28.1.07

A CERTIFICAÇÃO

Quem lê o título conclui logo: já se vai poder acelerar outra vez na 2ª circular. Mas não, não é nada disso. Lê-se a notícia e...é só por uns dias.
Pelos vistos, para adquirirem a certificação. Não é que tenham sido adquiridos na candonga, mas parece que o engenho não está certificado. Aproveita-se também para apertar a taxa de condescendência para sómente 5%. Assim, sempre vai haver mais condutores a pagar, porque as finanças da câmara estão cada vez mais em baixo.

O TEMPO

364 dias depois, voltou a cair neve nalguns pontos de Lisboa.
O alvoroço do telemóvel acordou-me, em manhã de descanso, para tal facto. Infelizmente e a exemplo do ano passado, a zona onde resido não foi contemplada com os tais farripos brancos.
Mas o frio é que não nos larga. De dia para dia vai apertando e cá andamos todos encasacados, de cachecol e luvas e, nalguns casos, com gorro ou chapéu.
Só falta aparecer o gelo. Ficava a trilogia completa. Então é que seria o bom e o bonito, pois não estamos preparados para isso. Antes a chuva.

27.1.07

O FAIR-PLAY

A todos os lampiões que me brindaram com SMS alusivos ao jogo de há momentos, em que demos um banho de bola mas que, como já é hábito, fomos vítimas de uma grande injustiça, aqui fica o meu cumprimento.

O SCI-DOKU

24.1.07

OS PAPÉIS

Quem ouviu ontem as declarações de Carmona Rodrigues sobre as buscas da PJ nas instalações da Câmara de que "está tudo bem, foi a Câmara que chamou a PJ e que levaram só uns papéis, não sabemos porquê mas são coisas do tempo do Santana Lopes,....." poderá pensar que aquilo transpira transparência por todos os lados e que o que há é uma evidente embirração da PJ para com a Câmara de Lisboa.
Hoje, ao lermos as notícias, constatamos que aquelas declarações não correspondem bem à realidade e que até a casa de 2 vereadores do PSD foi vasculhada, soando mesmo que um deles foi constituído arguido.
Aquando da campanha eleitoral, Carmona garantia que não havia nada a ser investigado e, conforme depois se veio a comprovar, já nessa altura a PJ andava por lá.
Este homem parece que não compreende bem o que se passa à sua volta.
Bragaparques, Terrenos, Parque Mayer, Feira Popular, Urbanização, Infante Santo, Lismarvila,....."não é nada, são só uns papéis".
Lá vai Lisboa....

23.1.07

A RETRIBUIÇÃO

Após a recente visita do Presidente da República à India segue-se a visita do Primeiro Ministro à China.
2 Países que, como todos sabem, integram o grupo das potências económicas mundiais mas onde as relações laborais são precárias. Talvez por isso o sucesso económico.
Não é necessário ir ao Martim Moniz observar o coração do negócio dos Indianos e dos Chineses para percebermos a importância deles na nossa economia. Basta olharmos em nosso redor, junto dos locais onde residimos ou trabalhamos, para constatarmos quantas lojas existem de Indianos ou de Chineses.
Com tantos empresários que integram as comitivas para contactos exploraratórios, no terreno, sobre as hipóteses de negócio
, não resisto a perguntar: quantas lojas de Portugueses vão ser abertas na India e na China ?

22.1.07

O MISTÉRIO

Estão-se a completar 2 semanas após Manuel Maria Carrilho ter apresentado a sua renúncia como Vereador do PS na Câmara da capital e ainda não foi anunciado, pelo PS-Lisboa, quem será o seu substituto.
Ou está mesmo difícil de convencer o elemento que se segue na lista para aceitar o lugar (visto o cargo não ter pelouro atribuído nem ser remunerado) ou então é para criar suspense nas hostes.

A MÚSICA

Para quem gosta de música, de todos os tempos e de todos os géneros, aqui está o Musicovery. Vá lá, escolha o que quiser -não se esqueça de seleccionar a época- e delicie-se porque é de borla.

21.1.07

OS PAIS

Não há ninguém em Portugal que, nos últimos dias, não tenha seguido atentamente este caso em que o Direito se confrontou com a Moral e a Razão. E que tenha ficado indiferente.
Lei é Lei quando um Juíz quer. Quando não quer, a Lei pode passar a ser outra. Considerarem aquilo sequestro e condenarem o Pai adoptante a 6 anos de prisão efectiva? Francamente...
Há julgamentos, como este, que deveriam ter Jurados. O bom-senso popular aplicaria uma outra pena, totalmente diferente daquela que chocou a opinião pública.
E por certo que também estabeleceria qual o tipo de "indemnização" a dar ao Pai biológico. Já que ele a pediu.
Ao ouvir o Presidente do Sindicato dos Juízes no Jornal da SIC, lembrei-me logo daquele dirigente do PS e da sua célebre frase "quem se mete connosco...leva". Nem mais!
Mais tarde, no Eixo do Mal, todos eles retrataram bem este caso e o porquê da pesada pena. Como rematou a Clara: isto não pode ficar assim.

O SIM

Este Blog pelo SIM no Referendo sobre a IVG tem participantes de peso. Mais outro a ler diáriamente...e só até 12 de Fevereiro.

20.1.07

O FILME

Num amanhecer de Agosto de 1978, o realizador de cinema francês Claude Lelouch montou uma câmara de filmar giroscópica no pára-choques da frente de um Ferrari 275 GTB e com a colaboração de um amigo e Piloto profissional de F1 o carro foi conduzido a um ritmo alucinante "de qualificação" pelas artérias de Paris .
O Filme foi limitado, por razões técnicas, a apenas 10 minutos de duração e o percurso inicia-se na Porte Dauphine, passa pelo Louvre, e acaba na Basílica de Sacre Coeur. Nenhuma rua foi encerrada nem especialmente preparada e Claude Lelouch fez o filme sem autorização.
O Piloto, cujo nome nunca foi revelado, completou o percurso em cerca de 9 minutos, atingindo velocidades de 250 Km/h nalguns pontos do percurso. O filme mostra também algumas passagens de sinais vermelhos, tangentes a peões e condução em contra-mão em artérias de sentido único.
Na sequência da projecção pública do filme a que foi dado o nome C'etait un rendezvous o realizador Claude Lelouch foi preso mas nunca revelou a identidade do condutor e o filme passou à clandestinidade até ter sido editado em DVD há uns anos atrás.
Mais perigoso que Nurburbring, um espanto para quem gosta de Automóveis, uma pérola para os Ferraristas e um achado para os Cinéfilos, este filme tem som, demora quase 9 minutos e basta clicar aqui para vê-lo.

Boa viagem e...apertem o cinto.

O CONSELHO

19.1.07

A DOAÇÃO

Foi notícia em todos os media uma lei que está em vigor há ano e meio mas que poucos sabiam exitir: todos os contribuintes que receberem de presente mais de 500 euros têm que declarar o valor ao fisco, mesmo quando o donativo é feito por um familiar. Quem não prestar contas às Finanças tem que pagar multa.
Entre pais e filhos, avós e netos ou marido e mulher o dinheiro que é oferecido não paga imposto, mas o fisco obriga que esse montante - desde que superior a 500 euros - seja declarado na repartição de finanças.
Se assim não for, e se o fisco descobrir, aplica uma multa que pode ir dos 100 aos 2 mil e 500 euros.
Quando a generosidade envolve irmãos, tios e sobrinhos, amigos ou conhecidos, o fisco exige para além da simples declaração, o pagamento de uma taxa de 10 por cento de imposto.
Claro que já avisei a família e os amigos: só aceito donativos de 499 €uros.

A LEI

18.1.07

A SENTENÇA

Com toda a clareza, Maria José Morgado leu a "sentença" a todos aqueles que, à falta de melhor argumentação, afirmam estúpida e demagógicamente que a despenalização da IVG propiciará um negócio.
Fiquei bastante chocado com o caso que a Carminda nos relata e pergunto-me mesmo quantos casos como aquele não terão já acontecido. É isso que os defensores do "Não" pretendem?
E por falar neles, quantas Lurdes não andarão lá, enganadas, sem saber bem o que defendem e desconhecendo o que as pode esperar no futuro? É mesmo um drama...

A DISTINÇÃO

Conforme se pode ler no sempre actualizado Blog do Belenenses, o jornal diário desportivo Record (que até nem é lá muito do nosso agrado) incluiu 2 pastéis no onze ideal da 1ª volta do campeonato.
Por acaso (ou não) até bate certo com a realidade, pois tanto o Zé Pedro como o Rodrigo Alvim foram os que mais puxaram pela equipa.
Para uma equipa tão modesta (e barata) até é uma grande honra, esta distinção.
Mas, lapso do jornal, esqueceram-se de nomear o treinador para tão magnífica equipa.
Ai, Jesus...

17.1.07

O CONTROLE

Entram hoje em funcionamento os restantes 12 radares de controle de velocidade do Município de Lisboa.
Os primeiros 9 radares instalados, em menos de 1 mês caçaram mais de
70 mil veículos em excesso de velocidade. E menciono veículos em vez condutores porque quem circule, por exemplo, em toda a 2ª circular em excesso de velocidade, é contemplado com 3 multas, uma por cada radar instalado naquela artéria. O mesmo condutor poderá ser brindado com várias multas no mesmo dia e em vários percursos, tantas quantas as fotografias tiradas pelos radares.
Agora, que ainda não há lugar ao pagamento de multas, nota-se já uma certa preocupação por parte da maioria dos condutores na cidade, bem evidente nos actuais tempos de percurso.
Todos fazemos votos para que daqui a uns meses a estatística de sinistros na cidade esteja considerávelmente mais baixa.

A PAIXÃO

O TEMPLO

A viagem presidencial à Índia que agora termina não contemplou, no programa, a visita aos famosos templos jainistas de Kajuharo erigidos entre os séculos X e XI, que têm a particularidade de term sido construídos em formato fálico e de terem esculpidas nas suas paredes as posições do Kama Sutra, livro indiano do amor, para além de outras cenas da vida do império Chandella. Não tem a minúcia do nosso Gótico, mas também é arte.

16.1.07

O RETRATO

Ainda a propósito dos "Grandes Portugueses" liga-me um amigo a dar conta da sua preplexidade por alguns nomes que estão incluídos na listagem final dos 100 mais votados.
Pior que isso, dizia ele, eram os que não estavam e que deviam constar.

"Manipulação, bradava ele. Anunciem-se os votos que cada um obteve e também os dos que foram excluídos."
Bastante indignado com a exclusão do Camilo (estejam descansados porque não se referia ao Oliveira) e de 2 nomes que recentemente mostraram que tinham milhares e milhares de admiradores.
Mencionava ele o Poeta e político Manuel Alegre que angariou mais de um milhão de votos nas presidenciais e do pintor Amadeu Souza-Cardoso que arrastou mais de cem mil visitantes para ver a sua exposição.
Onde estavam os votos dessas pessoas? Em quem terão votado esses admiradores de tão distintos Portugueses? Em João Ferreira Annes de Almeida ou no Padre António Andrade?
É o retrato do País que temos. E algo surrealista - rematou o meu amigo.

A DECISÃO

AS BORBOLETAS

15.1.07

A LISTAGEM

Alguém acredita na veracidade da votação da RTP que alinhou os 100 Grandes Portugueses?
Principalmente na escolha dos
10 finalistas onde, por coincidência, não consta um único "vivo". Pelos vistos, os melhores já cá não estão.
E qual teria sido a pontuação obtida pelos 5 imediatamente a seguir, talvez aqueles em que o Povo Português mais se revê: Mário Soares, Salgueiro Maia, Santo António, Amália e Eusébio? A pontuação deles ficou longe ou perto dos 10 maiores?
E a grande ausência, Camilo Castelo Branco, porque não terá o Povo votado nele para constar entre os 100 melhores?
Mas, por outro lado, votou-se significativamente num
Hélio qualquer coisa que ninguém sabe o que fez por Portugal e em Maria do Carmo Seabra, que poucos recordam que foi governante durante meia-dúzia de meses.
Estes 100 nomes, assim ordenados, são mesmo o retrato do nosso País?
Já agora, e porque não, incluírem o Tony Carreira e a Floribela?

A JUSTIFICAÇÃO

14.1.07

13.1.07

OS EMPATAS

Este jogo com a Lagartagem foi uma tristeza.
Não é que os do meu Belém não se tivessem esforçado para tentar ganhar o jogo.
Mas os craques adversários, coitadinhos, jogam muito pouco para o alarido que se faz na comunicação social.
Por outro lado, as férias natalícias parece que fizeram muito mal aos jogadores. Ainda estou para saber quem é que teve a brilhante ideia de efectuar uma paragem tão prolongada.
Na próxima jornada, toca-nos os Lampiões também no Restelo.
Lá terá que ser.

A JUSTIÇA

A pena aplicada ao Luisão do Benfica poderá estar de acordo com as excepções à aplicação rigorosa da Lei, mas custa compreender a sua justificação.
A condução sob o efeito de álcool deveria sempre ter 2 efeitos imediatos: a inibição de conduzir por um determinado período de tempo e o pagamento de uma coima.
Em meu entender, este Juíz não foi pedagogo. É que uma "figura pública" deve dar o exemplo, e logo por isso a pena deveria ser agravada. Deveria servir de exemplo.
E neste caso até passava de 1,2 gramas....

12.1.07

A QUEDA

Diz o ditado popular que quanto maior é o muro, maior é a queda.
Lembrei-me dele a propósito
das notícias que semana após semana já nos dão conta que o Mourinho se está a preparar para sair do Chelsea. Aquilo já começa a dar problemas.
Está provado que ser treinador-ganhador sem ter um grande e qualitativo plantel não é para todos. É só para quem tem sorte.
Ou se é treinador e se constrói uma equipa com jogadores medianos, como em Leiria; ou se é ganhador com jogadores de alto nível, como no Porto.
Agora começar a dizer que com estes ovos já não se conseguem fazer omoletas e que são precisos mais e melhores ovos, dá logo a entender que o cozinheiro já não tem mãos para a frigideira...

A BROOKE BURKE

11.1.07

A PEREGRINAÇÃO

Fiquei bastante transtornado ao ler isto n'O JUMENTO. É inacreditável.
O cidadão comum não identifica a tal empresa cujo nome tem 4 sílabas e que começa por BEL... mas, quem já seguiu este caso antigo pela comunicação social, não vai TROcar o nome nem ter medo de NInguém por estar a falar deste CAso.
Apelo a quem me está a ler para fazer um depósito (que é anónimo) na tal conta bancária, nem que seja de 5 euros, porque aquele peregrino merece. Depois de tanto caminhar, não pode morrer à porta do santuário.
Se em vez de mandarem rezar missas mandassem investigar este caso é que faziam bem.

A AGENDA

A PRETO E BRANCO

10.1.07

O ANÓNIMO

Quase todos os dias e em quase todos os Blogs, aparecem os célebres comentários anónimos, de quem não assume o que diz, regra geral em tom jocoso e muitas vezes ofensivo.
Descobri, por mero acaso, este escrito da Ana bastante a propósito.
Vale a pena perder uns minutos e ler esta preciosidade que, numa linguagem escorrida e directa ao assunto, trata como deve de ser o comentador anónimo (que a provocou).
Oh Anokas, que não te doam as mãos a escrever assim.

AS MENSAGENS

A TAMI GREEN


9.1.07

A PIRATARIA

Agora, a Polícia Municipal também anda à caça da pirataria.
Atitude louvável e que cala (por uns momentos) aqueles que pensavam que a Polícia Municipal só existe para bloquear carros mal estacionados e garantir a receita necessária para que a Câmara Municipal tenha dinheiro, na hora, para pagar os salários.
Nada disso! Eles também andam cá para, entre outras coisas, defender o consumidor dos piratas.
Não, não me estou a referir aos piratas que continua em plena Baixa lisboeta e a céu aberto, à vista de todos (será de todos ?) a importunar os transeuntes, nacionais e estrangeiros, para impingirem droga, telemóveis, fios de ouro, máquinas fotográficas e os tradicionais óculos de sol.
Os piratas atingidos foram os mesmos do costume, onde a ASAE já tinha actuado. Mas, agora, talvez por motivo diferente.
Sim, porque vender cópias ilegais de DVD e CD a 5 euros....é mesmo um acto de pirataria.
É intolerável um aumento de 100 % no preço em tão pouco espaço de tempo.