, já naquele tempo, eram as relações políticas.
Em tempo de acordos, vale a pena ver.

17.7.09

FADISTICES

Já aqui tinha referido, há alguns meses, a excelência deste filme.
Esta semana lembrei-me dele, quando foi anunciado que Carlos do Carmo é o Mandatário da Campanha de António Costa.
Hoje à noite fica o CD a rodar, para meditar se vale ou não a pena arranjar novas roupagens aos Fados, como se tem visto por aí em novos projectos que são sucessos comerciais.
Eu, que ao longo da minha vida tenho sido um purista, ainda não aceito que o Menor, o Mouraria e o Corrido sejam desvirtuados.
Sem ser à guitarra e à viola, só mesmo à capela.

16.7.09

FRAquê?

Pedro Santana Lopes, que encabeça a coligação de direita (PSD + CDS + PPM + MPT) às eleições de Outubro para a CML :



É isso mesmo que pensas, ó Pedro?

15.7.09

O ACORDO

A vontade pairava no ar e após o apelo de Manuel Alegre à convergência de forças de esquerda para derrotar a coligação de direita liderada por Santana Lopes, só faltava mesmo o anúncio que hoje à tarde foi feito por António Costa.
Se António Costa o desejava políticamente, Helena Roseta deveria também suspirar por ele, pelo menos por 2 motivos: os custos financeiros que acarretarão uma campanha tão árdua como a das Autárquicas e também o ruído que ela poderia fazer só caber nas 2 primeiras semanas de Outubro, pois em Agosto virão as férias e, no regresso e até 27 de Setembro, as Legislativas abafarão tudo e todos, com Sócrates e Manuela Ferreira Leite a não dar espaço nem visibilidade a campanhas locais autárquicas.
Foi, por isso, um bom acordo, pois parece agradar a ambas as partes. Mas resta ver a sua aplicabilidade no terreno.
Depois dos entendimentos formais com o Movimento de Sá Fernandes e com o Movimento de Helena Roseta, falta só a António Costa formalizar com a CLAAC de Rui Vieira Nery.
Lisboa merece e Lisboa precisa.


14.7.09

"GRIPE A"

Na sessão de hoje da Assembleia Municipal, o lider da bancada do PPD/PSD afinou pela tónica dos últimos meses: ataque cerrado a António Costa e a tentativa de denegrir e minimizar a obra que ele e a sua equipa estão a fazer (e bem) pela cidade, obrigando a Vereação e a bancada do PS, liderada por Miguel Coelho, a elevar o nível das respostas.
Discursava então Saldanha Serra "por isto e por aquilo" e chega o momento de dizer que a Câmara não estava a fazer nada no que dizia respeito à Gripe A (H1N1). E não só disse como repetiu, com o ar solene e acusador de quem apanhou alguém em falta. Pensava(m) ele(s) que tinha(m) descoberto uma enorme brecha no trabalho da Vereação.
O problema, depois, foi a resposta dada pelo Vereador Manuel Brito: o que acabava de ser afirmado não corrrespondia à verdade e teria bastado aos Deputados Municipais do PPD/PSD terem falado com os Vereadores do PPD/PSD, tipo conversas em família, para que ficassem informados: já tinha sido aprovado por unanimidade, na última reunião de Câmara, o Plano de Combate e Pervenção à "Gripe A" que há cerca de 1 mês tinha começado a ser preparado e que se espera ser eficaz na prevenção da pandemia que, sem quaisquer dúvidas, também chegará a Lisboa a partir de Outubro.
Foi mais uma (das muitas que têm havido) oportunidade para o executivo camarário liderado por António Costa explicar detalhadamente uma acção que, discreta mas eficazmente, tem preparado nos gabinetes.
Quanto ao lider municipal do PPD/PSD, e apesar de tentar convencer o plenário, numa 2ª intervenção, que não estava a fazer da "Gripe A" uma caso de guerra política, acabou por meter a viola no saco e até por reconhecer como positivo o trabalho feito pela Vereação.
Como diz o povo: saiu-lhes o tiro pela colatra.

13.7.09

ANTÓNIO COSTA PRESIDENTE

Foi no Jardim de São Pedro de Alcântara (aquele que a actual Vereação liderada pelo PS reabriu após ter estado anos encerrado e entaipado, aguardando o fim da obras por falta de pagamento da Vereação PPD/PSD ao empreiteiro) que António Costa anunciou formalmente a sua recandidatura à Câmara Municipal.
A parte do jardim que foi reservada para este evento estava repleta, não só de dirigentes e militantes do PS, mas também de muitos convidados e de público anónimo.
Foi um discurso esclarecedor e incisivo, aquele que António Costa iniciou poucos minutos antes das 20.00hrs, agradecendo a colaboração prestada na Vereação a Sá Fernandes (com quem já estabeleceu acordo pré-eleitoral) e a Helena Rosta e Manuela Júdice (talvez um piscar de olho para um possível acordo).
O discurso que António Costa proferiu perante José Sócrates e Carlos do Carmo pode ser lido no site da candidatura, com especial ênfase para cumprimentos do que havia prometido para estes dois anos de mandato intercalar (arrumámos a casa, pusemos a Câmara a funcionar e preparámos o futuro. Pode não encher o olho, mas é o trabalho de formiguinha que constrói alicerces) e para as comparações com que mimoseou Santana Lopes:
"Os lisboetas vão escolher entre quem arrumou a casa e quem a desarrumou. É uma escolha entre a política ao serviço dos cidadãos e a mera política-espectáculo, entre o rigor e a trapalhada, entre a competência e a aparência».

12.7.09

ENTREVISTA

Com a frontalidade que se lhe reconhece, António Costa dá uma excelente entrevista ao "i".
Para ler, calmamente, no fim-de-semana e meditar no porquê de algumas atitudes frontais e fracturantes do Presidente da Câmara:
Mas há uma coisa que as pessoas têm que perceber: não é pelo facto das pessoas serem do mesmo partido que devem subordinar a uma lógica partidária aquilo que são as funções que exercem. Não é pelo facto de eu ser socialista, de ter sido membro deste governo, de ser apoiante e amigo do primeiro-ministro que vou deixar de defender os interesses da cidade de Lisboa quando entendo que esses interesses estão em causa.

11.7.09

DÊ-SE TEMPO AO TEMPO

Tome-se como hipotético ponto de partida que não mantinha nenhuma consideração especial pelo Sr. Ministro. Não importa a existência de motivo…
Depois do gesto que o condenou, não teria qualquer razão para alterar o meu ponto de partida. Manteria a mesma visão apreciativa.
Haveria, contudo, uma diferença: a da solidariedade que se deve a quem soçobrou perante o martelo pilão que o adversário usa com a sabedoria do treino e a volúpia da vitória. Não importa a verdade do que use; o que importa é esmagar!
Assim é. É para isso que a máquina está preparada.
Por isso o meu aceno a quem parte, agora que já sabe ter sido, também, mas não principalmente, vítima de si mesmo.
E do outro lado, que sobra? Pouco mais do que nada, a saber: o inchaço de um ego que se apraz na vitória a qualquer custo pela importância que supõe que ela lhe conquista ou lhe concede.
Há quem julgue que chega.
Mas, não, não chega mesmo. É necessário juntar ao mero argumento inteligente a honestidade intelectual.
E não; não se torna uma mentira repetida muitas vezes numa verdade.
Dê-se tempo ao tempo… (que já começou)

José Manuel Tavares de Moura

10.7.09

UNIRLISBOA

Hoje foi dia grande para a Candidatura de António Costa: depois do declarado apoio de José Saramago, surge o nome do Mandatário: Carlos do Carmo .
Começa a ficar claro a quantidade e a qualidade dos que apoiam a recandidatura do actual Presidente da Câmara de Lisboa.
E, pelo que já consta, muitos outros nomes ligados à cultura, às letras, à ciência, à educação e ao espectáculo estarão a manifestar o seu apoio a António Costa na sessão de apresentação da Candidatura UNIRLISBOA que se realizará na próxima 2ª feira, 13 de Julho, pelas 19.00Hrs no jardim de São Pedro de Alcântara (ao Bairro Alto).


BERLUSquê?

O Pedro Santana Lopes, com as devidas distâncias, que são muitas, é o nosso Sílvio Berlusconi. Apesar da mediocridade já demonstrada, há sempre quem lhes admire a beleza alvar dos traços, a virilidade própria dos fodilhões serôdios, a oratória brilhante, a demagogia dos discursos, a megalomania dos projectos, o amor aos pobrezinhos e às velhinhas, a saudade pelos tempos de antanho onde tudo era decente e genuíno.

Ana Cássia Rebelo

9.7.09

OBRA A OBRA (1)

Assisti hoje a uma palestra dada pelo Vereador Manuel Brito sobre Desporto em Lisboa e, para que conste, aqui compartilho uma revelação que se pode considerar espectacular:
Quando o Executivo de António Costa entrou na CML (Agosto 2007) não havia crianças a utilizar as piscinas da cidade. Era mais uma das trapalhadas que a gestão "santanista/carmonista" lhe legava.
Ao fim de 1 ano de mandato, havia cerca de 800 crianças a usufruir das piscinas.
Hoje, ao terminar o curto mandato de 2 anos, são já 6.000 (leu bem, seis mil) crianças que utilizam as piscinas de Lisboa. E com transporte assegurado, o qual não pode demorar mais de 10 minutos no trajecto.
Para aqueles que nunca ouviram quais as obras feitas por António Costa e sua equipa, aqui está mais um exemplo. E que exemplo!

IRRESquê?

Vai votar em António Costa?

Sim. Prefiro o António Costa ao Santana Lopes, embora o Santana Lopes me divirta muito mais. Mas ele só me diverte quando está fora do poder, no poder é um irresponsável.


Maria Filomena Mónica

8.7.09

O VOTO CÍNICO

Estava marcada para ontem, finalmente, a votação na Assembleia Municipal da proposta camarária que permitiria contrair um financiamento já garantido de 120 milhões de euros para aplicação exclusiva em acções de reabilitação urbana, proposta que, para ser aprovada, requeria maioria absoluta de votos da Assembleia, pelo que seria necessário o voto sim dos deputados municipais do PSD.
E o que aconteceu foi o que já tinha sido anunciado, pelo candidato Santana Lopes: aquela proposta de investimento é para chumbar, porque ninguém pode ter a ambição e a capacidade de querer fazer por Lisboa o que o PSD não conseguiu fazer nem se propõe fazer no futuro.
Traduzindo por miúdos, o PSD absteve-se, (aplauda-se o acto de coragem da Presidente da Assembleia que votou sim, contráriamente à disciplina de voto imposta) e a dita proposta não reuniu a mairoria de votos necessária, gorando-se assim uma oportunidade de ouro para investir sériamente na cidade e retomar as obras que ficaram paradas por falta de verbas:
350 empreitadas para reabilitação de 293 edifícios e infra-estruturas, que incluiam as obras inacabadas das mega-empreitadas Santanistas em vários bairros históricos, a reabilitação de 5 bairros de Marvila e respectivos espaços públicos, bem como a reabilitação de 58 escolas.
Fica a perder a cidade e os Lisboetas. Ficam a perder as 879 pessoas que não vão ver tão depressa as suas casas beneficiadas e ficam a peder as 5.000 pessoas que iriam ter oportunidade de ter um posto de trabalho resultante das intervenções a realizar. Ficam a perder as 26.000 pessoas que residem nos 5 bairros de Marvila e ficam a perder os professores e alunos das 58 escolas que iriam ser reabilitadas.
Quem ficou a ganhar ou quem irá ganhar com este chumbo? Que interesses levaram o PSD a impôr a disciplina de voto aos seus deputados municipais para inviabilizar esta proposta?
Que peso na consciência terão os Presidentes de Junta eleitos pelo PSD que foram obrigados a embarcar nesta santanice? Por exemplo, o de São Nicolau, que apregoa aos 7 ventos a reabilitação da Baixa e que viu, em segundos, ruir uma das maiores aspirações de quem reside e trabalha na Baixa. Ou o dos Anjos, que via ser contemplada uma série de acções na sua freguesia. Ou o de Campolide que tem a escola nº 23 a cair, mas que votou contra a sua reabilitação. Ou o do Socorro, em que o bairro da Mouraria seria beneficiado com muitas e valiosas intervenções. Como se sentem esses autarcas, cúmplices de tamanha asneira, quando encaram agora os seus fregueses?
Mas, pior do que aquilo que este PSD possa sentir, é o estado de contínuo desânimo que afecta as populações das zonas que iam ser abrangidas e que, infelizmente, ainda não é desta vez que vêem o seu problema resolvido.
O Presidente António Costa já há algum tempo que vinha avisando a população que o PSD ameaçava chumbar a reabilitação urbana em Lisboa. Ontem essa ameaça tornou-se realidade, tal como tinha avisado Santana Lopes.
Que os Lisboetas tirem a devida ilação.

7.7.09

CR9 (ex-CR7)

Madrid viveu ontem uma das maiores operações de marketing alguma vez feita em torno de um jogador, enchendo o Santiago Barnabéu com 80.000 aficionados que adquiriram 3.000 camisolas(nº oficial) e que aplaudiram o craque português ao som do "À minha maneira" dos Xutos. Uma boa operação de charme luso que até meteu o Eusébio. Um bom dia para facturar.
Florentino Peres está radiante e os adeptos merengues andam totalmente eufóricos que nem se deram conta de que ainda não ganharam nada. O espectáculo ainda não começou, os artistas mal entraram nos camarins...e já há bravos e olés.
Como irá terminar esta lua-de-mel? Que acontecerá quando a equipa-hiper-super-maravilha não corresponder? Ou quando o penalty não for convertido, ou a bola esbarrar na trave? E se os resultados não aparecerem?
Também em Espanha, de bestiais a bestas, vai um passo.
Boa sorte, Cristiano. Cuida-te das chicas e protege-te das revistas cor de rosa. Olha que os ares da meseta são muio diferentes dos ares da bretanha. Para pior.

6.7.09

SONDAGEM

Já foi publicada a 1ª sondagem após a marcação da data das eleições autárquicas, da responsabilidade da Universidade Católica.
Dos mais de 500 mil eleitores lisboetas, para esta sondagem a Católica entrevistou 716 e somente dos que ainda têm telefone fixo, pelo que, e considerando que vale o que vale, o meu realce vai para a CDU que aparece em 4º lugar, a confirmar as quedas de votação que aparenta ter em freguesias-bastião, como Alcântara, Carnide, Santo Estêvão e Madalena, onde detém a Presidência da Junta de Freguesia e que nas Europeias já obtivera um modesto 3º lugar em todas elas. Um sinal de que os tempos já são outros?

5.7.09

FRASES E COMENTÁRIOS

Um dos previlégios que tenho na vida é o de poder desfrutar do "Pão de Canela", um simpático café-esplanada situado na Praça das Flores, perto da minha casa, onde ao fim-de-semana gosto de ler o jornal e beber um cafézinho, regra geral acompanhado de gente simpática e educada, da política, das artes e do espectáculo.
Foram muitas as vezes que, com vários amigos, nos entretinhamos a comentar as frases que vêm nos pacotes do açúcar, frases que na maior parte das vezes estão longe da realidade mas perto do sonho.
Recordo isto porque aderimos todos ao adoçante e agora, sem os tais pacotinhos amarelos mas com uns quilitos a menos, observamos os vizinhos das mesas do lado a comentar as frases que lhes calham. E há cada comentário...

AINDA VAI FICAR MAIS BONITO

4.7.09

TALVEZ SAIA CARO

Foi com alguma surpresa que acordei hoje com o anúncio feito pelo novel porta-voz do PS sobre a não duplicação de candidatos às Câmaras Municipais e à Assembleia da República.
E digo surpresa, porque há pouco mais de um mês, esse critério não foi aplicado para o Parlamento Europeu e até se evitou o debate interno sobre esse assunto.
Pensei uns minutos sobre o alcance de tal medida avulsa e inesperada, pois não estava a ver o PS a querer "encostar" candidatos que eventualmente possam não ser eleitos, como António Costa (a Lisboa), Paulo Pedroso (a Almada), Marcos Perestrello (a Oeiras) ou Leonor Coutinho (a Cascais), dos que eu me lembrei de imediato, e só vislumbrei um motivo para impôr tal medida: impedir que Ana Gomes e Elisa Ferreira tivessem a veleidade de querer trisar.
Só pode ser por isso, caro Rui Paulo.

4 DE JULHO

Hoje celebram-se vários aniversários, sendo o mais conhecido o da Independência dos Estados Unidos. Mas também o de 2 amigos: um deles, infelizmente já desaparecido, e cujos cromossomas fizeram o favor de me gerar, e de outro que, ao longo destes últimos anos, tem confiado em mim para companheiro de percurso político.

3.7.09

OLHA QUEM FALA...

Vindo de quem vem, até dá vontade de rir.
Ó
Alberto João, então tu é que controlas tudo e todos na tua ilha, desde empregos a subsídios, passando pelos chineses e pelas IVG´s , e nós é que somos os Corleones?
Declarações nocturnas após lautos jantares, é no que dá.
Apetece-me mimosear o Bokassa do Atlântico com as palavras que aquele Deputado laranja dirigiu ao Afonso Candal em plena Assembleia da República.

TUDO A BLOGGAR E A TWITTAR

Numa iniciativa que se pode considerar inédita, o Presidente da Câmara de Lisboa convocou a malta da Blogos que intervém mais à esquerda (entre os muitos que lá estavam, realço o Luís Novais Tito, o Tomás Vasques, o Carlos Castro e o José Reis Santos) para um encontro aberto, na sala do Arquivo, onde explicou acompanhado de um bom power-point, o resultado de 2 anos de mandato à frente da Câmara: encontrou uma dívida de 360 milhões de euros, a casa toda de pantanas e o nome da edilidade constantemente nos media pelos piores motivos.
Hoje, felizmente para todos, mesmo para os que não se deram conta da gravidade da situação, a realidade é completamente diferente: a dívida tem estado a ser paga (já está em 155 milhões), a casa está arrumada, os serviços estão a funcionar e há projectos para o futuro.
Claro que 2 anos são curtos para António Costa colocar a sua impressão digital na cidade, pelo que os próximos 4 anos terão que ser a consolidação das ideias e das obras que ele e a sua equipa têm para Lisboa.

A PINHOLADA

Já cantava o saudoso Manuel de Almeida "não é fadista quem quer, mas sim quem nasceu fadista".
Em meu entender, na política também se pode aplicar esta máxima.
Não vou aqui crucificar o ex-Ministro "independente" que colaborou com o Governo liderado por José Sócrates, nem tão pouco enumerar os casos que, para o bem e para o mal, ficarão sempre ligados à acção governativa do PS.
Vou simplesmente exprimir o sentimento de quem luta diáriamente na defesa dos interesses do socialismo-democrático: caramba, senhor Manuel Pinho, podia ter escolhido outra altura do campeonato para touradas...

2.7.09

O RECADO

Ainda os lisboetas estavam estupefactos com as promessas de mais trapalhadas para a cidade de Lisboa, e já Miguel Coelho dava o recado a Santana Lopes.
Certeiras, as palavras do lider do PS/Lisboa e a prenunciarem uma pré-campanha eleitoral bastante acesa.

ANTÓNIO COSTA NO "AMERICAN CLUB"

António Costa faz ponto de situação do mandato from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

1.7.09

PREPARAR O FUTURO

Agora que já estão marcadas as datas para as eleições, Legislativas a 27/9 e Autárquicas a 11/10, começam as máquinas partidárias a pôr os motores em marcha.
Mais uma vez estarei de alma e coração com as campanhas do meu PS e com uma especial e redobrada dedicação às Autárquicas (mais tarde terão oportunidade de saber porquê). Regularmente, tentarei defender aqui a obra feita por António Costa em Lisboa, em 2 anos de mandato. Entretanto, podem dar uma espreitadela
aqui.

PRESIDÊNCIA RENOVADA

Novo semestre e nova presidência, que cabe agora à Suécia, país que não aderiu ao Euro (ainda usam as célebres coroas suecas) e com o qual nós temos boas e antigas relações.
Uma certeza: vai ser melhor do que com a República Checa, que quase tirou o lustro à nossa presidência.