29.2.08

COINCIDÊNCIAS

Tem-me feito muita confusão como é que um clube mediano, o Estrela da Amadora, tenha inspirado tantos receios e temores aos 2 clubes da cidade do Porto, a ponto deles terem que "aliciar" o árbitro para lhes facilitar a vida.
Bom para a reputação e auto-estima do Estrela, que se viu assim comparado a um Grande, difícil de vencer com argumentos limpos nas 4 linhas, mesmo a jogar fora.
Na época 2002/2003 foram os Loureiros do Boavista e na época 2003/2004 foi o Pinto da Costa do FCP. Nessa altura não dei por isso, mas parece agora, à distância, que o Estrela impunha respeito.
Para além do Estrela da Amadora, havia outro ponto comum: o árbitro.
É verdade, o árbitro nesses 2 jogos que estão na base da acusação do Apito Dourado, foi Jacinto Paixão, o tal que, antes de apitar, precisa de saborear uma peça de fruta.
Coincidências do caneco: 2 jogos "dificílimos" que os 2 clubes da Invicta tiveram que disputar em casa, contra o mesmo adversário e com o mesmo árbitro.
É que contra o Benfica ou o Sporting, aquilo é canja. Mas contra o Estrela...

DE 4 EM 4 CÁ ESTÁ ELE


28.2.08

ANIVERSARIANTE

Como cá em casa só há uma "lampeona" e que até nem liga muito a essas coisas, teve que ser o Paulo, leitor amigo deste Blog, a vir lembrar que o Glorioso cumpre mais um aniversário, o 104º para ser mais preciso. Tão velhinho que ele está, que já nem se aguenta.
Porque não sou muito apologista de discursos em casamentos e aniversários, fica aqui o meu singelo encómio ao clube de todos os bons chefes de família: parabéns SLB e que vás contando muitos mais. E que eu vá assistindo!
E que vás contando também muitas mais derrotas no Restelo. A bem dizer, basta uma por ano.

27.2.08

TSF - VINTE ANOS...COM CENSURA

Bom post do DD no PS Lumiar :

A TSF comemora hoje vinte anos, mas infelizmente não é a mesma rádio livre de Emídio Rangel, é antes uma rádio censória que julgou que eu, como muitos outros ouvintes, sou um estúpido e não vi os noticiários televisivos das 20 horas de ontem.

(.......)

A direcção da TSF tem de entender que as pessoas interessadas em noticiários vêem os telejornais, pelo que a censura da parte do que foi dito doze horas antes só reduz a credibilidade desta rádio. Com estes noticiários a TSF não merece parabéns, antes crítica pois já tem idade para ter juízo.

26.2.08

A DERROTA

Terminou hoje o último combate de Cabral Ferreira, Presidente do meu Belém. Perdeu-o, depois de muito tempo de luta, pois há batalhas que nunca se podem vencer. Esta era, infelizmente, uma delas.
Desaparece um ilustre Consócio que dedicou grande parte da sua vida ao dirigismo azul e que sempre se bateu por aquilo que acreditava ser o melhor para o Belenenses, fosse Clube ou SAD. Mal ou bem, deixa o seu nome ligado à história moderna do Belém.
Das duas vezes que se candidatou a Presidente (e venceu) contou com os meus votos. Considero-o o grande impulsionador do desenvolvimento do Complexo Desportivo do Restelo, desde as piscinas ao topo norte do estádio, passando pelos campos de treinos. E, convém lembrar, foi quem apostou tudo em Jorge Jesus.
Obrigado e até sempre, Presidente Cabral Ferreira.

25.2.08

A LISTA

Foi entregue hoje à tarde a lista com os 122 nomes, encabeçada pelo Miguel Coelho e com um nº 2 de peso.
A campanha, motivadora e participada, vai decorrendo pelas secções e o programa com os compromissos já está pronto para ser enviado a todos os Militantes. O dia-a-dia pode ser visto no Blog.
Dia 7 está cada vez mais perto...

GALARDOADO

Dizem que é um grande tosco mas, verdade verdadinha, o Jesus lá vai fazendo mais outra época tranquila, com uma equipa recheada de jogadores...banais.
O reconhecimento dos seus métodos de trabalho, e do fruto desse mesmo trabalho, foi agora reconhecido internacionalmente. Muito justamente, digo eu.
Parabéns, Jorge Jesus.

24.2.08

AJUDA TÉCNICA

Ao ver este clip, lembrei-me do meu amigo LNT, grande sumidade em tudo o que diz respeito à net. Quantas vezes ele me contou cenas parecidas com esta, mas com uma diferença: o LNT sabia mesmo daquilo que estava a falar, do outro lado é que, coitados, era para cima, pro lado, pra baixo...

23.2.08

DO MEU TEMPO DO LICEU

Hoje relembro um êxito. Não havia festa de garagem ou convívio de sábado à tarde em que não passasse, repassasse e tripassasse. Era o que de melhor e mais parecido tinhamos para imaginar...

21.2.08

ELEIÇÕES À VISTA

Ontem à noite fui até ao Grémio de Intrução Liberal de Campo de Ourique ouvir o Miguel Coelho (candidato que apoio nas eleições para a Concelhia de Lisboa) explicar aos Militantes da Secção liderada pelo Flávio Fonte (que compareceram em número razoável) as razões da sua recandidatura e as linhas mestras do seu "Por um Partido de Militantes" para os próximos 2 anos.
Acho que não vale a pena estar a escrever sobre o que lá se passou. Mas tenho a certeza que valeu a pena, para quem lá foi, ouvir o Miguel Coelho.
Dia 7 de Março, após a contagem dos votos, se verá.

AS CONTAS

A solução para a nada famosa situação económico-financeira da Câmara de Lisboa levou uma machadada por parte do Tribunal de Contas, que chumbou o pedido de empréstimo de 400 milhões de Euros à Caixa Geral de Depósitos, aprovado pela Vereação e pela Assembleia Municipal, e que seria destinado exclusivamente ao pagamento das dívidas deixadas pelos 6 anos de gestão PSD.
Mais um contra-tempo para António Costa e a sua equipa que vão ter que repensar a questão, equacionando mesmo recorrer dessa decisão dos doutos juízes.
Não contentes com a "porcaria" que fizeram enquanto lá estiveram, os social-democratas vêm agora aplaudir este chumbo e, com grande desplante, até sugerem uma solução. Uma solução?
Grande lata, a destes cavalheiros do PSD: gastaram à tripa forra, não pagaram e continuam a não querer que se pague. Onde andavam, na altura, estas cabecinhas pensadoras laranjas que vêm agora tirar soluções da cartola?
E que dizer do Tribunal de Contas, cujos juízes mostram uma enorme severidade para a solução apresentada por António Costa, mas que durante anos permitiram que Santana Lopes e Carmona Rodrigues endividassem a autarquia, como no caso do concurso da adjudicação da empreitada do Túnel do Marquês onde deviam ter actuado e não o fizeram.
Claro que se vai acabar por arranjar uma solução, seja ela qual for, para pagar aos credores da Câmara de Lisboa. O PS é de boas contas e honra os compromissos, mesmo os institucionais.

20.2.08

A MUDANÇA

Com o anúncio formal de retirada, acabou o presidencialismo virtual de Castro, Fidel e começou o presidencialismo real de Castro, Raúl. A bem dizer, a Raul só faltava ouvir isto para "legalizar" o seu cargo.
Já há muito aguardada, esta passagem de poder familiar, tipo monárquica, tem um cunho ditatorial vincado e que, por isso, vale o que vale.
O que seria de admirar era se, num último acto que demonstrasse alguma lucidez, Fidel se redimisse e tivesse imposto a realização de eleições. Livres e supervisionadas pelos organismos internacionais.
No entanto e mesmo assim, o povo cubano mostra algum contentamento e tem alguma esperança numa mudança política.
Se não se desorientarem, talvez seja desta vez que os Cubanos consigam que a liberdade e a democracia deixe de ser um sonho.
Acreditar até morrer.

19.2.08

LIBERDADE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA

Conforme os dias vão passando e o 7 de Março se aproxima, vai aquecendo a polémica em torno dos apoiantes das 2 candidaturas à Concelhia de Lisboa.
Este texto responde à seguinte "troca de galhardetes" entre um comentário ofensivo deixado na caixa de comentários e a respectiva resposta:

COMENTÁRIO OFENSIVO
Uma candidatura procura o apoio dos dirigentes nacionais do partido; outra procura a adesão junto ás bases. Assim se vê quem reconhece no PS um Partido de Esquerda, e quem dá azo ás recorrentes acusações ideológicas - aliás posturas como a que foi relatada por uma camarada ontem no bairro alto segundo a qual, as amigas (também militantes) não se deslocaram ontem á séde da FAUL para ouvir um dos candidatos á CPCL porque "A Carla disse para não ir", deixam-me a pensar que me filiei num qualquer partido fascista, por engano.
Gustavo "Che" Gouveia

RESPOSTA
Caro (a) camarada, Se há algo a que dou valor é precisamente às bases do Partido Socialista, ao militante não dirigente, pois é para ele que diariamente trabalho. E faço-o valorizando o pluralismo de ideias e convicções. Por isso, estive presente na sessão de apresentação da candidatura do camarada Miguel Teixeira na secção do Bairro Alto. Por isso, a divulguei aos militantes do Bairro Alto. Aliás, um dos apoiantes da candidatura do Miguel Teixeira esteve presente na última reunião de secretariado do Bairro Alto e deve ter certamente ouvido a minha referência à importância de estarmos presentes na apresentação das duas candidaturas.

Os camaradas do Bairro Alto sabem que na sua secção se praticam os valores do Partido Socialista, onde o exercício da democracia, o livre pensamento e a diversidade de opiniões existe e é salutar. Como referi, eu também estive na reunião de dia 6 de Fevereiro, e ouvi atentamente todos os comentários efectuados e garanto que ninguém fez uma afirmação do teor da que foi referida. O que aconteceu, é que uma camarada, ao fazer a sua intervenção, afirmou que tinha dito a várias pessoas para estarem presentes na reunião e que as mesmas disseram que não iam porque já se tinham comprometido comigo em como davam o seu apoio à candidatura do Miguel Coelho. Quem estava atento, foi isso que ouviu. Eu também lamento que a participação na reunião de militantes do Bairro Alto tivesse sido fraca, cerca de 10 pessoas, e que a sala tivesse ficado cheia devido à presença de apoiantes da candidatura do Miguel Teixeira de outras secções. Contudo, respeito que camaradas, com vida ocupada, e estando já esclarecidos do seu sentido de voto, não tivessem comparecido.

Caro (a) camarada, no Bairro Alto fazemos política séria. Não deturpamos o que ouvimos. Trabalhamos em função de convicções e respeitamos a sua pluralidade, o que aliás sempre foi, e é, uma constante da história e tradição da secção do Bairro Alto e do Partido Socialista.
Carla Madeira

É BEM VERDADE: QUANTO MAIS A LUTA AQUECE, MAIS FORÇA TEM O PS.

18.2.08

GRÃO A GRÃO...

O meu Belém fez hoje mais uma gracinha, ao vencer em Leiria.
Sem dar muito nas vistas já vai em 5º lugar, com 29 pontos.
A propósito disso: perde os 6 pontos ou não? Está difícil de decidir.

17.2.08

O ZELOSO

Quando li isto nem queria acreditar.
Há quem não tenha nada para fazer...e invente serviço.
Com tantas coisas ilegais nesta cidade e este havia logo de se lembrar dos tripés. Excesso de zelo ou estupidez natural.
Qualquer dia, ainda acabamos todos por ser multados na Praça do Comércio ou no Rossio, por ocupar o espaço público sem licença.
Ele há cada um...

16.2.08

DO MEU TEMPO DO LICEU

Os Fab Four também me marcaram. Tanto em grupo, como depois a solo.
Sempre tive uma especial admiração pelo George, talvez porque a primeira música que "toquei" a sério na viola, com tenros 12 anos, foi o My Sweet Lord. Bem lembrado, este Blog, para quem gosta de o recordar.

FOFOQUISSES

Ora aqui está um Blog sempre em cima do acontecimento.

Toda la Información del Mundo del Espectaculo, y el Jet Set Internacional.

Vale a pena peder uns minutos e chismosear um pouco.

O que estes tipos sabem !

O ZÉ

Já está na calha para Barcelona,

conforme se pode ler em Inglaterra.

15.2.08

O GRÉMIO LISBONENSE

Caro Zé Reis Santos,

Li o
teu post sobre o Grémio Lisbonense e não posso deixar de concordar contigo e com o Daniel Melo, no que diz respeito "à nossa memória, à nossa História, ao nosso passado, ao nosso presente". Preocupante, sem dúvida.
Mas tenho que te referir que esta situação do Grémio Lisbonense não é de agora, já se vem desenrolando nos tribunais há bastante tempo, e é o infeliz, mas verídico, corolário para quem faz obras e modificações no local arrendado, sem expressa autorização do senhorio.
Por mais movimentos e apoios que se manifestem agora, não há Tribunal que possa retirar a razão e o direito que assiste ao proprietário do 1ºandar onde está instalado o Grémio Lisbonense. Qualquer advogado que consulte o processo (e garanto-te que vários o fizeram) assim o dirá.
E olha que já há alguns meses que a Direcção do Grémio foi recebida pelos gabinetes de todas as forças representadas na Vereação da CML para explicar a situação delicada que estava a passar.
Claro que, com serenidade e calma, se vai arranjar uma solução para alocar o Grémio; se não continuar ali, passará por certo para outra sede nova, na mesma área geográfica.
Posso-te grarantir que da minha (nossa) parte se fez o que era políticamente exigível: foi apresentada e aprovada uma Moção na Assembleia de Freguesia de São Nicolau e patrocinada uma outra providência cautelar pela Junta de Freguesia, bem como foi apresentada uma Recomendação na Assembleia Municipal (aprovada por unanimidade).
Contudo, decisões do Tribunal, por mais injustas e incríveis que nos pareçam, são para serem acatadas num Estado de Direito. Sabe-o bem a Direcção do Grémio e a sua Advogada. E nós todos também.
Olha, Zé: ainda iremos beber, seja lá onde fôr, um café no Grémio Lisbonense onde te apresentarei o meu amigo Zito. Até lá, vamos acompanhando as negociações em curso.

14.2.08

DIA DE QUÊ ?

Hoje celebra-se mais um dia comercial patrocinado principalmente pelas floristas, perfumarias e restaurantes.
E há meninos (e meninas) que têm que comprar prendas a dobrar (e nalguns casos, a triplicar) e que têm que se esmerar ao almoço e ao jantar.
O resto é que já é mais complicado e pode obrigar a algumas improvisações. Como a da foto.

9.2.08

CANAL-DVD

Para descontrair, este fim-de-semana

vou rever esta memorável trilogia.

Para quem se quiser lembrar,

pode clicar aqui e recordar o início.

8.2.08

QUE TRISTEZA

De Norte a Sul de Portugal, acredito que estavam todos assim virados, à espera do milagre.
Sim, porque a jogar desta maneira, só mesmo com rasgos milagrosos do Cristiano Ronaldo ou do Ricardo Quaresma é que poderemos ter alegrias com a Selecção.
Com 2 abébias (quem é que disse frangos?), ajudadas por um esquema defensivo tipo "despacha que é serviço", ainda não foi em 2008 que conseguimos voltar a ganhar à squadra azzurra.
Dantes, já lá vão alguns anos, era porque os transalpinos jogavam recolhidos no "catenacio" e nem o Eusébio ou o Gomes conseguiam marcar, agora é porque a velha senhora utiliza jogadores desconhecidos, da Udinese e do Verona, que não estão nos ficheiros e que de um momento para o outro...trocam as voltas e resolvem um jogo.
Ai Scolari, grande treinador em part-time (ou será party-time ?), pago a peso de ouro, que não consegue vencer a nenhuma equipa de topo. Daquelas a sério.

DO MEU TEMPO DO LICEU

quem te disse que os meus olhos te sorriem,
mentiu-te…

Led Zeppelin – Babe I’m Gonna Leave You

7.2.08

ANO CHINÊS

Considerada a festa mais importante da China, começa hoje o Ano Novo Lunar, desta vez do Rato, que é o primeiro dos 12 animais do Zodíaco Chinês e que está associado à fortuna.
E os Chineses bem
precisam dela agora, depois do caos onde se viram mergulhados.
Para todos, deseja-se "Kung Hei Fat Choi".

6.2.08

SILÊNCIO

Depois de ter visto o filme do Carlos Saura (que apluadi de pé, no final, com muitos outros espectadores) mais convencido fiquei de que tinha feito bem, pelos meus 18 anos, em ter abraçado a causa fadista.

Sempre que posso, lá vou eu "dar de beber à dor" com a tertúlia de muitos anos e testemunhar a emoção que nós, amadores, sentimos quando interpretamos um Fado, daqueles chamados tradicionais. Como o Corrido, o Cravo, o Alberto ou a Marcha do Alfredo, os meus preferidos.

Tudo isto para dizer quanto fiquei contente pelo facto dos Espanhóis, nacionalistas como são, terem galardoado o Carlos do Carmo com o Prémio Goya pela interpretação do Fado da Saudade. Pode não ser considerado um castiço ou um puro, mas Carlos do Carmo provou, uma vez mais, que é um Senhor do Fado, essa "música" que ainda não é de Portugal todo, mas que é dos Portugueses, escutada e aplaudida há muitas décadas por esse Mundo fora.

Silênco, que se vai ouvir o Fado.

LEVAS O B.I. ?

Já o meu pai me dizia, há muitos anos: não saias de casa sem o BI.
Mas como se pode ler
aqui, não é obrigatório fazermo-nos acompanhar do BI.
No entanto, e pelo sim pelo não, mais vale prevenir...

5.2.08

PROVÉRVIOS POPULARES

"VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÉU"


"PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA"


"QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES"


"É CARNAVAL NINGUÉM LEVA A MAL"

DÚVIDAS ESCLARECIDAS !

Nuno Félix, no PS Lumiar, é bastante preciso e conciso :

Ao fim de 6 meses de governação difícil, séria, dura e eficaz da CML, temos já para nós uma certeza: António Costa nunca perderia umas eleições para Santana Lopes! Porquê?
A resposta é simples. Independentemente das qualidades politicas do camarada João Soares, é necessário saber escolher os mensageiros da nossa palavra e do nosso nome, e o camarada António Costa em momento algum escolheria para “seu” Presidente de Concelhia Miguel Teixeira. Porquê?
Porque de entre os que hipoteticamente lerem este comentário não hesito em afirmar que 99% dos camaradas têm percursos de militância e participação cívicas mais consistentes e íntegros que o do camarada militante Miguel Teixeira.
António Costa conhece bem o partido e os seus camaradas e sabe que não é em 3 anos de militância que se faz um Presidente de Concelhia!

4.2.08

DISPUTA PRIMÁRIA

Foi assunto sobre o qual nunca me pronunciei: as primárias norte-americanas, apesar de ir acompanhando o seu desenvolvimento.
Faz-me alguma confusão ver gente que, supostamente, comunga dos mesmos ideais políticos andar durante algumas semanas a dizer mal do parceiro do mesmo partido, para depois ser obrigado a desistir e ter que vir a apoiar aquele que andou a confrontar e a combater.
Daí que, chegados a esta super-3ª feira, eu fique mais aliviado por saber que a disputa inter-pares está quase a chegar ao fim.
Claro que, como é óbvio, simpatizo com os Democratas. E mais óbvio ainda, com a Clinton.

PACIÊNCIA

Durante muitos anos (na minha juventude) fui um entusiasta do Cubo de Rubik. Confesso, apesar de tudo, que nunca fui capaz de completá-lo na totalidade. No máximo, 2 faces e já era um pau.
Daí achar extraordinário o trabalho que se pode ver nesta fotografia: com centenas de cubos, cujas faces externas têm que se moldadas à parte correspondente da foto. O cúmulo da paciência...e de quem não tem muito para fazer.

CARNAVAL


3.2.08

MAIS OUTRO

Enquanto aguardamos pela subtracção dos 6 pontos (então, ainda não se decidiram ?) vamos continuando a amealhar, para o que der e vier. Nunca se sabe do que esta gente é capaz.
Com toda a tranquilidade, o jogo de hoje valeu por aquele monumental golo do Zé Pedro, jogador influentíssimo no meio campo azul que, época após época, jogo após jogo, vai marcando a diferença.
Ah, Scolari, andas mesmo tapadinho...

PRODUTIVIDADE

Não há dúvida nenhuma que o índice de produtividade dos militantes do CDS-PP, quando estão no Governo, é alto.
Depois do recorde de fotocópias do Paulo Portas, temos agora os despachos do Telmo Correia. Nem devem ter tido tempo para dormir...

ANIVERSÁRIOS

Este fim de semana é de festejos.
Ontem, cá na toca, a Leandra. Hoje, o amigão Luís Cavaco.
Com a particularidade dele completar o dobro dela.
Que vão contando muitos...e que eu vá vendo.

2.2.08

CANAL-DVD

Em homenagem ao que saiu e como boas-vindas à que entrou, hoje vou rever alguns episódios desta série.

E já agora, parece que é em dias destes que aumenta o serviço nas urgências hospitalares: mulheres maltratadas, homens embriagados, etc...
Há dias assim.

DE MAL A PIOR

Lá pelas bandas do Restelo, a situação não está muito brilhante, com a crise directiva instalada no meu Belém e, pelos vistos, para durar.
Que eu saiba, a CGD não é acionista, o que é pena, pois o Governo fazia como no BCP: nomeava a administração...e tinhamos o problema resolvido.

1.2.08

AZEVEDICES

Deve ter acontecido algo de grave, muito pior do que a desfeita no negócio da OPA à PT, para que os Azevedos pai e filho tenham lançado uma guerra aberta a José Sócrates, através do seu orgão de comunicação "O Público", edição escrita e online.
Ser dono de um meio de comunicação social dá muito jeito, principalmente para gerir a política editorial a belo prazer.
Ontem foi
aquilo, hoje é isto, amanhã já deve estar na forja outra "notícia" requentada de 20 anos.
Ao que chegou um certo jornalismo e a capacidade de enojar.
Bahhh!!!

REGICÍDIO

Sou republicano convicto, nascido e criado numa família em que o único Rei que reconhecia era o Eusébio, mas não teria ficado ofendido ou perturbado se hoje tivesse sido declarado o luto nacional. Era como a lei do tabaco, não concordo com todo o articulado mas respeito-a.
Numa coisa acho que eles têm razão: era um chefe de estado que foi assassinado e talvez só por isso, se justificasse o deferimento da petição.
No entanto, teria que haver também um dia de luto nacional pelo Sá Carneiro, outro pelo Sidónio Pais, outro por este e mais outro por aquele.
Quanto à ideia, hoje muito falada (por colagem e arrastamento) em todos os programas que ouvi para lembrar o centenário do regicídio, de se referendar o povo para que ele diga se quer uma república ou uma monarquia, acho que tudo isso é folclore para animar as hostes, tanto do PPM como da Causa Real que ano após ano se continuam a entreguerrear pela legitimidade do herdeiro ao trono (já descobriram quem é o impostor e quem é o verdadeiro?).
Defender um sistema de sucessão dinástica onde o povo não é tido nem achado, nem sequer representado na corte, e por outro lado, vir reclamar que esse mesmo povo vote e delibere (que palavras estranhas) numa causa que não é dele....não lembra a ninguém no seu perfeito juízo.